Architecture, Colonialism and Labour. The role and legacy of mass labour in the design, planning and construction of Public Works in former African territories under Portuguese colonial rule
A disciplina de arquitetura, ao lidar com Obras Públicas associadas ao colonialismo e à ocupação territorial, continua a centrar-se na análise da constituição das equipas de projeto, dos gabinetes de Obras Públicas coloniais e dos próprios arquitetos e engenheiros. Este foco na “elite projetista” ignora uma contribuição crítica para estas Obras Públicas, nomeadamente a força de trabalho responsável pela concretização destas estruturas. Assim, continuam a faltar questões críticas sobre a força de trabalho envolvida na materialização dos planos arquitetónicos: quem eram esses trabalhadores? De que grupos étnicos provinham? Como surgiam em contingentes que podiam agregar alguns milhares de indivíduos? Como se processava o seu recrutamento? Quais eram as suas expectativas? Como eram pagos? Que formação recebiam? Que repercussões tiveram estas experiências de trabalho (maioritariamente compulsivo)? Que conflitos provocaram nas sociedades coloniais? Como resistiam ao recrutamento? Como colaboravam? Como lidar com este legado?
Em resposta, o projeto ArchLabour irá desenvolver um novo enquadramento teórico para avaliar o trabalho massivo, com o objetivo de dar visibilidade a estes trabalhadores invisíveis, estabelecendo assim uma ligação entre a subalternidade histórica e a desigualdade que ainda assombra as comunidades que herdaram este passado. Através do estudo das diversas experiências coloniais nos países africanos que têm o português como uma das línguas oficiais (Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique), e cobrindo um amplo período que se estende desde a colonização moderna, iniciada após a Conferência de Berlim, passando pelas práticas de exploração do capitalismo industrial, até aos anos imediatamente seguintes à independência africana, o projeto cruzará a história da arquitetura colonial e o tema do Trabalho, com a história da Ciência aplicada à construção e os estudos pós-coloniais em arquitetura.
Informação do Projeto
2024-01-01
2028-12-31
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder