Ciência-IUL    Autores    Helena Carreiras    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Profissionalização 360º
Informação do Projeto
2016-12-21
2017-12-20
Parceiros do Projeto
Estudo sobre a configuração da população que integra os regimes de voluntariado e de contrato das Forças Armadas
Informação do Projeto
2015-11-15
2016-12-31
Parceiros do Projeto
Constituição de base de dados de entrevistas biográficas a ex-combatentes da guerra colonial: fase piloto
Tendo em conta a escassez de estudos sociológicos sobre a guerra colonial portuguesa (1961-1974), designadamente a partir da perspetiva dos militares que a combateram, bem como a urgência na recolha dos testemunhos de uma geração que se aproxima do fim da vida, este projeto propõe-se construir uma base de dados de entrevistas biográficas onde essas experiências sejam preservadas. Pretende-se, numa fase piloto, correspondente ao período identificado (1.9.15- 1.9.16), realizar 10 entrevistas, com a duração de cerca de 2h cada, transcrever e introduzir o texto e vídeo destas entrevistas numa base de dados. As entrevistas incidem sobre o lugar que a guerra ocupou na trajetória de vida dos seus mais diretos participantes e o seu impacto na construção de identidades individuais e coletivas. O guião incluirá as seguintes dimensões de análise: cultura militar, identidade e afiliação institucional, relações familiares e sistemas de suporte social, redes sociais, emoções e quadros de interação; a experiência da violência; corpo e sexualidade; o lugar da religião; o regresso: ajustamento e reintegração, trauma e deficiência. Nesta fase piloto, o projeto disponibilizará uma base de dados onde as narrativas biográficas de ex-combatentes serão arquivadas para futuras utilizações. Numa fase posterior, esta base de dados deverá ser ampliada, disponibilizada numa página da internet, e gerar um documentário a ser disseminado em escolas secundárias.? Para além da preservação das memórias e do aprofundamento do conhecimento que essa preservação poderá gerar, o projeto visa ter impacto no apoio a processos de tomada de decisão e definição de políticas sobre ex-combatentes, incluindo sistemas de apoio sociopsicológico.
Informação do Projeto
2015-11-15
2016-11-14
Parceiros do Projeto
Laboratório de Estudos sobre Militares
Informação do Projeto
2014-01-01
2016-12-29
Parceiros do Projeto
As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria
A queda dos regimes comunistas na URSS e na Europa central e do leste e o final da Guerra-Fria marcaram o início de um período de profundas transformações na ordem internacional. Num contexto de acentuada incerteza e indefinição, muitos países têm vindo a reequacionar orientações estratégicas, a rever políticas de defesa e a reestruturar as organizações militares. Face a uma clara ausência de informação empírica relativa ao caso português, este projecto tem como objectivo uma descrição e compreensão globais das transformações ocorridas no seio das Forças Armadas Portuguesas e na sua relação com a sociedade durante a última década e meia.
Informação do Projeto
2007-09-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
Participação e Deliberação Democráticas: Instituições de Mediação Sociopolítica (partidos e associações), Mudanças Ideológicas e Comportamentos Políticos
Este projecto incidirá nos novos problemas da participação política e social, como o tendencial aumento da abstenção eleitoral, a desafeição política, as novas formas de participação, bem como o alargamento do processo de deliberação democrática. Incidiremos na empírica portuguesa, mas procuraremos contextualizar estas questões no espaço europeu, privilegiando a comparação com Espanha (acordo estabelecido com investigadores do CAES da Universidade Complutense). Vejamos as diferentes linhas de análise. 1. Estudo do tendencial aumento da abstenção eleitoral em Portugal e em outros países europeus. A literatura sobre o assunto aponta como explicações a perda das ancoragens políticas (a identidade esquerda/direita e partidárias), o desinteresse pela política, o individualismo crescente e, por outro lado, a diminuição das clivagens sociais e políticas. Interessa aprofundar estas explicações, nomeadamente o desinteresse pela política, e explorar outras: a globalização e a desintervenção social do Estado que tende a esvaziar o enjeu?da política; a dificuldade dos partidos políticos em transporem os problemas sociais para o campo político; o próprio funcionamento dos partidos, quer a nível interno, quer na relação com os cidadãos e os media. Interessa, ainda, considerar o caso dos jovens e da participação política feminina 2. Análise do envolvimento dos agentes nas associações voluntárias e os seus efeitos democráticos. Hipótese a testar: verificar se os diferentes efeitos do envolvimento associativo (virtudes cívicas, competências participativas, confiança social, integração política), dependem do tipo de associação em causa. 3. Análise da mudança de valores políticos e suas implicações: nos comportamentos políticos dos indivíduos, e, eventualmente, nas orientações partidárias. As novas ameaças à segurança afectaram as atitudes face à participação dos grupos minoritários? Induziram, ainda, novas ligações entre os valores políticos? Qual o impacto da mudança de valores polí...
Informação do Projeto
2005-09-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
Do Fado ao Tango: Emigração e Emigrantes Portugueses na Região Platina
Este projecto visa investigar a estrutura e características da emigração portuguesa para a região Platina (região pampeana e litoral na Argentina, Uruguai e estados do Sul do Brasil). O Desenho do estudo inclui, por um lado, a recolha de informação relativa a fluxos, políticas e redes migratórias, bem como a sistemas legais e institucionais de apoio aos emigrantes. Por outro lado, pretende-se desenvolver uma caracterização sociológica das comunidades existentes em torno de duas dimensões fundamentais: padrões demográficos e socio-profissionais e formas e identidades culturais.A metodologia a adoptar inclui uma componente forte de análise documental (estatísticas, legislação, documentação oficial, arquivos públicos e privados, etc?) complementado com um inquérito às associações de emigrantes e realização de histórias de vida.
Informação do Projeto
2004-09-01
2006-12-31
Parceiros do Projeto
Género, Poder e Instituições Militares: um Estudo Comparativo de Políticas de Participação Feminina
Pesquisa comparativa sobre as políticas que têm sido desenvolvidas nos diversos países da União Europeia relativamente à participação militar feminina.
Informação do Projeto
2000-10-15
2003-01-07
Parceiros do Projeto
Mulheres nas Forças Armadas. Uma Perspectiva Comparada: Portugal e a Europa do Sul
Neste projecto propõe-se uma pesquisa comparada sobre os processos de recrutamento e integração militar feminina em Portugal no confronto com outros países da Europa do Sul, designadamente França, Espanha e Itália.
Informação do Projeto
2000-06-29
2001-11-30
Parceiros do Projeto