Projetos de Investigação
A Universidade Europeia das Cidades do Futuro
A PIONEER é uma aliança de Universidades Europeias dedicada ao ODS 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”, que aborda a necessidade de as cidades se tornarem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. A aliança reúne 10 universidades orientadas para o impacto, incluindo um parceiro suíço associado, e abrange 32 cidades e 16 regiões em toda a Europa. Ao reunir académicos, instituições públicas, organizações privadas e cidadãos no nosso quadro de orquestração, desenvolveremos iniciativas conjuntas de educação baseada em desafios, investigação orientada para o impacto e co-criação de inovação que contribuam para muitas agendas europeias, regionais e urbanas, como o Pacto Ecológico da UE e o pacote “Fit for 55”. Para o efeito, a PIONEER será também um facilitador da aprendizagem inter-institucional e um instrumento de mudança institucional. Alcançaremos esta ambição através da integração estratégica a nível institucional: alinhando gradualmente as nossas estratégias individuais e trajectórias institucionais, construindo uma estratégia de desenvolvimento comum para nos tornarmos instituições verdadeiramente internacionais integradas num quadro federal.Este quadro será inspirado na União Europeia, com um centro estratégico forte que se baseia e apoia a diversidade e a autonomia dos nossos parceiros para construir um ecossistema académico flexível e complementar, trabalhando em conjunto numa estratégia e numa trajetória de desenvolvimento comuns. Empenhados em difundir os valores europeus e em promover a inclusão e a diversidade, o PIONEER Open Campus oferecerá mobilidade sem descontinuidades aos estudantes e oportunidades únicas de desenvolvimento de liderança ao pessoal académico e não académico.  O nosso Centro de Conhecimento permitirá às universidades membros e a mais de 40 parceiros associados de ecossistemas regionais trabalharem em conjunto em questões relacionadas com o ODS 11.
Informação do Projeto
2025-01-01
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Profissionalização 360º
Informação do Projeto
2016-12-21
2017-12-20
Parceiros do Projeto
Estudo sobre a configuração da população que integra os regimes de voluntariado e de contrato das Forças Armadas
Informação do Projeto
2015-11-17
2016-12-31
Parceiros do Projeto
Constituição de base de dados de entrevistas biográficas a ex-combatentes da guerra colonial: fase piloto
Tendo em conta a escassez de estudos sociológicos sobre a guerra colonial portuguesa (1961-1974), designadamente a partir da perspetiva dos militares que a combateram, bem como a urgência na recolha dos testemunhos de uma geração que se aproxima do fim da vida, este projeto propõe-se construir uma base de dados de entrevistas biográficas onde essas experiências sejam preservadas. Pretende-se, numa fase piloto, correspondente ao período identificado (1.9.15- 1.9.16), realizar 10 entrevistas, com a duração de cerca de 2h cada, transcrever e introduzir o texto e vídeo destas entrevistas numa base de dados. As entrevistas incidem sobre o lugar que a guerra ocupou na trajetória de vida dos seus mais diretos participantes e o seu impacto na construção de identidades individuais e coletivas. O guião incluirá as seguintes dimensões de análise: cultura militar, identidade e afiliação institucional, relações familiares e sistemas de suporte social, redes sociais, emoções e quadros de interação; a experiência da violência; corpo e sexualidade; o lugar da religião; o regresso: ajustamento e reintegração, trauma e deficiência. Nesta fase piloto, o projeto disponibilizará uma base de dados onde as narrativas biográficas de ex-combatentes serão arquivadas para futuras utilizações. Numa fase posterior, esta base de dados deverá ser ampliada, disponibilizada numa página da internet, e gerar um documentário a ser disseminado em escolas secundárias.? Para além da preservação das memórias e do aprofundamento do conhecimento que essa preservação poderá gerar, o projeto visa ter impacto no apoio a processos de tomada de decisão e definição de políticas sobre ex-combatentes, incluindo sistemas de apoio sociopsicológico.
Informação do Projeto
2015-11-15
2016-11-14
Parceiros do Projeto
Laboratório de Estudos sobre Militares
Informação do Projeto
2014-01-01
2016-12-29
Parceiros do Projeto
As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria
A queda dos regimes comunistas na URSS e na Europa central e do leste e o final da Guerra-Fria marcaram o início de um período de profundas transformações na ordem internacional. Num contexto de acentuada incerteza e indefinição, muitos países têm vindo a reequacionar orientações estratégicas, a rever políticas de defesa e a reestruturar as organizações militares. Face a uma clara ausência de informação empírica relativa ao caso português, este projecto tem como objectivo uma descrição e compreensão globais das transformações ocorridas no seio das Forças Armadas Portuguesas e na sua relação com a sociedade durante a última década e meia.
Informação do Projeto
2007-09-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
Participação e Deliberação Democráticas: Instituições de Mediação Sociopolítica (partidos e associações), Mudanças Ideológicas e Comportamentos Políticos
Este projecto incidirá nos novos problemas da participação política e social, como o tendencial aumento da abstenção eleitoral, a desafeição política, as novas formas de participação, bem como o alargamento do processo de deliberação democrática. Incidiremos na empírica portuguesa, mas procuraremos contextualizar estas questões no espaço europeu, privilegiando a comparação com Espanha (acordo estabelecido com investigadores do CAES da Universidade Complutense). Vejamos as diferentes linhas de análise. 1. Estudo do tendencial aumento da abstenção eleitoral em Portugal e em outros países europeus. A literatura sobre o assunto aponta como explicações a perda das ancoragens políticas (a identidade esquerda/direita e partidárias), o desinteresse pela política, o individualismo crescente e, por outro lado, a diminuição das clivagens sociais e políticas. Interessa aprofundar estas explicações, nomeadamente o desinteresse pela política, e explorar outras: a globalização e a desintervenção social do Estado que tende a esvaziar o enjeu?da política; a dificuldade dos partidos políticos em transporem os problemas sociais para o campo político; o próprio funcionamento dos partidos, quer a nível interno, quer na relação com os cidadãos e os media. Interessa, ainda, considerar o caso dos jovens e da participação política feminina 2. Análise do envolvimento dos agentes nas associações voluntárias e os seus efeitos democráticos. Hipótese a testar: verificar se os diferentes efeitos do envolvimento associativo (virtudes cívicas, competências participativas, confiança social, integração política), dependem do tipo de associação em causa. 3. Análise da mudança de valores políticos e suas implicações: nos comportamentos políticos dos indivíduos, e, eventualmente, nas orientações partidárias. As novas ameaças à segurança afectaram as atitudes face à participação dos grupos minoritários? Induziram, ainda, novas ligações entre os valores políticos? Qual o impacto da mudança de valores polí...
Informação do Projeto
2005-09-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
Do Fado ao Tango: Emigração e Emigrantes Portugueses na Região Platina
Este projecto visa investigar a estrutura e características da emigração portuguesa para a região Platina (região pampeana e litoral na Argentina, Uruguai e estados do Sul do Brasil). O Desenho do estudo inclui, por um lado, a recolha de informação relativa a fluxos, políticas e redes migratórias, bem como a sistemas legais e institucionais de apoio aos emigrantes. Por outro lado, pretende-se desenvolver uma caracterização sociológica das comunidades existentes em torno de duas dimensões fundamentais: padrões demográficos e socio-profissionais e formas e identidades culturais.A metodologia a adoptar inclui uma componente forte de análise documental (estatísticas, legislação, documentação oficial, arquivos públicos e privados, etc?) complementado com um inquérito às associações de emigrantes e realização de histórias de vida.
Informação do Projeto
2004-09-01
2006-12-31
Parceiros do Projeto
Género, Poder e Instituições Militares: um Estudo Comparativo de Políticas de Participação Feminina
Pesquisa comparativa sobre as políticas que têm sido desenvolvidas nos diversos países da União Europeia relativamente à participação militar feminina.
Informação do Projeto
2000-10-15
2003-01-07
Parceiros do Projeto
Mulheres nas Forças Armadas. Uma Perspectiva Comparada: Portugal e a Europa do Sul
Neste projecto propõe-se uma pesquisa comparada sobre os processos de recrutamento e integração militar feminina em Portugal no confronto com outros países da Europa do Sul, designadamente França, Espanha e Itália.
Informação do Projeto
2000-06-29
2001-11-30
Parceiros do Projeto