Hugo Casanova, nascido em 1996, terminou em 2019 o Mestrado Integrado em Arquitectura no ISCTE-IUL. O trabalho de projecto final de arquitectura, avaliado em 20 valores na sua componente teórica, consistia numa investigação e projecto intitulado “Mosteiro de Santa Maria do Mar: Processo (em) Aberto”, com orientação da Professora Doutora Paula André e tutoria na vertente prática do Arquitecto Pedro Mendes.
Realizou intercâmbio Erasmus na cidade de Manchester, onde começou a investigação sobre a arquitectura moderna.
Colabora há vários anos nas Jornadas e Itinerários de Arquitectura Religiosa do “Átrio”, grupo informal de estudo e debate da arquitectura religiosa. Organizou a exposição “Lugares de Encontro”, apresentada em 2018, com os trabalhos da unidade curricular de Arquitectura Religiosa Contemporânea, que frequentou com o Arquitecto Bernardo Miranda.
Empenhou-se no desenho de alguns objectos sacros e tem realizado fotografia de arquitectura, nomeadamente para as publicações: “Igreja de Paço de Arcos, 50 Anos de Arquitectura Moderna” (João Alves da Cunha), o “Dominicanos Arte e Arquitectura Portuguesa, Diálogos com a Modernidade” (João Alves da Cunha e João Luís Marques) e “Revista Património” n.º 6 (João Luís Marques), com a igreja de Runa.