A informação contida neste perfil público poderá estar desactualizada.

Inês Sofia Domingues Baptista
Projetos de Investigação
Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
O objectivo central da pesquisa é o de apreender, através doconhecimento aprofundado das escolas (sua organização e funcionamento, clima organizacional, práticas e representações dos docentes), as especificidades escolares que contribuem para a diferenciação de resultados entre escolas, tendo como ponto de partida alunos com um perfil social semelhante. A pesquisa articulará, de forma complementar, uma componente extensiva-quantitativa e outra intensiva-qualitativa (estudo de caso múltiplo).
Informação do Projeto
2012-03-15
2014-03-14
Parceiros do Projeto
Avaliação de descentralização de competências de educação para os municípios
objectivos do estudo a avaliação:• Da implementação global das competências descentralizadas para os municípios;• Das principais dificuldades encontradas;• Dos principais benefícios;• Dos recursos humanos/físicos envolvidos;• Das eventuais reestruturações ocorridas no seio dos municípios.
Informação do Projeto
2011-06-20
2012-09-19
Parceiros do Projeto
Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária
Com o presente projecto, propomos contribuir para a avaliação externa do programa nacional Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de Segunda Geração (TEIP 2), realizando estudos de caso em sete territórios educativos de intervenção prioritária, como forma de avaliar o(s) modo(s) como esta medida tem sido apropriada em distintos contextos sociais e, sobretudo, que efeitos objectivos tem produzido a nível local, tanto nas organizações escolares abrangidas pelo programa como na aprendizagem e desenvolvimento dos respectivos alunos.   Assim sendo, o objectivo central do estudo é fornecer à DGIDC a compreensão dos impactos dos projectos TEIP 2, tanto ao nível das estruturas e dinâmicas das organizações escolares, como ao nível dos percursos e aprendizagens dos seus alunos.Em termos mais específicos, o estudo pretende aferir: (i) o “valor acrescentado” do programa nas escolas; (ii) os factores críticos de sucesso que estiveram na base das mudanças observáveis; (iii) os processos organizacionais e pedagógicos que as escolas têm colocado em acção, no âmbito dos projectos TEIP 2; (iv) as percepções dos diversos actores locais envolvidos nos projectos; e (v) os impactos na equidade e igualdade de oportunidades educativas.
Informação do Projeto
2010-11-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
Estudo exploratório qualitativo sobre os jovens trabalhadores inseridos em trabalhos pouco qualificados
Através deste projecto de investigação de natureza qualitativa procurar-se-á aprofundar o conhecimento acerca da integração da corte populacional entre os 18 e os 34 anos em enquadramentos laborais pouco qualificados e de baixa remuneração. As circunstâncias específicas desta integração laboral deverão ser investigadas em articulação com as dimensões de habilitação escolar, qualificação profissional, regime laboral e características do agregado familiar em quatro concelhos do País de características diferenciadas: Lisboa, Porto, Setúbal e Guimarães.
Informação do Projeto
2010-03-15
2010-10-15
Parceiros do Projeto