Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
Descrição

O objectivo central da pesquisa é o de apreender, através do
conhecimento aprofundado das escolas (sua organização e funcionamento, clima organizacional, práticas e representações dos docentes), as especificidades escolares que contribuem para a diferenciação de resultados entre escolas, tendo como ponto de partida alunos com um perfil social semelhante. A pesquisa articulará, de forma complementar, uma componente extensiva-quantitativa e outra intensiva-qualitativa (estudo de caso múltiplo).

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação Líder 2012-03-15 2014-03-14
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Inês Sofia Domingues Baptista CIES-IUL Bolseira 2012-04-01 2014-03-14
Leonor Duarte Castro CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Bolseira 2012-04-01 2014-03-14
Patrícia Ávila CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Investigadora 2012-03-15 2014-03-14
Teresa Seabra CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Coordenadora Global 2012-03-15 2014-03-14
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PTDC/CS-SOC/119797/2010 Contrato Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Concurso 2010 Portugal 73678 73678 2012-03-15 2014-03-14
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2014 Capítulo de livro Seabra, T., Vieira, M.M., Castro, L. D. & Baptista, I. (2014). A diferença que a escola pode fazer: estudos de caso em escolas do ensino básico da AML. In Melo, Benedita P. e outros (Ed.), Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. (pp. 947-974).: Universidade do Porto, Faculdade de Letras.
2014 Relatório anual de projecto nacional Seabra, T., Vieira, M.;M., Ávila, P., Castro, L. D., Baptista, I. & Mateus, S. (2014). Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica [Schools that do better: the school success of children of immigrants in elementary school].
2014 Relatório final de projecto nacional Seabra, T., Vieira, M.M., Ávila, P., L. Castro, Baptista, I. & Mateus, S. (2014). Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica [Schools that do better: the school success of children of immigrants in elementary school].
2013 Capítulo de livro Seabra, T., Ávila, P. & Castro, L. D. (2013). Imigração e condições sociais no desempenho escolar: resultados das provas de aferição em alunos da AML. In Luisa Veloso e Pedro Abrantes (Ed.), Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. (pp. 207-229). Lisboa: Mundos Sociais.
2013 Comunicação em evento científico Seabra, T., Ávila, P., Baptista, Inês & L. Castro (2013). Escolas, População escolar e resultados: Provas de Aferição em alunos da AML. Seminário Internacional de Investigação em Educação.
Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
2012-03-15
2014-03-14