Notícia
-
Imprensa Regional
A perceção do que acontece como justo tem sido operacionalizada no âmbito da Teoria da Crença no Mundo Justo (CMJ). Esta teoria tem sido estudada pela investigadora Isabel Correia, do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte).
Análise
-
Observador
Violação. Assalto. Burla. Violência doméstica. A culpabilização das vítimas é difícil de entender. Mas, segundo a ciência, é alimentada pelo preconceito, medo e pela ilusão de que o mundo é justo.
Notícia
-
Público
pesar de existirem já vários estudos sobre o impacto da actividade de cuidador informal sobre quem a desempenha, este é o primeiro trabalho que se centra nos factores psicossociais associados à prestação destes cuidados, salienta a investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) Ângela Romão, responsável pelo estudo, a par com Isabel Correia. “Apesar de o cuidado informal não ser visto como um trabalho formal, o que fizemos foi tratá-lo como tal, aplicando uma medida internacional que é usada para avaliar os riscos nos locais de trabalho, recorrendo a algumas adaptações. Quisemos perceber como é que as características do próprio trabalho impactam a saúde dos cuidadores informais”, explica a psicóloga social.
English