| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Inteligência Artificial Simbólica para Ciência de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Experiência do Utilizador e Visualização de Informação | Mestrado em Engenharia Informática; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Não |
| 2025/2026 | 1º | Conhecimento e Raciocínio em Inteligência Artificial | Mestrado em Inteligência Artificial; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Inteligência Artificial Simbólica para Ciência de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (PL); Licenciatura em Ciência de Dados; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | -- | Não |
| 2024/2025 | 1º | Experiência do Utilizador e Visualização de Informação | Mestrado em Engenharia Informática; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Conhecimento e Raciocínio em Inteligência Artificial | Mestrado em Inteligência Artificial; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Futuro das Cidades - Desafios Interdisciplinares | Seminário de Especialização em Futuro das Cidades - Desafios Interdisciplinares; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Inteligência Artificial Simbólica para Ciência de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (PL); Licenciatura em Ciência de Dados; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | -- | Não |
| 2023/2024 | 1º | Experiência do Utilizador e Visualização de Informação | Mestrado em Engenharia Informática; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | -- | Não |
| 2022/2023 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Inteligência Artificial Simbólica para Ciência de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (PL); Licenciatura em Ciência de Dados; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | -- | Não |
| 2022/2023 | 1º | Experiência do Utilizador e Visualização de Informação | Mestrado em Engenharia Informática; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | -- | Não |
| 2021/2022 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Inteligência Artificial Simbólica para Ciência de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (PL); Licenciatura em Ciência de Dados; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Dissertação em Engenharia de Telecomunicações e Informática | Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Experiência do Utilizador e Visualização de Informação | Mestrado em Engenharia Informática; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Experiência do Utilizador e Visualização de Informação | Mestrado em Engenharia Informática; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dissertação em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Dissertação em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2018/2019 | 1º | Dissertação em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2017/2018 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2017/2018 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2017/2018 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia Informática; Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2016/2017 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2016/2017 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2015/2016 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2015/2016 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2015/2016 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2015/2016 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2014/2015 | 1º | Inteligência Artificial | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL); Licenciatura em Engenharia Informática (PL); Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática; | Não |
| 2014/2015 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2013/2014 | 2º | Aplicações Interactivas | -- | Sim |
| 2013/2014 | 2º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
| 2013/2014 | 1º | Introdução à Investigação em Engenharia | -- | Sim |
| 2013/2014 | 1º | Engenharia de Software I | -- | Sim |
| 2013/2014 | 1º | Dissertação em Engenharia Informática | -- | Sim |
Investigadora Integrada
Instituto de Telecomunicações - IUL
(ISTA)
[Grupo de Tecnologia da Informação]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (7)
Em curso (6)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Telma Xavier | O Impacto Multidimensional da Programação no 1º Ciclo/Ensino Fundamental I em Contextos Educacionais de Portugal e do Brasil | Inglês | Em curso | Iscte | 2023 |
| Ni Pingbo | Key Elements Analysis: Digital Transformation Strategy Implementation for Application Software Development Companies | Inglês | Em curso | Iscte | 2024 |
| Raul Miguel do Vale Martins | Development of an artificial intelligence adoption framework at individual level | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Arlindo Bernardo Paulo Nhabomba | Framework para Arquitetura de Sistemas de Informação | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Muhammad Hashim Hameed | Explainable AI in Social Media Spam Detection for Heterogeneous Cross-Platform Data | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Telma Maria da Silva Xavier | O Impacto Multidimensional do Ensino de Programação e Inteligência Artificial nas Primeiras Etapas da Educação Básica Obrigatória em Contextos Educacionais Públicos de Portugal e Brasil | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Rao Yong | The Impact of Digital Technology on Business Operational Performance: A study on Chinese SMEs | Inglês | Iscte | 2019 | 2023 |
Dissertações de Mestrado (36)
Em curso (17)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Ricardo Nuno Silva Paulo | Construir e Cultivar um Ecossistema para a Resiliência e o Bem-Estar de Crianças Não Acompanhadas. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Márcio José Santos Menezes | Cartilha Maternal João de Deus Digital | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Nuno Manuel Tavares Rodrigues | Machine Learning para suporte ao diagnóstico da apneia do sono em crianças | Inglês | Em curso | Iscte | 2025 |
| Francisco Correia Santos Rodrigues | Tabuleiro sem Fronteiras | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Adelaide Abibata Djaló | Agente Inteligente para fornecer terapias personalizadas a pessoas com demência | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Guilherme Afonso Pimenta e Osório de Valdoleiros | Inteligência Artificial como Sistema de Conformidade para Regulamentos Automóveis e de Automobilismo | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Rodrigo Francisco Félix Barata | Desenvolvimento de uma Plataforma Digital com Inteligência Artificial para Apoiar Educadores na Implementação da Aprendizagem Baseada em Desafios | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Miguel Rocha Simões Cordeiro | Schoopedia | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Ruben Alexandre Dias Miguel Oliveira | Agente inteligente para proporcionar atividades personalizadas e terapêuticas a pessoas com demência | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Gabriel Pascoalinho Oliveira Esgueira | Desenvolvimento e Avaliação de uma plataforma de Integração Tecnológica para o 2º Ciclo: Capacitação de Professores e Alunos nos Laboratórios de Educação Digital | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Flávio Miguel Freire Martins | A Batalha de Aljubarrota explicada através de jogo digital | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Filipa Rodrigues da Fonseca e Silva | Jogo sério sobre a inclusão de crianças imigrantes nas escolas portuguesas | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Madalena Maia Rebelo Teixeira Jorge | AI para Cuidadores Informais de Pessoas Diagnosticadas com Demência: Dilemas Éticos. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Inês Mendonça Consolado | Desenvolvimento de um tutor inteligente para o ensino básico | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Bernardo Ferreira Grilo | Jogos digitais como ferramenta para desenvolvimento de tolerância ao stress | Em curso | Iscte | 2024 | |
| André Diogo dos Santos Antunes de Jesus Henriques | Desenvolvimento de uma solução genérica para um menu de promoções numa app mobile | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Marcos Viana Duchinski | Plataforma de Curadoria Digital Assistida por IA para Pequenos Museus | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (19)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Miguel Santos Nunes Nobre Ferreira | Jogo sério sobre abusos sexuais na adolescência | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Rodolfo Aires Alves Farinha | Uma plataforma digital gamificada para a criação colaborativa de conhecimento: Schoolpedia | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Quaresma Gomes Costa | Um jogo sério para aumentar o conhecimento das crianças sobre o papel vital dos tubarões nos ecossistemas marinhos | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Lucas da Silveira Machado | Mundo Pet - Gestor de Animais de Companhia/Domésticos | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Sandrina Cristele Pereira Vieira | Estudo sobre a Experiência do Utilizador para Crianças | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Alberto Fernandes de Carvalho | Ferramenta de Realidade Virtual para Treino numa Substação para Trabalhadores da Indústria | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Cynthia Anastacya Mendes Borges | Desenvolvimento de jogos digitais para o ensino da língua inglesa | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Marta Timóteo Pereira | Plataforma de Aprendizagem e Avaliação de Competências na Educação Pré-Escolar | Português | Iscte | 2018 | 2020 |
| Tatiana Daniela Preto Afonso | MemPlus: Aplicação web para doentes de Alzheimer | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Luís Miguel Rodrigues Figueiredo | Compreender e Melhorar Cooperação e Filosofias Morais através de um Jogo Sério | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Ruben Miguel Malveiro Garcia | Jogo Didático para Aprendizagem de Literacia Financeira | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| João Manuel Andrade Mateus | Guia de Boas Práticas e Protótipo para Desenvolvimento Educacional de Crianças com Idade Escolar | Português | Iscte | 2013 | 2017 |
| Rúdi Telo Luís | Jogo didático 3D para transitar com segurança nas levadas da Madeira | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Diogo de Almeida Sequeira | LumiApp - uma aplicação mobile para guiar e ensinar | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Aníbal Manuel Faleiro Caixinha | MEN+: An Application for Alzheimer Illness | Inglês | Iscte | 2012 | 2013 |
| Ricardo Jorge Vieira Ribeiro | Intelligent Tutoring System for Mathematics | Inglês | Iscte | 2012 | 2013 |
| Rui Filipe Oliveira Cardoso | MuseUnum um Guia de Museus para Diapositivos IOS | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Paulo Alexandre Pinto Albuquerque | Sistema de Recomendação Colaborativo de Restaurantes com Dispositivos Móveis | Português | Iscte | 2011 | 2012 |
| David Diogo Ralo | Iscte | 2010 | 2011 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Diogo Manuel Coelho Morais dos Santos | Avaliação do impacto da gamificação nas lojas de um servidor de jogos: A comparação entre a realidade portuguesa e norte-americana | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
English