João Leão é atualmente vice-reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem regulação económica e concorrência, política macroeconômica e finanças públicas.
João Leão é Doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), na área de concorrência e regulação, e é mestre e licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics.
Foi Ministro de Estado das Finanças de Portugal entre 2020 e 2022. Foi Secretário de Estado do Orçamento de 2015 a 2020.
De 2010 a 2014 foi diretor-geral do Gabinete de Estudos Económicos do Ministério da Economia. Antes disso, foi professor de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e na Nova School of Business and Economics.
Foi Governador do Mecanismo Europeu de Estabilidade, do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, do Banco Europeu de Investimento, do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Asiático de Desenvolvimento, do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e o do Banco Mundial, no âmbito das suas funções de Ministro das Finanças.
Foi ainda Presidente do Conselho ECOFIN no primeiro semestre de 2021, durante a Presidência portuguesa do Conselho Europeu, e Presidente do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento de 2021 a 2022