EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo sobre pós-folclorismo no Portugal do século XXI
No século XXI, a música folclórica portuguesa (MFP) revela uma renovada capacidade de resignificação, dinamismo e uma funcionalidade social, política e económica, tanto em contextos face-a-face, como nos media, mercados globais da Word Music e Web, que requer uma abordagem atual e sistemática. Este projeto estuda as práticas de MFP no século XXI, à luz dos debates atuais sobre os processos de participação na vida social local e no papel de pequenos grupos que fazem da música uma bandeira, em tempos de crise (Turino 2008), o movimento musical gerado em torno de valores ecológicos (Pestana 2014; 2017); a cultura como um ecossistema (Titon 2009 a; Moreno 2015); a transformação da cultura em destino turístico (Kirshenblatt-Gimblett 1998); os conflitos entre criatividade e comércio/Audiências, autenticidade e versões de mundo, no contexto dos festivais de música e das indústrias da música.
Uma equipa de investigadores de diferentes centros de investigação e áreas disciplinares desenvolve uma abordagem interdisciplinar e articula metodologias de trabalho de campo com práticas de investigação colaborativa (observação participante, entrevistas, promoção da dialogia com músicos e público em geral). São outputs do projecto:
Ciência com/para a sociedade: um website disponibilizando em open access (salvaguardando direitos de autor) fotografias, gravações sonoras, vídeos e podcasts, recolhidos pelos investigadores e enviados pelo público em geral através de um software criado para o projeto; metadados sobre os participantes; um mapa interativo multidimensional das práticas de MTP, com versão simplificada em inglês; um laboratório digital de interação de investigadores, músicos e público.
Impacto na comunidade académica: (1) Produção de conhecimento sobre (a) o impacto social (integração, participação e criatividade) e económico dos processos de patrimonialização e das políticas locais e nacionais no âmbito da salvaguarda/revitalização de MTP e do turismo cultural; (b) o pape...
Informação do Projeto
2018-08-15
2022-08-14
Parceiros do Projeto
IST: um século de existência - cultura, técnica e sociedade
A comemoração do 1º centenário do IST (1911-2011) serve de enquadramento a três temas multidisciplinares desenvolvidos por antropólogos e historiadores. 1) O IST como "lugar técnico" analisa relações entre o espaço e a produção de conhecimento que nele se empreende. Implica reunir uma colecção de artefactos técnicos e a elaboração de uma proposta preliminar para um "museu IST". Colecção e proposta destinam-se a tematizar aspectos da relação entre C&T e sociedade. Recorre-se a observação participante e a entrevistas a realizar nos dois campus da instituição. 2) A engenharia "made in IST" disseminada pelo território. Seleccionam-se situações para equacionar as relações entre universidade, indústria e sociedade. Utiliza-se a história oral, a pesquisa de imprensa e análise documental. Alunos, professores e engenheiros do IST: formação, imagem e autoridade. Dá-se especial atenção às sociabilidades, às representações, à gestualidade e à feminização como fenómenos de incorporação cultural num grupo profissional - por meio de análise e crítica documental, história oral, questionário e análise iconográfica.
Informação do Projeto
2008-07-01
2011-09-30
Parceiros do Projeto
- CRIA-Iscte
- CEHC-IUL
- IST-ID - (Portugal)