Notícia
-
Mundo Português
O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa recebeu a certificação após uma auditoria feita pela SGS, empresa líder mundial em inspeções de higiene e segurança.
Artigo
-
Público
Iscte abre um novo centro de investigação novo centro de investigação do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) abre as portas na próxima segunda-feira de manhã (20 de Novembro), com o objectivo de Iscte abre um novo centro de investigação, com o objectivo de fortalecer a união entre as ciências sociais e humanas com as ciências exactas e as engenharias. Na cerimónia de abertura, serão apresentados vários projectos, incluindo um que procura combater o discurso de ódio online, combinando para tal as ciências sociais e as ciências computacionais.
Opinião
-
Expresso
É necessário reforçar o Orçamento do Estado de I&D que, em 2023, correspondeu a 0,73% do PIB, mas onde os fundos nacionais representavam apenas 0,33%. Isto significa que mais de metade do OE de I&D está baseado em fundos europeus e, assim, sujeito as regras, orientações e eventuais cortes de Bruxelas – e não a estratégias nacionais de I&D
Artigo
-
Jornal de Notícias
Livro coordenado pela reitora do ISCTE avisa que “sistema científico português está estagnado desde 2011”.
Artigo
-
Jornal Económico
Livro coordenado por Maria de Lurdes Rodrigues e Jorge Costa, reitora e vice-reitor do Iscte, denuncia regressão do investimento público na ciência e lança: "É necessário definir objetivos e metas que apontem um caminho e uma ambição para a ciência produzida em Portugal". O Futuro da Ciência e da Universidade chega às livrarias esta quinta-feira.
Opinião
-
Expresso
Sobre o projeto de investigação em desenvolvimento no Iscte.
[Leitura em www.iscte-iul.pt/conteudos/50-anos-iscte/2297/50-anos-no-expresso]
Notícia
-
Sapo
Fomos conhecer o ISCTE Conhecimento e Inovação e saber mais sobre os planos para este novo espaço, que é também o veículo que faltava para pôr em marcha uma estratégia de trabalho mais integrada entre investigadores e promover uma ligação mais forte à comunidade e às empresas.
Entrevista
-
Iscte
O Iscte é um Instituto que tem 50 anos de existência, tem características muito próprias e começou com cursos que não havia noutras Universidades, como é o caso da Gestão. Tem cerca de 11 mil alunos, cerca de 20% são estrangeiros, não é uma .
Notícia
-
Sapo
Portugal prepara-se para lançar, já no início de 2025, novos projetos na área da saúde digital, destacando o Portal Tempos e a Plataforma Nacional de Partilha de Informação, centrados na interoperabilidade e modernização do SNS.A interoperabilidade dos dados em saúde foi um dos principais temas abordados pelos intervenientes, nomeadamente a importância de utilizar os dados de forma ética e transparente. “A interoperabilidade desses dados para os atos médicos é essencial, mas devemos garantir que essa interoperabilidade não põe em risco a privacidade dos seus utilizadores”, começou por alertar Jorge Costa, vice-reitor do Iscte.
Notícia
-
Executive Digest
O Iscte terá novos cursos de mestrado e pós-graduação orientados para a transformação digital em 2025. Os currículos estarão atualizados com as mais recentes tendências tecnológicas globais e as competências exigidas pelo mercado de trabalho.
Entre as novidades destacam-se o mestrado de Transformação Digital no Ensino e na Aprendizagem, e as pós-graduações em Inovação de Produtos Digitais e em Cibersegurança e Resiliência. No próximo ano letivo estarão também disponíveis o mestrado em Inteligência Artificial e o mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde, lançados em 2024.
A instituição reforça o compromisso de gerar impacto direto na sociedade, nas empresas e nas instituições. "A transformação digital é hoje um imperativo estratégico para as empresas e instituições, as quais dependem cada vez mais de profissionais com competências atualizadas em tecnologias digitais que sejam capazes de implementar mudanças que assegurem a eficiência, competitividade e inovação", afirmou o vice-reitor do Iscte, Jorge Costa.
Notícia
-
Human Resources | HR Portugal
O Iscte tem novos cursos de mestrado e pós-graduação orientados para a transformação digital em 2025. Os currículos estarão atualizados com as mais recentes tendências tecnológicas globais e as competências exigidas pelo mercado de trabalho.
Entrevista
-
TSF
Digitalização 3D de arquivos históricos
1 milhão e 700 mil euros para guardar a história em 3D. O ISCTE criou um laboratório de digitalização e visualização avançada. As máquinas de grande capacidade começam a trabalhar no arquivo do Instituto da Mobilidade e Transportes.
Comentários de Jorge Costa, vice-reitor do Iscte
Notícia
-
Expresso
Digitalização e visualização imersiva de arquivos no Iscte
DAViD Lab é um projecto do instituto, que vai assinar hoje um protocolo para digitalizar acervo histórico ferroviário do IMT.
Notícia
-
Notícias ao Minuto Online
O Iscte anunciou este domingo que vai criar o primeiro laboratório de digitalização e visualização avançada do país, com capacidade para registar e tratar arquivos como os do Instituto da Mobilidade e Transportes e do Ministério da Defesa Nacional.
Notícia
-
RTP
O Iscte anunciou hoje que vai criar o primeiro laboratório de digitalização e visualização avançada do país, com capacidade para registar e tratar arquivos como os do Instituto da Mobilidade e Transportes e do Ministério da Defesa Nacional.
Notícia
-
RTP
Arquivos históricos. Iscte cria laboratório de visualização imersiva e 3D
O laboratório vai dispor de grandes equipamentos com capacidade para registar e tratar os arquivos históricos. À Antena 1, o vice-reitor, Jorge Costa, explica que o projeto pretende criar um tipo de consulta diferente.
Entrevista
-
RTP
O Iscte está a criar um laboratório tecnológico para dar a conhecer a história de várias instituições portuguesas. “David Lab” é o nome do próprio laboratório, que apresenta documentos e objetos que não são mostrados ao público desde o século XIX.Comentários de Jorge Costa, vice-reitor Iscte | João Jesus Caetano, presidente IMT
Notícia
-
Correio da Manhã
Este selo só é concedido a organizações que cumprem princípios de transparência nos concursos, igualdade de género, valorização das carreiras e condições de progressão baseadas no mérito, entre outros princípios da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta de Recrutamento de Investigadores.
Notícia
-
Observador
O Iscte conquistou o selo da Comissão Europeia para boas práticas de recrutamento e de gestão de recursos humanos na investigação em ciência, sendo a 11.ª entidade portuguesa com a certificação “HR Excellence in Research” e a primeira universidade nacional
Notícia
-
Lusa
O Iscte conquistou o selo da Comissão Europeia para boas práticas de recrutamento e de gestão de recursos humanos na investigação em ciência, sendo a 11.ª entidade portuguesa com a certificação "Excellence in Reserch" e a primeira universidade nacional.
Notícia
-
website
Sete Unidades de Investigação do Iscte foram distinguidas com a classificação de Excelente nos resultados provisórios da avaliação das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) 2023/2024, divulgados hoje pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Agenda
-
website
ULisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Atrativas, Fortalecer Instituições
Participação de Jorge Costa
Notícia
-
Eco
O ISCTE está a instalar o maior banco de testes de fibra ótica na linha Amarela do Metro de Lisboa, projeto que ronda os 2,3 milhões de euros, disse à Lusa o vice-reitor Jorge Costa.“Apesar do ISCTE não ser mundialmente conhecido” nas áreas de engenharia, “temos uma equipa de docentes muito ativa na área da fibra ótica”, salientou Jorge Costa, adiantando que este projeto decorre depois de a instituição ter ganhado um doutoramento europeu na área das comunicações óticas, “em particular nesta nova geração de fibras”.
Notícia
-
Construir
A Linha Amarela do Metro de Lisboa servirá de test bed para o cabo fibra óptica multi-núcleo. Com um investimento de 2,3 milhões de euros, este projecto posiciona Portugal e a Europa na vanguarda da corrida tecnológica global. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo vice-reitor do Iscte para a Investigação e Modernização Tecnológica, Jorge Costa.
Notícia
-
Executive Digest
Fibras são concebidas e fabricadas pelo parceiro industrial do projeto, o grupo alemão Heraeus Covantics, líder global em produtos de quartzo de alta pureza para a produção de fibra ótica Em setembro o Iscte começou a instalar o maior banco de testes de fibra ótica multi-núcleo do mundo na Linha Amarela do Metro de Lisboa. Pela primeira vez, será possível analisar o desempenho da transmissão de dados através desta nova geração de fibra em condições reais, replicadas pelo ambiente adverso de uma linha de metro. As fibras são concebidas e fabricadas pelo parceiro industrial do projeto, o grupo alemão Heraeus Covantics, líder global em produtos de quartzo de alta pureza para a produção de fibra ótica.
Notícia
-
Jornal Económico
Alemães e italianos em parceria com Iscte vão testar fibra ótica multinúcleo no Metro de Lisboa. Iniciativa posiciona Europa na corrida global com EUA e Japão pela certificação da tecnologia.
Notícia
-
Lusa
O Iscte está a instalar o maior banco de testes de fibra ótica na linha Amarela do Metro de Lisboa, projeto que ronda os 2,3 milhões de euros, disse hoje à Lusa o vice-reitor Jorge Costa
Notícia
-
Diário de Notícias
A reitora do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), Maria de Lurdes Rodrigues, e o vice-reitor, Jorge Costa, propõem o lançamento de um programa nacional de recuperação e melhoria das aprendizagens dos alunos do ensino secundário, envolvendo as escolas e as instituições de ensino superior, mobilizando professores e estudantes do ensino superior.
Notícia
-
Iscte
Reitores e investigadores temem que a extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) comprometa a produção científica e criticam a "falta de transparência" no processo em que lamentam não ter sido ouvidos. A posição foi enviada à Presidência da República e subscrita pelos reitores das universidades de Coimbra e Minho, Amílcar Falcão e Rui Vieira de Castro, e do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues, os vice-reitores para a investigação da Universidade de Lisboa e do ISCTE, Cecília Rodrigues e Jorge Costa.
Notícia
-
website
Lisbon to host world’s largest multicore fıbre terrestrial testbed
"Portugal Resident" newspaper
Entrevista
-
TSF
Sobre a instalação do banco de testes multi núcleo pelo Iscte, no Metropolitano de Lisboa.
Podcast
-
RTP
O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa está a instalar o maior centro de testes de fibra ótica do mundo na Linha Amarela do metro. Um projeto de 2,3 milhões de euros em novas tecnologias, apostado em atrair talento para a capital e reforçar a capacidade de inovação da economia portuguesa. O primeiro troço vai ser instalado até ao início do próximo mês entre o Iscte e Odivelas. Os testes do laboratório decorrem no próximo ano. (minuto 26 - Portugal em Direto)
Notícia
-
Antena 1
É um investimento em novas tecnologias para atrair talento a Lisboa e reforçar a capacidade de inovação da economia portuguesa. O primeiro troço instalado até ao início do próximo mês vai ser entre o Iscte e Odivelas. Segue-se, até final do ano, o troço que liga o Iscte e o Rato para fechar o anel. No próximo ano vão decorrer os testes do laboratório.
Artigo
-
Jornal Económico
O investimento que vai posicionar Portugal no campeonato mundial da fibra ótica multinúcleo que o Jornal Económico deu a conhecer em primeira mão é inaugurado esta segunda-feira, 3. O Iscte revela que a agência estatal japonesa NICT é o primeiro gigante . Declarações de Jorge Costa.
English