Entrevista
-
Dinheiro Vivo
A internacionalização é a grande aposta do Iscte na formação de executivos. A meta, explica o líder do Iscte Executive Education, é fechar o ano de 2024 com 50% de alunos estrangeiros.
Opinião
-
Iscte
Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?
Quando te sentes entitled o espelho apenas te responderá que não há ninguém mais belo que tu. E isso é apenas uma forma de viveres uma mentira. Não contribuis em nada nem deixas que outros contribuam.
Opinião
-
Diário de Notícias
Este Dia Internacional da Mulher já não devia existir. Se precisamos dele é porque há ainda coisas que não estão bem. Talvez nunca venham a estar. Não sei. Mas não me vou dedicar a despender muito tempo com estas considerações sobre o dia, preferindo evocar a importância das mulheres, e de algumas em particular (as minhas professoras), na minha vida. O dia, esse, apenas deve lembrar o quanto temos de fazer para chegar a maior diversidade, maior complementaridade, maior respeito, maior equidade. Maior tudo.
Opinião
-
Iscte
Não consigo compreender bem esta cultura maluca de feedback constante que se instalou. Por um lado, e vejo várias pessoas com que me vou cruzando, sobretudo os mais novos, ansiar profundamente pelo feedback. Mas, por outro, vejo-os altamente maldispostos antes do momento do feedback e, infelizmente, a começar com a má disposição uns dias antes do momento anunciado.
Notícia
-
Negócios
Se em tempos uma licenciatura era garante de um bom emprego, hoje essa realidade mudou. Mestrados e pós-graduações assumem um papel decisivo da formação de profissionais de topo.
Entrevista
-
Negócios
"As nossas pedras basilares assentam na nossa estratégia: catálogo, corporate e internacional." Quem o diz é José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, quando questionado sobre o que distingue a sua escola. Além disso, diz, a escola é muito "hands-on". "Sempre fomos. Tem a ver com o nosso ADN."
Opinião
-
Observador
A "bondade" que gostaríamos de ter leva-nos a defender um conjunto de práticas que não colam com o que realmente fazemos. Não sendo isto a síndrome do impostor é, em todo o caso, um caso de impostura. Viveres tudo ao mesmo tempo, aqui e agora, deveria .
Opinião
-
Observador
Não são apenas os líderes que devem liderar os seus liderados. Terão de ser estes a gerir o seu líder se algum dia se pretender chegar a algum lado em termos de melhores resultados para a empresa.
Opinião
-
Executive Education - Iscte
2023: O ano do coelho é internacional
O ensino executivo que temos, como bem sabem, é totalmente ligado à prática e à resolução de problemas práticos para que se possa crescer em contexto aplicado.
Entrevista
-
Executive Education - Iscte
"Estamos a exportar, como nunca, alunos do ensino superior. Que haja alguém que lhes dê valor", diz presidente do Iscte
O ensino executivo que temos, como bem sabem, é totalmente ligado à prática e à resolução de problemas práticos para que se possa crescer em contexto aplicado.
Opinião
-
Observador
Estou tranquilo com o chatgpt
Esse é o problema dos detratores. Sempre estiveram a favor das revoluções, mas contra o resultado dessas revoluções.
Entrevista
-
Executive Education - Iscte
Vem aí mais uma pós-graduação em logística e gestão da cadeia de abastecimento. Falámos com o presidente do ISCTE Executive Education sobre o trabalho que têm vindo a desenvolver e ele é perentório: “Ganham os participantes, ganham as empresas, ganhamos nós”. O Prof. Crespo de Carvalho explica e detalha, na primeira pessoa e em discurso direto.
Entrevista
-
Executive Education - Iscte
"Ganham os participantes, ganham as empresas, ganamos nós".
Vem aí mais uma pós-graduação em logísticae gestão da cadeia de abastecimento, a sexta edição. Falámos com o presidente do Iscte
Executive Education sobre o trabalho que têm vindo a desenvolver e ele é perentório: "Ganham os participantes, ganham as
empresas, ganhamos nós". Saiba porquê. entrevista a J. Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Executive Education - Iscte
Alice no País das Maravilhas é um livrinho de fantasia escrito por Lewis Carroll em 1865. A história começa quando Alice segue um coelho branco até à sua toca e acaba por cair num buraco profundo, levando-a a um mundo mágico e absolutamente surreal.
Entrevista
-
Executive Education - Iscte
Iscte Executive Education: Internacionalizar para crescer
A internacionalização não é uma corrida de curto prazo, é um processo de fôlego, uma maratona.
Opinião
-
Executive Education - Iscte
Não sei se tenho sempre o melhor relacionamento pessoal com todas as pessoas mas fui ensinado e aprendi a pedir desculpa quando erro, a dizer bom dia a todos os que por mim passam e a agradecer sempre...
Entrevista
-
Executive Education - Iscte
Empresas e executivos valorizam aulas presenciais
Especial Escolas de Gestão: Pós Graduações
O "novo normal" trouxe o regresso ao presencial, insubstituível para já na preferência de quem optar por fazer uma pós-graduação. A vivência no campus e o "networking'são argumentos de peso
Entrevista
-
Eco
Os avanços tecnológicos têm levado muitas empresas a apostar na IA e a procurar colaboradores formados na área. Em entrevista ao ECO, José Crespo de Carvalho, explica a importância da formação em IA.
A Inteligência Artificial e o Open AI têm sido temas cada vez mais pertinentes, não só para os mercados tecnológicos, mas também na facilitação de processos em empresas
Análise
-
Jornal Económico
O “novo normal” trouxe o regresso ao presencial, insubstituível para já na preferência de quem optar por fazer uma pós-graduação. A vivência no campus e o “networking”são argumentos de peso.
Entrevista
-
Negócios
Uma forma de estar na vida
Uma aposta forte na internacionalização marca a formação executiva do Iscte Executive Education, que quer preparar os seus participantes para saber fazer, ser e estar.
Opinião
-
Observador
Como consegues liderar remotamente e como consegues, já agora, trabalhar várias pessoas e vários perfis se deixas quase de poder ir beber um café com elas?
Opinião
-
Executive Education - Iscte
O futuro do trabalho beneficia os mais velhos. Venham daí! José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education 15 de Maio, 2023 A combinação de macrotendências com a adoção de tecnologias pode abrir uma oportunidade única .
Entrevista
-
Exame
"O nosso mindset é muito assente em hands on"
O Iscte Executive Education tem estado muito ativo em termos internacionais. Há algum objetivo específico? Sim, claro. Quando há quatro anos formulámos a nossa estratégia, definimos três pilares essenciais: 1) internacionalizar, 2) abrir mais produtos e formatos em open enrollment e 3) apostar em corporate. Entrevista a José Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
Falta apenas que Marcelo Rebelo de Sousa venha dar um aperto de mão a Xi Jiping, como fez Macron recentemente, para que possamos exportar mais ensino superior executivo.
Opinião
-
Executive Education - Iscte
A persona AI como líder? José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education.
Disclaimer inicial: sou totalmente a favor da utilização da inteligência artificial.
Entrevista
-
Eco
José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, revela, em entrevista ao ECO, a aposta que tem sido feita no âmbito da sua internacionalização
Opinião
-
Observador
Um dos grandes problemas dos tempos correntes é essa incapacidade de teres foco. E mesmo, não sei se há estudos sobre isto, de alargares o teu "span of attention" que está deteriorado. A capacidade de direcionares a mente para algo específico
Opinião
-
Executive Education - Iscte
Opinião de José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Notícia
-
Iscte
Foi um fim de tarde marcado pela excelência, em Belém, junto ao Tejo, quando foram revelados os vencedores de 2023 dos Prémios de Excelência Logística (PEL) da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) nas categorias Academia, Start-up e Empresas, e também o prémio Personalidade, atribuído pela associação a um profissional que pelas suas ações, projetos ou percurso profissional tenha contribuído, ou ainda o faça, pela e para a excelência na logística.
Opinião
-
Observador
Deves perguntar qual ou quais são os teus superpoderes. O que fizeres de bem por ti estarás a fazer por alguém do mundo exterior: empresas e organizações e, sobretudo, outros seres humanos.
Opinião
-
Observador
Não imponhas limites à tua grandiosidade. Sobretudo quando andas preocupado em adequares-te a tudo o que são "conceitos" que pululam pelas redes sociais sem saberes os quês e porquês das coisas.
Entrevista
-
Executive Education - Iscte
A atribuição do prémio “Personalidade” do ano pela APLOG a José Crespo de Carvalho foi o pretexto para a entrevista, que não se cinge à distinção. O professor catedrático e atual Presidente do Iscte Executive Education aborda os desafios atuais e futuros do setor, não sem primeiro refletir sobre o caminho feito e as “lições” aprendidas
Opinião
-
Executive Education - Iscte
José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education :
Andou por aí a história da Rita Piçarra e da reforma aos 44 anos. A Rita não se reformou, nem pode, mas a Rita...
Análise
-
Executive Digest
A análise de José Crespo de Carvalho, Presidente e CEO do ISCTE – Executive Education.
Opinião
-
Observador
Não pode haver ninguém que tenha passado por um quadro hospitalar que não os tenha visto. E que não os guarde no coração e na memória. A primeiríssima linha da frente, mas sem carreira.
Opinião
-
Observador
As avaliações de desempenho anuais são uma prática ainda comum. Conversas frequentes com o teu líder são talvez um bom substituto, embora poucas pessoas estejam dispostas a percorrer este caminho.
Entrevista
-
RH Magazine
José Crespo de Carvalho - A preparação humanista torna-se fundamental
O caráter aplicacional é uma fortíssima componente dos nossos programas, e transversal a esta multiculturalidade humanista, não massificada e respeitando as idiossincrasias de cada um.
Opinião
-
Observador
Sempre entendi Branca de Neve como a história de 7 seres que eram espelho de uma lição de inclusão de uma pessoa diferente, sobre as perspetivas negativas dos sentimentos de vingança e de inveja.
Crónica de J.Crespo de Carvalho
Opinião
-
Diário de Notícias
Todas as soluções que conheço para a paz entre Israel e o Hamas levam muito tempo. Demasiado tempo. E neste momento não há tempo a perder.
Opinião
-
Link to Leaders
Opinião de José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Opinião
-
Forbes
Executive MBA do ISCTE EE no Top 100 do Financial Times: Estamos a escrever história!
Crónica de José Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
Se me pedem ajuda não fico indiferente e muito menos consigo ser o que me mandam ser hoje: assético.
Opinião
-
Link to Leaders
E porque farão as férias bem para tomares decisões? Porque as férias são tempo de reflexão e de fixação de objetivos, porque são tempo para te informares, porque são tempo para planeares adequadamente o que podes vir a ter nos próximos tempos…
Por José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Opinião
-
Observador
A chave para a produtividade não é apenas o número de horas que trabalhas, mas o valor do que crias durante esse tempo. Trocar energia por resultados pode levar a um trabalho mais gratificante.
Opinião
-
Link to Leaders
José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education - Como todos sabem, o quiet quitting não é mais que uma situação, não tão circunstancial quanto isso, .
Opinião
-
Diário de Notícias
Reclamas do chefe que tens? O problema está em ti.Reclamas do pouco dinheiro que ganhas? O problema está em ti.
Artigo
-
Executive Education - Iscte
A logística está no centro da mudança
O Pharma Supply Chain 2023, organizado pela Supply Chain Magazine, reuniu 139 participantes no Auditório CUF Descobertas, em Lisboa.
Opinião
-
Observador
Não há futuro sem que haja uma gestão do medo. E esta é talvez a principal mudança que deveria existir em Portugal. A bem da literacia financeira e da prosperidade enquanto povo e nação.
Entrevista
-
Recursos Humanos e Gestão HUMAN
O Iscte Executive Education lançou recentemente o quinto livro de uma coleção com que pretende chamar a sociedade civil, convidando-a a participar para oferecer ao público em geral temas verdadeiramente importantes para as pessoas. Pretexto para uma conversa com José Crespo de Carvalho, presidente da Comissão Executiva da instituição, começando pela formação de executivos e a sua relação com a inteligência artificial, tema do novo livro.
Opinião
-
Negócios
Universidades:vamos deixar se precisar delas!
As universidades desempenham um papel vital na educacão da próxima geração de pensadores, cientistas, engenheiros e profissionais no geral.
Opinião
-
Observador
Vivermos centrados no curto prazo é um perigo. Esquecemos que os critérios estão a ir para caminhos como práticas ESG, diversidade do corpo docente e de participantes, pegada de carbono.
Notícia
-
Eco
José Crespo de Carvalho, presidente da Comissão Executiva do Iscte Executive Education, revela ao ECO a ambição da internacionalização e a modernização na oferta de cursos para atingir esse objetivo. A ambição de internacionalizar cada vez mais a sua .
Entrevista
-
Executive Digest
Com os atuais desafios que enfrentam os líderes empresariais, as escolas de negócios assumem-se como pilares fundamentais na génese de uma boa liderança. A Executive Digest falou com líderes de escolas de negócios portuguesas para perceber o cenário que anteveem para a formação de executivos, e quais os principais desafios para 2024.
J. Crespo de Carvalho: "Há-de haver sempre formação de banda larga onde se exploram competências de liderança e soft skills no geral como se irão explorar temáticas mais técnicas, financeiras, de operações, de supply chain, de marketing, de vendas, de controlo de gestão, de fiscalidade, de projetos e tantos outros – todas elas fazendo uso de inteligência artificial – e, também, explorando todos os verticais como a saúde, o farmacêutico, a distribuição, alimentar ou não, a banca, os seguros, e tantos e tantos outros."
Opinião
-
Observador
Não é surpresa para mim que não se fomente a paixão pelo que se faz e antes se ande, como cão a morder a cauda, à volta do horário e do número de dias da semana para trabalhar.
Artigo
-
Human Resources | HR Portugal
Um dia todo o ensino da Gestão será todo ensino executivo
"É uma evolução necessária para a formação dos líderes do futuro. E um dia a gestão só será apreendida e absorvida desta forma. Desde os miúdos, nas escolas, que no fundo já têm ‘executive education’ se seguirem modelos próximos aos de Valnalón".
Opinião
-
Negócios
Hub universitário português? Só colaborando
Que não se pense também que depois deste pico de 60.000 entradas irão entrar sempre mais e mais.
Opinião
-
Link To Leaders
Tempos houve, na pandemia, em que muito se disse “nunca desperdices uma boa crise”. E muitos de nós foi o que acabámos precisamente por fazer.
Opinião
-
Observador
Na pandemia não havia incerteza. Havia medo. Se agora só há incerteza pois aproveita para agir e continuar a mudar. Apesar de tudo, parecem tempos mais simples que os da pandemia. Mas não são.
Análise
-
Executive Digest
XXXIII Barómetro Executive Digest
A análise de José Crespo de Carvalho, Presidente e CEO do Iscte Executive Education
Parece evidente para os respondentes que há uma divisão entre cautelosos e os que apostam em crescimento e maior domínio do mercado para o que aí vem.
Opinião
-
Observador
É a minha produtividade e a qualidade do meu trabalho, a riqueza criada, que ditam se trabalho 35 ou 40 horas, a que horas saio, que parte do trabalho pode ser remoto. Assim, e não ao contrário.
Notícia
-
Human Resources | HR Portugal
José Crespo de Carvalho no «Fórum de Líderes»
O presidente da Comissão Executiva do ISCTE Executive Education, vai participar como orador na oitava edição do «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento», da revista «human», a 7 de março, no Lagoas Park Hotel, em Porto Salvo (concelho de Oeiras). A intervenção será a partir das 14H45, numa leadership talk que terá o seguinte tema: «Porque deves ser liderado por mim?»
Opinião
-
Negócios
Visão ou dor? O financiamento e o acesso às universidades
Muito se discute, por exemplo, a fórmula de financiamento. Mas porque não se discute a fórmula de financiamento a par com a forma de recrutamento? Uma e outra estão ligadas, quer se queira ou não.
(...) Quando dermos por isso, quando outros hubs universitários de outros países se tornarem muito mais relevantes que nós, aí sim, acordamos.
Opinião de José Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Exame Informática
Inteligência Artificial: a Revolução brutal!
A segunda pergunta mais vezes feita nos motores de busca em Portugal, em 2023, foi “o que é o ChatGPT?” Logo após “o que é o Hamas”? Sintomático de que, para muitos portugueses, mesmo não
havendo uma profunda literacia tecnológica em termos transversais, mostram curiosidade sobre Inteligência Artificial.
Opinião de J. Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
Não ouço uma palavra de empatia, de amor para com os nossos velhinhos. O que ouço é um leilão.
Opinião
-
Link To Leaders
De há uns tempos a esta parte fala-se muito em segurança psicológica. Na expressão mais comum convencionou-se dizer: segurança psicológica refere-se à criação e manutenção de um ambiente em que as pessoas se sentem livres para compartilhar ideias, fazer perguntas, expressar preocupações e, também, admitir erros, sem medo de serem julgados ou punidos.
Notícia
-
Human Resources | HR Portugal
A edição de 2024 do Fórum de Líderes para a Gestão do Talento, marcada para o dia 7 de março, no Lagoas Park Hotel (Porto Salvo, concelho de Oeiras), conta com mais de duas dezenas de intervenientes, entre participantes nos painéis de debate, oradores das talks, keynote speaker e moderadores. Para esta que é a oitava edição, a «human» propõe o tema «Um compromisso da liderança – valorizar as pessoas para construir empresas de sucesso».
Opinião
-
Observador
Proposições infantis e inconsequentes que abundam pelas redes sociais: direitos sem deveres?!
Opinião
-
Recursos Humanos e Gestão HUMAN
Como chegar ao top 50 das Escolas de Gestão do Financial Times?
Por José Crespo de Carvalho Presidente do Iscte Executive Education.A Escola de Gestão ascendeu 23 lugares no ranking das melhores da Europa e conquistou o pódio que, de resto, já tinha sido seu.
Opinião
-
Negócios
Ainda a internacionalização das universidades!
DEANS' CORNER - Os grandes temas da atualidade nacional e internacional e as tendências da gestão analisadas pelos diretores das principais Escolas de Negócios portuguesas. Escrevem Filipe Santos, João Duque, José Pinto, José Crespo de Carvalho, José Esteves, Maria de Fátima Carioca e Pedro Oliveira.
Opinião
-
Observador
A gratificação diferida no trabalho é uma boa prática, pois conduz a uma visão profunda, duradoura e altruísta desse mesmo trabalho.
Opinião
-
Link To Leaders
José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Opinião
-
Observador
A porta está aberta, mas há quem julgue que não tenho que trabalhar, sempre pessoas que deixaram de ter sentido crítico sobre o que é importante e o que é acessório.
Entrevista
-
Negócios
O Iscte Executive Education distingue-se pelos seus programas, corpo docente, mas também pela matriz humana.
Opinião
-
Forbes
O presidente e CEO do ISCTE Executive Education aceitou dar o seu contributo com ideias para alavancar Portugal. Rever a fórmula de financiamento do ensino superior é uma das sugestões de José Crespo de Carvalho.
Opinião
-
RH Magazine
Aplicas VRIO à tua formação e à tua pessoa? Tens vantagens!
A formação de executivos é uma forma de adquirir conhecimentos e competências que podem contribuir para o teu sucesso no mercado de trabalho e na sociedade.
Entrevista
-
Eco
José Crespo de Carvalho, Presidente do ISCTE Executive Education, partilha a sua visão de presente e futuro para a instituição.
Opinião
-
Negócios
Remoto total? Não venhas. “No hard feelings”
“No hard feelings” Sou por uma cultura híbrida entre escritório e remoto. Não sou, nem posso ser, pelo remoto absoluto.
Artigo
-
Human Resources | HR Portugal
Corremos muito, mas não sabemos correr em grupo
As escolas portuguesas de gestão estão a perder oportunidades de globalização. Parece contraintuitivo? E é.
Artigo de J. Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
A cada "morte" que vivemos, se não for morte física, definitiva, teremos oportunidade de renascer mais sábios, mais fortes, mais humanos.
Entrevista
-
Executive Digest
Exportar a formaçãpo de executivos
A internacionalização é uma prioridade para a instituição liderada por José Crespo de Carvalho.
Entrevista
-
Jornal Económico
A matriz humana é a que sustenta hoje resultados: do Executive MBA ao Corporate!
Formação de Executivos. Com Professor Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Observador
A ausência do ambiente físico e de proximidade compromete a cultura organizacional, essencial para a identidade e coesão da empresa.
Opinião
-
Link to Leaders
Liderança: Para lá da moda, o autoconhecimento. Não a autoajuda!
Para lá da moda, o autoconhecimento. Não a autoajuda!
José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Opinião
-
Observador
Polarização, extremismo e o excesso de controlo na habitação
O extremismo pode conduzir à adoção de políticas inflexíveis que não consideram adequadamente a complexidade das economias modernas e a diversidade das necessidades sociais. Artigo de José Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Negócios
IA nas universidades: o que não quero ser e onde não quero estar!
Sabemos para onde vamos? Não. Mas alguém sabe? A única coisa que neste momento sabemos é que o caminho que levámos até aqui não pode continuar no futuro. E isso já é um grande passo. Será mais ou menos como dizia Porter, a definição do que quero ser e onde quero estar começa talvez pela definição do que não quero ser e onde não quero estar.
Opinião de J. Crespo de Carvalho
Artigo
-
Executive Digest
Internacionalizar, internacionalizar, internacionalizar. Para José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, o futuro ao nível da formação de executivos passar por conquistar novos mercados além-fronteiras.
Notícia
-
Executive Education - Iscte
Do amplo programa da SCM Conference 2024, que durante um dia e meio vai juntar mais de 30 oradores na maior conferência nacional de supply chain, hoje destacamos a intervenção de José Crespo de Carvalho, professor catedrático e presidente da comissão executiva do INDEG – ISCTE Executive Education.
Entrevista
-
Público
"Uma empresa que não investe nas suas pessoas não investe nela”
Formação para executivos e para empresas alinhadas com as mais actuais tendências, como a IA, mas sem descurar o essencial: a primazia do humanismo.
Opinião
-
Observador
Será que, para exercer liderança eficazmente, um indivíduo precisa de incorporar, mesmo que minimamente, alguns desses traços aparentemente negativos da chamada “Tríade Negra”?
Opinião de José Crespo de Carvalho.
Artigo
-
Negócios
Formação Executiva tem de ser investimento com retorno
Os participantes do EMBA passam pela London Business School iscte Executive Education chega aos 3500 alunos com dinâmica internacional. Executive MBA é o flagship program da área liderada por José Crespo de Carvalho.
Entrevista
-
Negócios
Iscte Executive Education chega aos 3500 alunos com dinâmica internacional. Executive MBA é o flagship program da área liderada
por José Crespo de Carvalho.
Artigo
-
Público
Formação para executivos e para empresas alinhadas com as mais actuais tendências, como a IA, mas sem descurar o essencial: a primazia do humanismo, uma das marcas do Iscte Executive Education.
Opinião
-
Observador
O André Fontes tem um artigo muito bom, que tem repostado, de título “Queres um bom líder? Contrata uma mãe que adore a sua profissão”.
No contexto do que o André escreveu vou tentar reforçar também com mais pontos de vista. Não apenas o ponto de vista da mãe mas, numa lógica mais lata, o ponto de vista da parentalidade.
Opinião de J. Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
Uma das maiores lições que os fundadores de startups, os gestores recém-promovidos e até os líderes empresariais experientes precisam aprender é como fazer menos. Explico.
Não estou a falar apenas sobre como delegar (embora esse também seja um conceito com o qual muitos líderes lutam). Estou a falar sobre como mudar a mentalidade para adotar uma abordagem focada, identificando os teus limites e mantendo tarefas não essenciais fora da tua "to do list" desde o início.
Opinião
-
Negócios
Financial Times: 3+1 notas sobre os “rankings” de Executive Education
Portugal nunca teve um "cluster" universitário em formação de executivos tão forte a nível global.
Artigo de José Crespo de Carvalho.
Entrevista
-
Eco
José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education, explica como foi possível alcançar em cinco anos lugar de destaque na Europa e no mundo.
Entrevista
-
Executive Digest
O Iscte Executive Education é a escola com a maior subida em Portugal no Ranking Financial TImes 2024. Em entrevista à Executive Digest, José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, fala-nos sobre o significado desta distinção, e qual o caminho desenvolvido para a receber.
O Iscte Executive Education é a escola de formação de executivos com a maior subida em Portugal segundo o Ranking Financial Times 2024. O que significa esta distinção para a vossa instituição?
Entrevista
-
Forbes
José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, fala das novas tendências de oferta e procura nos programas de formação executiva e do perfil de alunos que escolhem a instituição.
Opinião
-
Negócios
Sem concorrentes fortes não há mercado e o que nós precisamos é de mercado a funcionar.
Artigo de J. Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
Mnemónica para a ação: supera a procrastinação!
Será porventura a n-ésima vez que estás a lutar contra a procrastinação, se percorreres este caminho talvez te surpreendas. Uma questão essencial: não podes procrastinar na construção deste caminho.
Entrevista
-
Executive Digest
A formação é um investimento. Não é um custo.
A formação executiva é um investimento ao longo da vida e que tem de trazer retorno.
Entrevista a José Crespo de Carvalho
Notícia
-
Diário de Notícias
Iscte reuniu em livro contributos de figuras de peso da economia para servir de “instrumento poderoso” a favor do conhecimento financeiro dos portugueses.
Artigo
-
Jornal Económico
Obrigatoriedade de mudança para uma cultura de prestação de contas
Quais os principais desafios que se colocam às empresas portuguesas na governance?
Notícia
-
Jornal Económico
Desmistificando o reporte ESG: 5 passos essenciais
O reporte em ESG (ambiente, social e governança) é hoje um mecanismo incontornável para avaliar e dar a conhecer o desempenho das nossas empresas em matéria de sustentabilidade
Opinião
-
Link to Leaders
Opinião Qual o teu span of attention? Uns miseráveis 47 segundos! José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education 17 de Junho, 2024 Há tantas coisas que te impedem de concluir as tuas tarefas, e a natureza do trabalho online .
Artigo de J. Crespo de Carvalho
Opinião
-
Negócios
Literacia financeirta: o poder das universidades
A falta de literacia financeira torna os portugueses mais vulneráveis a fraudes,endividamento exclusão bancária e pobreza generalizada.
Opinião
-
Diário de Notícias
Numa era de promessas fáceis e de ilusões confortáveis, de redes sociais que variam entre o cor-de-rosa e o amor e o obscurantismo e o ódio extremado, sabe-se lá porquê, os gurus da autoajuda não se cansam de vender a ideia de que é possível equilibrar perfeitamente a vida pessoal e profissional enquanto se alcança o topo das nossas carreiras.
Opinião
-
Observador
Pensa nisto. E em muitas outros tópicos às vezes contraintuitivos, pois é aí que está a solução. Não no que que te vão metendo na cabeça como grandes verdades.
"Tudo o que quero saber é onde vou morrer para nunca lá ir." Esta frase é atribuída a Charlie Munger, companheiro de negócios de Warren Buffet.
Entrevista
-
Executive Digest
O Iscte Executive Education tem um propósito bem definido: formação com impacto e com um enorme compromisso transformacional para as organizações. Em entrevista à Executive Digest, José Crespo de Carvalho, fala sobre a estratégia da instituição na preparação dos líderes para os desafios futuros.
Entrevista
-
Jornal de Notícias
Quem é humano "está mais preparado para a vida profissional e pessoal"
José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education, destaca em entrevista o carácter humanista do curso que preside, afirmando que só assim se destaca da concorrência, cada vez melhor.
Entrevista
-
Negócios
Formação robusta e integrada para os profissionais da comunicação e marketing
Pós-graduação aplicada em Eficácia na Comunicação prepara os participantes para os novos cenários do setor. Programa criado pela APAN e o Iscte Executive Education arranca em setembro
Opinião
-
Observador
Se já estava na casa do Pai passou agora o corpo a cinzas. Fazendo jus ao... "e em pó te hás-de tornar". Hoje foi a missa de corpo presente e a cremação.
Notícia
-
Observador
Na XXI Conferência Anual da Imiscoe, Thais França afirmou que a "migração tem passado por um processo de politização e também de polarização", particularmente no continente europeu.
Especialistas em migrações reunidos esta semana em Lisboa para um encontro internacional mostraram-se preocupados com o aumento dos nacionalismos e populismos, que conduzem a uma visão securitária das fronteiras.
A "migração tem passado por um processo de politização e também de polarização", particularmente no continente europeu, afirmou Thais França, investigadora do ISCTE, que acolhe a XXI Conferência Anual da Imiscoe (International Migration Research Network, na sigla inglesa).
Opinião
-
Negócios
A obsessão pelo aluno é a obsessão pelo cliente
As universidades e os polos de formação de executivos não vivem sem clientes/alunos. E para eles que devemos estar virados.
Artigo de J. Crespo de Carvalho
Opinião
-
Link to Leaders
As novas gerações, rotuladas como "snowflakes" pela sua sensibilidade e facilidade em ofender-se, enfrentam desafios significativos.
Artigo de José Crespo de Carvalho
Artigo
-
Revista do Empreendedor
Programa português destaca-se nos indicadores de Career Outcomes e Executive Profile, consolidando-se como um dos melhores da Europa pelo quarto ano consecutivo.
Opinião
-
Diário de Notícias
Pedimos ao ChatGPT:
"Faz-nos um questionário de Proust para podermos publicar no nosso jornal".
Só que o que ele nos apresentou era muito semelhante ao original, de Proust.
Então dissemos: "Dá-nos um mais divertido.
Entrevista
-
Briefing
Proporcionamos um valor tangível e imediato às empresas
Em três anos, o Iscte Executive Education passou de estar em zero rankings para integrar o Top 50 mundial. Um caminho que o presidente, José Crespo de Carvalho, atribui à internacionalização, à abertura de catálogo e a programas coconstruídos com empresas. São precisamente as parcerias com as marcas que, entende, fortalecem a relevância dos programas e lhes asseguram um valor tangível e imediato
Opinião
-
Link to Leaders
Não posso estar, portanto, mais em desacordo com esta ideia de “a melhor coisa do mundo” é ficar em casa quando a melhor coisa do mundo são as pessoas. E, como em tudo na vida, há um equilíbrio e esse equilíbrio chama-se tão simplesmente trabalho híbrido. José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Opinião
-
Negócios
A promoção do desporto deve ser vista como uma prioridade estratégica, com benefícios que vão muito além das competições e das medalhas.
José Crespo de Carvalho - Dean do Iscte Executive Education
Opinião
-
Diário de Notícias
O livro "79 Vozes pela Literacia Financeira", lançado pelo Iscte Executive Education, reúne uma série de contribuições de diversos especialistas com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal. Esta iniciativa visou não apenas a disseminação de conhecimentos financeiros básicos, mas também a sensibilização da população para a importância de uma gestão financeira saudável e consciente para que possa existir uma maior e melhor independência ao longo da vida. A obra foi lançada no início de junho de 2024.
Opinião
-
Observador
Nem sempre o ROI de uma formação se mede em números, mas, antes, em clima organizacional, relacionamento interpessoal, salário e segurança psicológicos, gosto pela merca e o vestir mais a camisola.
Artigo de J. Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Observador
Um bom entrevistador deve saber quais os traços a procurar e como as respostas se correlacionam com as competências necessárias para a função. O entrevistado deve ser o que é.
Há muito boa gente a procurar que reveles as tuas qualidades...
Opinião
-
Link to Leaders
Opinião de José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education.
Entrevista
-
Imprensa Regional
"O ensino pós-graduado é um motor essencial para o aumento da competitividade"
Entrevista a José Crespo de Carvalho, professor catedrático e presidente do Iscte Executive Education.
Opinião
-
Negócios
Alumni como adeptos de clubes desportivos!?
Porque não tornar os alumni em adeptos das universidades? Ou melhor, para os alumni a universidade não deve funcionar com uma lógica de clube?
Notícia
-
Briefing
Iscte Executive Education e BPI iniciam duas academias nas áreas de Riscos e Inteligência Artificial
No âmbito dos Programas Corporate, o Iscte Executive Education desenvolveu, em parceria com o BPI, dois programas intensivos, customizados, com conteúdos teórico-práticos dedicados a 26 jovens trainees do Banco. Com início a 12 de setembro .
Análise
-
Negócios
Competências são a chave para a competitividade
A formação executiva contribui para a eficácia organizacional e para o crescimento individual, sendo cada vez mais importante escolher formações práticas e adaptadas às necessidades do mercado.
Opinião
-
Observador
Cada líder deve adaptar as suas práticas de acordo com a cultura e as necessidades da organização, garantindo que as reuniões sejam um meio eficiente de alcançar os objetivos estabelecidos.
Artigo
-
Sábado
Nos últimos anos, o mercado de formação executiva em Portugal tem experimentado uma transformação notável, refletindo uma crescente adaptação às exigências do ambiente global.
(...) José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education, afirma que a formação executiva é concebida para dar resposta a desafios reais de gestão, proporcionando aos executivos ferramentas e competências aplicáveis no seu dia a dia profissional.
Entrevista
-
Executive Digest
«Quem quer crescer, precisa de investir em Formação»
Entrevista a JosÉ Crespo de Carvalho.
Entrevista
-
Recursos Humanos e Gestão HUMAN
«São as competências que criam negócios»
Se numa formação de executivos de média-longa duração alguém não sair melhor pessoa, então não passou mesmo de um número.
Entrevista a José Crespo de Carvalho
Opinião
-
Observador
Não é aceitável que profissionais tão bem preparados, para todos os efeitos quase uma força de segurança pública de elite, recorram a protestos desordeiros, comportando-se como refugo. A dignificação de uma profissão, especialmente de uma profissão .
Agenda
-
Recursos Humanos e Gestão HUMAN
José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, e Miguel Gonçalves, fundador e chief executive officer (CEO) da Magma Studio, vão estar na edição deste ano da Conferência Human . José Crespo de Carvalho fará a abertura do evento.
Opinião
-
Negócios
Colocar cinco escolas entre as 100 melhores, num universo tão vasto e competitivo, é, sem dúvida, um marco no setor que teima em fazer história e constitui-se como de grande relevo para um país que, tradicionalmente, é reconhecido mundialmente por outros motivos, como a segurança, o futebol ou a sua hospitalidade.
Opinião
-
Executive Education - Iscte
Integrar mais ainda? Sim, ESG e IA também dentro da cadeia de abastecimento
Artigo de José Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Observador
Na comunicação, especialmente no ambiente de trabalho, a simplicidade deveprevalecer.
Porque é que algumas pessoas são excecionalmente boas a comunicar e criar conexões? Os "super-comunicadores" dedicam-se tanto a compreender o interlocutor.
Opinião
-
Link To Leaders
Quanto menos idade têm as pessoas que entram nas empresas (para efeitos de trabalho, e vamos colocar aqui a fasquia entre os 18 e os 27 anos de idade à data de 2024)mais probabilidade terão de ter “absorvido” uma lógica e uma aproximação às empresas que é substancialmente diferente da aproximação ao trabalho de há uns anos (e não são muitos)
José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education .
Opinião
-
Observador
Não desperdices feedback negativo. Dorme sobre ele. Não te sintas um impostor. Aproveita-o para cresceres.
Opinião
-
Negócios
Externalidades globais na exportação de ensino superior
A conjuntura global atual tem um impacto significativo no ensino superior, especialmente para instituições europeias que procuram atrair alunos externos e expandir as suas operações internacionais.
Artigo de José Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Observador
O professor do futuro imediato será um catalisador de transformação na sociedade. Teremos que incentivar a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade, qualidades que a IA ainda não possui.
Opinião de José Crespo de Carvalho.
Opinião
-
Link to Leaders
Tema super importante. Hiper atual. Mas sempre foi. Há é um certo receio de se falar no tema.
Opinião
-
Observador
Esta época oferece-nos momentos únicos para aproximar colegas de trabalho, parceiros da mesma ou de outras empresas e organizações.
Notícia
-
Executive Digest
A sessão - Orçamento do Estado 2025 - Desafios complexos. Uma análise de confiança. - é de entrada livre, limitada à capacidade da sala, e as inscrições podem ser feitas online no site da universidade.
"Acreditamos que é do cruzamento de perspetivas, com maior conhecimento, que é possível compreender e avaliar melhor decisões, opções e prioridades", referiu José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education.
Opinião
-
Link to Leaders
Desde os tempos de Colégio aos dias de hoje muita água passou por baixo da ponte. Mais proximidade ou mais afastamento à Igreja Católica, foram sendo compassos para a minha vida.
Entrevista
-
TSF
À TSF, o professor Crespo de Carvalho revela que o livro contribui para transformar a sociedade e o futuro do país. O livro "85 Vozes pela Liderança - O mundo mudou. A Liderança também" foi lançado pelo ISCTE Executive Education como ponto de referência para ajudar a mudança de paradigma, criando lideranças justas, simples e preocupadas. À TSF , o professor Crespo de Carvalho, presidente deste programa de formação de executivos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, revelou ainda que o livro contribui para transformar a sociedade e o futuro do país.