Leonor Bettencourt é doutorada em Psicologia Social, pelo Iscte-Iul, e investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social (Cis-Iul), onde tem colaborado em diferentes projetos, desde 2014.
O trabalho desenvolvido tem-se centrado em temas da Psicologia Social do Ambiente, Psicologia Comunitária, e Educação. Através de uma abordagem interdisciplinar, tem-se dedicado a compreender os processos psicossociais subjacentes às relações entre as pessoas e os lugares, aos usos do espaço público, e à aceitação da implementação de novas leis e novas políticas públicas, assim como, à transição escola-trabalho e educação inclusiva. No campo das políticas públicas, tem ainda desempenhado serviços de consultoria científica, sobretudo na área da Educação [Observatório da Educação da Lezíria do Tejo (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo | 2019/2020); Fórum Regional da Qualificação Profissional (Governo Regional dos Açores | 2021/2022)], e de Processos de Participação Pública de jovens (“Círculos de Jovens: Cidadania Ativa” | 2020).
Atualmente, integra o projeto TR@Ck-IN - Public Employment Services Tracking Effectiveness to Support Rural NEETs, com financiamento de fundos Iceland, Liechtenstein, and Norway, através das EEA and Norway Grants Fund for Youth Employment.