Resumo CV

Lídia Canha Fernandes é investigadora na área das ciências sociais. É investigadora integrada no DINÂMIA'CET-Iscte desde 2013 e colabora com o CICS.NOVA.UAc/CICS.UAc desde 2019. Foi Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores nos anos lectivos 2021/2022 e 2022/2023.

Doutorada em Sociologia – Relações de trabalho, desigualdades sociais e sindicalismo (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2019). Mestre em Psicologia (Universidade do Minho, 1998) e em Sociologia (ISCTE, 2011). Na sua tese de doutoramento abordou o conflito em torno do desemprego em contexto de austeridade.

Recorrendo a abordagens metodológicas mistas e participativas, tem desenvolvido investigação sobre os temas: conflito, movimentos sociais e ação coletiva; (des)emprego e trabalho; financiarização e exclusão social; pobreza; imigração; género; condição de sem abrigo; ensino à distância; discursos de ódio.

Ao longo da sua vida tem participado em vários movimentos sociais, feministas, anti-xenofobia, anti-austeridade, pelo direito à habitação e à cidade.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade de Coimbra
Faculdade de Economia - Portugal - Coimbra
Doutoramento Sociologia - Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo 2012 - 2019
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Sociologia - Portugal - Lisboa
Mestrado Sociologia - Investigação 2006 - 2011
Universidade do Minho
Instituto de Educação e Psicologia - Portugal - Braga
Mestrado Psicologia 1992 - 1998
Áreas de Investigação
Trabalho, (Des)emprego, Movimentos sociais, Conflito e Acção colectiva, Exclusão social
Psicologia Ciências Sociais
Sociologia Ciências Sociais