Resumo CV

Lígia Amâncio estudou Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Paris VIII e ingressou no ISCTE no ano letivo 1978-79 onde se doutorou em Sociologia em 1989, prestou provas de agregação em 1999 e foi professora catedrática de psicologia social a partir de 2002. A sua carreira de investigação marcou o início dos estudos de género em Portugal, tendo-se centrado no estudo dos processos de construção social do masculino e do feminino e das suas implicações para a discriminação baseada no género, com particular destaque para a integração das mulheres em profissões de visibilidade pública e qualificadas, como a política, a ciência e a medicina. Orientou 9 teses de doutoramento, no ISCTE e em várias outras instituições nacionais, e dois pós doutoramentos. Foi visiting professor em programas doutorais das Universidades Brandeis (EUA), Helsínquia (FN), Genebra (SW) e Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (FR). Exerceu funções de gestão no ISCTE como diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) de 1989 a 1993 e do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) de 2012 a 2016, Vice-Presidente do Conselho Científico de 2002 a 2004, coordenadora da Secção Autónoma e, mais tarde, Presidente do Departamento de Psicologia Social e das Organizações. Na administração pública foi Presidente da Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres de 1996 a 1998, delegada nacional no comité de gestão do programa de apoio às ciências sociais da Comissão Europeia de 1999 a 2004, membro do Conselho Consultivo Europeu para a Investigação (2001-2004), Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012) e membro do Conselho de Ética para as Ciências da Vida (2009-2014). Atualmente coordena o projeto europeu SAGE (Systemic Action for Gender Equality) e é membro do Conselho de Curadores da A3ES. Está aposentada desde 2018.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Doutoramento Sociologia 1989
Université de Paris VIII - Vincennes
Mestrado Psicologia e Ciências da Educação 1976