Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2022/2023 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2022/2023 | 1º | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados (2020) | Psicologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados (2020) | Psicologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Tese em Psicologia (0 Ects) | Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; | Não |
2022/2023 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Não |
2021/2022 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2021/2022 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Não |
2021/2022 | 1º | Trabalho de Projeto em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2021/2022 | 1º | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados (2020) | Psicologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Tese em Psicologia (0 Ects) | Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; | Não |
2021/2022 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Não |
2021/2022 | 2º | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados (2020) | Psicologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Não |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2020/2021 | 1º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia; Psicologia Social de Lisboa; | Não |
2020/2021 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2020/2021 | 1º | Trabalho de Projeto em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2020/2021 | 2º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia; Psicologia Social de Lisboa; | Não |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2020/2021 | 2º | Trabalho de Projeto em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2020/2021 | 2º | Tese em Psicologia (0 Ects) | Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; | Não |
2020/2021 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2020/2021 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2019/2020 | 1º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia; Psicologia Social de Lisboa; | Não |
2019/2020 | 1º | Tese em Psicologia III | Psicologia; | Não |
2019/2020 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Não |
2019/2020 | 1º | Estágio em Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2019/2020 | 2º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; | Não |
2019/2020 | 2º | Tese em Psicologia IV | Psicologia; | Não |
2019/2020 | 2º | Estágio em Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2019/2020 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2017/2018 | 1º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia; Psicologia Social de Lisboa; | Não |
2017/2018 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2017/2018 | 1º | Estágio em Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2017/2018 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2017/2018 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2017/2018 | 2º | Estágio em Psicologia Social da Saúde | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2017/2018 | 2º | Estágio em Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2017/2018 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2017/2018 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2017/2018 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2016/2017 | 1º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2016/2017 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2016/2017 | 1º | Estágio em Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2016/2017 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2016/2017 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2016/2017 | 2º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2016/2017 | 2º | Ontogénese das Emoções | Ciências em Emoções; | Não |
2016/2017 | 2º | Estágio em Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2016/2017 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2016/2017 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2016/2017 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | Conceção e Avaliação de Projetos; | Sim |
2015/2016 | 1º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2015/2016 | 1º | Programas de Intervenção Social | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2015/2016 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2015/2016 | 1º | Saúde e Relações Sociais | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2015/2016 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Não |
2015/2016 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2015/2016 | 1º | Psicologia Comunitária | Psicologia Social da Saúde; Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2015/2016 | 1º | Psicologia Social Comunitária (M) | Psicologia Social e das Organizações; | Sim |
2015/2016 | 2º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2015/2016 | 2º | Ontogénese das Emoções | Ciências em Emoções; | Não |
2015/2016 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2015/2016 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2015/2016 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2015/2016 | 2º | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2014/2015 | 1º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia; | Não |
2014/2015 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2014/2015 | 1º | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2014/2015 | 2º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2014/2015 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2014/2015 | 2º | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; | Não |
2014/2015 | 2º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2014/2015 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2014/2015 | 2º | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2013/2014 | 1º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2013/2014 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Sim |
2013/2014 | 1º | Psicologia da Educação | Psicologia; | Não |
2013/2014 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2013/2014 | 2º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2013/2014 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2013/2014 | 2º | Saúde e Relações Sociais | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2013/2014 | 2º | Desenvolvimento de Competências Profissionais | Psicologia Social e das Organizações; | Sim |
2013/2014 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; Sociologia; | Sim |
2013/2014 | 2º | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2012/2013 | 1º | Estágio em Psicologia das Emoções | Psicologia das Emoções; | Não |
2012/2013 | 1º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2012/2013 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2012/2013 | 1º | Estágio em Psicologia Social da Saúde | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2012/2013 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia; | Não |
2012/2013 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Psicologia; | Sim |
2012/2013 | 2º | Estágio em Psicologia das Emoções | Psicologia das Emoções; | Não |
2012/2013 | 2º | Estágio em Psicologia Social Comunitária | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2012/2013 | 2º | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2012/2013 | 2º | Estágio em Psicologia Social da Saúde | Psicologia Social da Saúde; | Não |
2012/2013 | 2º | Desenvolvimento de Competências Profissionais | Psicologia Social e das Organizações; | Sim |
2012/2013 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2012/2013 | 2º | Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[Comunidade, Educação e Desenvolvimento]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (5)
Em curso (4)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Co-Orientadora | Kubra Aytac | A Cross-Cultural Analysis of Maternal Gatekeeping and Coparenting: The Role of Perceived Partner Responsiveness and Traditional Parenthood in Nuclear Families From Portugal and Turkey | Inglês | Em curso | Middle East Technical University Psychology. | 2021 |
Co-Orientadora | Margarida Fialho | Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré-escolar: A mediação da regulação emocional e moderação das interações educador-criança (SFRH/BD/92248/2013). | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Ana Carolina Veríssimo dos Santos | Paternal Involvement: contexts and quality. Its implications for the quality of children´s socio-emotional adjustment | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orientadora | Ana Carolina Veríssimo Santos | Paternal involvement: contexts and quality. Implications for the quality of children's socio-emotional adjustment (O envolvimento paterno: contextos e qualidade. Implicações para a qualidade do ajustamento sócio-emocional da criança). (SFRH/BD/138705/2018) | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (1)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Co-Orientadora | Mauro Pimenta | O envolvimento parental, a importância do brincar no desenvolvimento, a competência social e a possibilidade de conflito entre o trabalho e a família da criança a frequentar o jardim-de-infância/pré-escolar (FCT-SFRH/BD/24348/2005). | Português | ISPA-IU | -- | 2013 |
Dissertações de Mestrado (32)
Em curso (4)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Inês Alexandra Neves Antunes | Comportamentos dos pais e vinculação | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Fabiane Mendes de Almeida | Envolvimento paterno, comportamentos parentais e regulação emocional | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Co-Orientadora | Elisabete Yee Fei Camões | Avaliação do programa Ginja em relação ao desenvolvimento de competências emocionais de crianças | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Francisco Manuel Mendes Cardoso | Variáveis Explicativas do Interface Trabalho-Família | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Terminadas (28)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Ana Lucia Gonzaga da Silva | O envolvimento do pai em atividades de cuidados e socialização. Associações com a regulação emocional de crianças em idade pré-escolar. | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Orientadora | Dália Sofia Centeio Nobre | Representações de vinculação e autoconceito em idade pré-escolar | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Orientadora | Sara Filipa Mata Nazaré Pinheiro Esteves | A Qualidade da relação com a Educadora e o Ajustamento Social no Pré-escolar | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Orientadora | Sara Carolin Coelho Brandes | Vinculação na adolescência: associações com comportamentos internalizantes e externalizantes. | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Lúcia de Fátima Tavares Costa Pereira | Crenças sobre o papel do pai: Um olhar sobre diferentes gerações de homens. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2018 |
Orientadora | Carolina Alexandra Rodrigues dos Santos | O impacto do Envolvimento Paterno e dos Estilos Parentais nas Relações de Coparentalidade ? Um olhar sobre a Parentalidade | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Co-Orientadora | Sara Silva Mendes Duarte Oliveira | Crenças Multiculturais dos Educadores e o Autoconceito na Infância | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Ana Teresa Gomes Mota | Análise da competência social de crianças em idade pré-escolar: Associação com características maternas e da criança. | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Orientadora | Vanessa Isabel Veloso de Sá | Estilos Parentais e Compreensão Emocional de Crianças em Idade Pré-escolar | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Rita Sofia da Costa Silva | Sentimento de Competência e Envolvimento Paterno. O papel das crenças maternas e paternas sobre a paternidade | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Filipa Alexandra Tibério Duarte | Conciliar trabalho e família na perspectiva materna e paterna: Qual o papel do envolvimento do pai? | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Joana Mafalda Xavier Alves | Comportamentos Sociais e Não Sociais e Autoconceito em Crianças de Idade Pré-escolar | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Orientadora | Ana Rita Pitarra Amaral | "Dois iguais, Dois diferentes?" Diferenças e Semelhanças na Qualidade dos Comportamentos Maternos e Paternos nas interações com os filhos. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Orientadora | Mara Lisa Marques Chora | A Compreensão Emocional de Crianças em Idade Pré-Escolar eo Papel do Envolvimento Paterno em Atividades de Cuidados e Socialização | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Orientadora | Raphaëlle Guedes Dischler | Análise dos Comportamentos Sociais e não Sociais de Crianças em idade Pré-Escolar. Um olhar sobre as caracteristicas da criança | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Orientadora | Lourença Freitas dos Santos Vieira de Olim | A violência nas relações de intimidade conjugal em Angola: Pensar e agir das vítimas face à violência | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2016 |
Orientadora | Tânia Filipa Pinto de Sousa | O Papel do Desenvolvimento Paterno nas Relações de Coparentalidade, em Famílias Nucleares com Crianças em Idade Pré-Escolar | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Co-Orientadora | Ângela dos Santos Romão | Vítimas "Invisíveis" do Outro Lado da Porta: A Exposição à Violência Interparental, o Grau de Vinculação e os Sintomas Somáticos das Crianças em Idade Escolar | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Orientadora | Isa Milene Leandro Joaquim | Representações de mães acerca do papel do pai: Associações com o envolvimento do pai nas atividades de cuidados e de socialização | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2015 |
Orientadora | Ana Patrícia Faria Ferreira | Um Olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: Contributos da compreensão das emoções e da competência verbal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Orientadora | Filipa Alexandra Luzio Castro | Envolvimento Paterno: Associações entre as Dimensões do Envolvimento, os Estilos Parentais e a Compreensão das Emoções em Crianças em Idade Pré-Escolar | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Orientadora | Ana Catarina Nunes Rodrigues | Gestão Materna do Mundo Familiar e Laboral em Famílias Nucleares com Crianças em Idade Pré-Escolar. Associações com o Envolvimento Paterno | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2014 |
Orientadora | Patrícia Andreia Nunes Martins | Comportamentos sociais e não sociais de crianças a frequentar o ensino pré-escolar. Associações com os estilos parentais em famílias nucleares portuguesas | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Orientadora | Irina Cristiana Lemos Ferreira Branco Pina | O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social e mães com crianças em idade pré-escolar | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2014 |
Orientadora | Joana Filipa Amaral Mendes | O envolvimento paterno em famílias nucleares, com crianças a frequentar o jardim-de-infância: Associações com o sentimento de competência percebido | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Orientadora | Godinho, C. | Envolvimento parental e sentimento de competência parental em famílias nucleares. | Português | ISCTE-IUL | -- | 2012 |
Orientadora | Cláudia Freitas | Estilos e práticas parentais e adaptação psicossocial em crianças de idade pré-escolar. | Português | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida | -- | 2012 |
Orientadora | Pessoa e Costa, I. | O envolvimento parental: Actividades de cuidados e de socialização. | Português | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida | -- | 2009 |