Resumo CV

Luís Ducla Soares nasceu em Lisboa, Portugal, em Março de 1973. Em 1996, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico com 17 valores. Além de ter sido o melhor aluno do curso, recebeu também o prémio Alcatel – Prof. Carvalho Fernandes para o melhor aluno do ramo de Telecomunicações e Electrónica. Em 2004, recebeu o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores também pelo Instituto Superior Técnico. Em 2020, recebeu o grau de Agregado em Ciências e Tecnologias de Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

 

Em 2000, passou a fazer parte do corpo docente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) onde é actualmente Professor Associado (com Agregação), tendo leccionado até hoje várias disciplinas na área da multimédia, processamento de sinal, telecomunicações e outras áreas afins. Ao nível da orientação, participou na orientação de 2 Teses de Doutoramento e 14 Dissertações de Mestrado concluídas, tendo uma das Teses de Doutoramento recebido o Prémio Científico IBM em 2016. Tem actualmente mais 2 Teses de Doutoramento a decorrer.

 

Além da actividade lectiva tem tido também um papel activo na gestão universitária, tendo já desempenhando cargos de relevo como Director da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática, Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e Membro do Conselho Geral do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

 

Em termos de actividade científica, a maioria do seu trabalho tem sido desenvolvida no Grupo de Processamento de Sinal Multimédia (MSP-Lx) do Instituto de Telecomunicações, onde actualmente é Investigador Sénior. Desde 2021, é o Coordenador do Grupo MSP-Lx. Tem tido como principais áreas de trabalho científico, o processamento e a codificação de imagem e vídeo, incluindo novas modalidades como as imagens baseadas em campos de luz. Mais recentemente, começou a interessar-se pela aplicação de técnicas de processamento de imagem/vídeo no âmbito dos sistemas de reconhecimento biométrico e dos sistemas de análise biomédica. Até à data, publicou 22 artigos em revistas de renome internacional, 6 capítulos em livros de editoras internacionais, 51 artigos em actas de conferências internacionais e 11 artigos em actas de conferências nacionais.

 

Ainda no contexto da sua actividade científica, também teve uma participação muito activa no trabalho do comité de normalização ISO/MPEG durante a fase de desenvolvimento da norma visual MPEG-4, nomeadamente na parte relacionada com a resiliência a erros. Além disso, ao longo dos últimos anos, participou activamente num total de 14 projectos financiados (7 europeus e 7 nacionais), tendo sido Investigador Principal de dois projectos nacionais.

 

Em paralelo com esta actividade, serviu de revisor para várias revistas e conferências do IEEE, IET e EURASIP. Participou também na organização de várias conferências e sessões especiais em conferências internacionais, tendo sido o general co-chairman do International Workshop on Forensics and Biometrics (IWBF) realizado em Lisboa em Março de 2013. Além disso, foi um dos representantes locais da EURASIP, com a função de organizar e coordenar actividades a nível nacional (Local Liaison Officer de 2009 a 2017 e National Representative de 2017 a 2019). Além disso, foi também o Presidente da Comissão Técnica 120, responsável por recomendar ao Organismo de Normalização Sectorial o sentido de voto de Portugal para as normas de codificação de imagem, áudio e informação multimédia da ISO/IEC JTC1/SC29, de 2009 a 2017. Desde 2018, é editor associado da revista internacional Signal Processing (Q1 nas bases de dados Web of Science e Scimago).

 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Agregação Ciências e Tecnologias da Informação 2020
Instituto Superior Técnico - UTL
Portugal - Lisboa
Doutoramento Engenharia Electrotécnica e de Computadores 2004
Instituto Superior Técnico - UTL
Portugal - Lisboa
Licenciatura Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1996
Áreas de Investigação
Processamento e codificação de imagem/vídeo
Reconhecimento biométrico
Ciências da Computação e da Informação Ciências Naturais
Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática Engenharia e Tecnologia