
Opinião
-
RTP
Visita de Xi Jinping à Rússia - Análise
Análise à visita de Xi Jinping à Rússia com Cátia Miriam Costa, investigadora do ISCTE, e Luís Mah, professor do ISCTE.
Análise
-
CNN
O segundo dia do encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin foi marcado por discussões sobre o plano de paz apresentado por Pequim. Luís Mah, professor em Desenvolvimento Global no ISCTE, sublinha que, ainda mais importante do que este encontro, é a projeção da China como "mediadora de paz", reforçada após o acordo entre o Irão e a Arábia Saudita.

Notícia
-
Expresso
Mais do que a plataforma, um debate geopolítico
Popularidade do TikTok faz dele uma arma chinesa num contexto de realinhamento internacional. Com comentário de Luís Mah.

Análise
-
CNN
Manobras militares da China em Taiwan - Análise
A China mantém os aviões e navios de combate junto a Taiwan, apesar das manobras militares supostamente já terem terminado. Análise com Luís Mah, especialista em Ásia-Pacífico.
Análise
-
Expresso
Investimentos e tensões que influenciam a dinâmica a dois.
Luís Mah pensa que se assiste, a nível internacional, a uma aproximação à posição da UE. O professor de Estudos de Desenvolvimento no ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa observa que Portugal assume posição crítica enquanto Estado-membro da UE, mas evita entrar em conflito a nível bilateral.
Análise
-
Expresso
Depois de quase 40 anos à frente dos destinos do Camboja, um país do sudeste asiático com cerca de 17 milhões de pessoas, Hun Sen vai deixar a cadeira de primeiro-ministro para o filho. Estará o país que sofreu um dos mais brutais regimes do século XX

Análise
-
CNN
Análise à Cimeira em Vladibostoque
Análise de Luís Mah, professor de Desenvolvimento Global ISCTE, à Cimeira em Vladibostoque.

Análise
-
CNN
Cimeira da Ásia-Pacífico - Análise
Cimeira da Ásia-Pacífico - Análise com Luís Mah, professor no ISCTE de desenvolvimento global e especialista em questões asiáticas.

Artigo
-
Expresso
Xi Jinping reconhece “momentos difíceis” a nível empresarial
Passado um ano de desafios, Presidente chinês promete desenvolvimento da economia. Estímulo ao consumo doméstico enfrenta dificuldades

Opinião
-
Expresso
A vitória de Lai em Taiwan torna a região mais perigosa para a paz mundial?
Candidato pró-independência venceu no dia 13, irritando o regime comunista de Pequim. Presidente Xi Jinping não exclui reunificação com a ilha pela força
Podcast
-
Expresso
Muitas empresas têm optado por rotas alternativas que implicam mais tempo e maiores custos. Efeito na economia pode ser limitado… se o problema for passageiro. Ouça o novo episódio de Money Money Money. Este episódio teve moderação de João Silvestre, editor do Expresso, e contou com a participação de Luis Mah, professor do ISCTE. A edição esteve a cargo de João Martins e Tomás Delfim.

Artigo
-
Expresso
Os ataques dos hutis vão trazer mais inflação?
Luís Mah, professor do ISCTE, esteve no “Money Money Money” para avaliar o evoluir da situação do tráfego de navios no mar Vermelho e o impacto na economia mundial.
Notícia
-
Expresso
Num sector que já conta com restrições de conteúdo e limita o tempo que os jovens podem passar a jogar, a proposta em limitar o dinheiro que os jogadores poderiam gastar ressentiu-se na bolsa. Mas a China parece ter recuado. Declarações de Luís Mah
Notícia
-
RTP
Composta pela União Europeia, pelos Estados-Membros, pelo Banco Europeu de Investimento e o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, a Equipa Europa é desconstruída por Luís Mah, professor de Desenvolvimento Global no Iscte.
Análise
-
TSF
Reunião do Congresso da China
A reunião anual da Assembleia Nacional Popular na China deve aumentar as metas de crescimento económico sem comprometer a segurança do país. A reunião começou na última madrugada com a definição de objetivos de crescimento do orçamento da defesa na ordem dos 7,2%.
Declarações de Luís Mah, professor de Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política no Iscte e de Cátia Miriam Costa, Centro dos Estudos Internacionais do Iscte.
Análise
-
CNN
Luís Mah, professor em Desenvolvimento Global no ISCTE, lembra que a China voltou a ajudar a Coreia do Norte para estabilizar o regime. E analisa a situação atual de Pyongyang, que deixou de se sentir isolada.

Artigo
-
RTP
Dicionário Europeu
No dicionário europeu desta semana ficamos a conhecer melhor o termo financiamento misto.
Comentário de Luís Mah.

Análise
-
Diário de Notícias
Nobel da Economia - Instituições de qualidade criam prosperidade (e não o contrário)
O grande mérito da atribuição do Nobel a estes investigadores “é dar uma maior dimensão ao debate de como construir instituições fortes e inclusivas, perceber a História, perceber a configuração política e institucional”, considera Luís Mah, que assume que há questões que se podem levantar: “Não consegue explicar o caso da China, a maior distribuição de riqueza, tendo em conta o modelo de desenvolvimento do país”, destaca.

Artigo
-
Negócios
China adia novo estímulo económico para depois das eleições dos EUA
A reunião da cúpula do maior órgão legislativo da China foi adiada para terminar depois das eleições dos EUA. Analistas dizem que uma vitória de Trump ou de Harris pode influenciar a dimensão do plano de estímulos económicos de Pequim.

Análise
-
RTP
Análise à tensão na Coreia do Sul
Análise de Luis Mah, especialista em assuntos asiáticos do Iscte e o professor de política internacional da UBI, Jorge Tavares da Silva sobre a situação política na Coreia do Sul.

Comentário
-
Expresso
Os danos de seis horas de lei marcial
“A democracia está nas ruas na Coreia, mais do que na própria governação”, comenta Luís Mah.
Comentário
-
Expresso
Penso que o Presidente Yoon tentou contrariar o obstáculo político do partido da oposição maioritário, declarando abruptamente a lei marcial de emergência. No entanto, este passo não é de todo legítimo uma vez que não havia qualquer situação de emergência como guerra ou um conflito armado na sociedade sul coreana", comentou por escrito ao Expresso Yangmo Ku, professor associado de Ciência Política na Norwich University.
Também Luís Mah, professor de Estudos de Desenvolvimento no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, considera em declarações ao Expresso que "não há nenhuma justificação" para a lei marcial ter sido decretada pelo Presidente, uma vez que não se tratava de "questões de crise militar ou de segurança que pusessem em causa a segurança nacional".
Notícia
-
Negócios
Luís Mah considera que estimular o consumo doméstico é uma das bandeiras do Governo chinês, para ajudar o crescimento económico, que tem estado a ser "essencialmente estimulado e motivado pelo crescimento das exportações".

Comentário
-
Now
Reuniões magnas chinesas
Análise de Luís Mah, professor Iscte, às reuniões magnas chinesas.