Aplicações Móveis Baseadas em Inteligência Artificial para Resposta de Saúde Pública
O projeto FCT DSAIPA/AI/0122/2020 AIMHealth – Aplicações Móveis Baseadas em Inteligência Artificial para Resposta de Saúde Pública, está a ser promovido pelo Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR-IUL), em colaboração com o Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), ambos do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, e ainda, o Instituto de Telecomunicações (IT), a Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AIDFM) e o Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL).
Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), segundo o contrato FCT DSAIPA/AI/0122/2020 ao abrigo do concurso “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020″.
Enquadramento
Devido à pandemia da COVID-19, os contactos pessoais foram limitados, tendo sido necessário o desenvolvimento de novas soluções para prevenir a propagação do vírus. Algumas das soluções tecnológicas apresentadas foram as aplicações de rastreamento de contactos, que informam os utilizadores e as autoridades acerca do potencial ou atual risco de propagação do vírus. Porém, entre os seus utilizadores esta abordagem levantou preocupações acerca da segurança e privacidade.
Objectivo
Tendo em conta as preocupações mencionadas, este projeto propõe a criação e a disponibilização de uma aplicação para smartphone e de uma plataforma segura e confiável de distribuição de serviços baseada em tecnologias de Blockchain e Inteligência Artificial, para identificar pacientes sintomáticos e assintomáticos assim como o risco de exposição, providenciando uma abordagem preventiva para as estratégias de Saúde Pública.
Informação do Projeto
2021-01-25
2023-01-24
Parceiros do Projeto
- ISTAR-Iscte (DLS)
- IT - (Portugal)
- AIDFM - (Portugal)
Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade
Este projecto visa estimular a economia circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade (CICS) baseado nos princípios da Economia Circular. Este sistema irá ser usado por profissionais do projecto e construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios, em Língua Portuguesa, e permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação entre activos, selecção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos nos edifícios ao longo do seu ciclo de vida. O objectivo último do projecto é a redução dos resíduos de construção e demolição através da selecção, utilização e gestão de materiais de construção e elementos construtivos com menor impacto ambiental.