SECClasS
Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade
Descrição

Este projecto visa estimular a economia circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade (CICS) baseado nos princípios da Economia Circular. Este sistema irá ser usado por profissionais do projecto e construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios, em Língua Portuguesa, e permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação entre activos, selecção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos nos edifícios ao longo do seu ciclo de vida. O objectivo último do projecto é a redução dos resíduos de construção e demolição através da selecção, utilização e gestão de materiais de construção e elementos construtivos com menor impacto ambiental.

Desafio

O sector económico de Arquitectura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) representa cerca de 10% do PIB europeu. No entanto, apresenta um consumo de energia e impacto ambiental desproporcional: metade do consumo energia e matérias-primas, um terço do consumo de água e 40% dos gases de efeito estufa. Enquanto outras indústrias têm procurado materiais inócuos e apostaram na redução e reutilização, a indústria da AECO resiste em inovar e adotar melhores práticas.

A comunidade profissional tem a necessidade premente e urgente de um CICS que possa aplicar em projectos de todas as escalas, nacionais e internacionais. Contudo, a pequena dimensão das empresas não lhes permite esse desenvolvimento, e as de maior dimensão não partilham o que entendem ser uma vantagem competitiva. Por outro lado, a construção sustentável não é ainda uma prioridade neste sector.

Abordagem

A metodologia BIM está no centro da modernização do sector da construção. O BIM permite a representação digital dos edifícios, associando a descrição geométrica 3D às diversas informações sobre componentes e materiais de construção, funções, actividades e espaços. Primeiramente é construído o modelo com software de modelação, que alimenta simulações de energia, análises de ciclo de vida, detecção de conflitos, quantificação, programação ou a gestão do edifício. A implementação do BIM em Portugal é uma realidade e os nossos profissionais há muito pedem um Sistema Nacional de Classificação.

A associação de um CICS ao BIM visa a criação de códigos e descrições padrão que caracterizam as fases de projecto e a construção (incluindo organização e estruturação da informação, quantificação de custos, especificações, etc.). Esta classificação unívoca de materiais, elementos, sistemas espaços, e actividades é essencial para o uso de modelos BIM de forma eficiente ao longo do ciclo de vida, do projecto à demolição.

Impacto Social e Económico

Este projeto é estruturante para o setor, aplicando uma abordagem bastante pragmática: irá fornecer um CICS que para além de ajudar no levantamento quantitativo, orçamentação e gestão de instalações auxiliará na tomada de decisões de projeto e sensibilizar para a escolha de materiais e componentes mais sustentáveis enquanto realiza análises de energia, LCC, GWP, etc., visando satisfazer necessidades atuais e futuras.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
ISTAR-IUL Digital Living Spaces Líder 2020-10-01 2022-09-30
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) Portugal Parceiro 2020-10-01 2022-09-30
Universidade do Minho (UM) Portugal Parceiro 2020-10-01 2022-09-30
A Lab Arquitetos (A Lab) Noruega Consultor 2020-10-01 2022-09-30
Marta Campos Arquitetos (MC) Portugal Parceiro 2020-10-01 2022-09-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ricardo Resende ISTAR-IUL [Digital Living Spaces] Coordenador Global 2020-10-01 2022-09-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
ISCTE Application Number 1/Call #2 Prémio EEA Grants Aviso #2 - Projetos para a promoção da Economia Circular no Setor da Construção Portugal 303915,71 95040,23 2020-10-01 2022-09-30
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade
2020-10-01
2022-09-30