Resumo CV

Márcia Santos é uma investigadora do ISTAR-IUL - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Os seus interesses em investigação incluem as áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Gestão, Risco, Business Intelligence e Data Analytics aplicada aos desafios das organizações, tendo em vista contribuir para decisões de gestão mais informadas no campo da reputação, recursos-humanos, desempenho, impacto social, tanto nos setores lucrativo ou sem-fins-lucrativos.

Tem publicado artigos em atas de conferência: Tourism & Management Studies and Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI).

A Márcia tem-se especializado em contabilidade e assuntos fiscais desde que ingressou na Deloitte em 2012. Aqui, contacta com clientes de diversos setores, nomeadamente banca, retalho e produção enquanto prestadora de serviços de (i) consultoria fiscal e (ii) contabilidade em SNC e IFRS.

Nos últimos 5 anos, a Márcia tem ganho uma vasta experiência na aplicação de ferramentas de data analytics em temas de impostos indiretos e direitos aduaneiros em projetos de clientes do setor da produção e financeiro. Neste campo, a Márcia também apoio e liderou o processo de desenvolvimento e implementação de ferramentas de análise de dados no seu departamento, bem como presta serviços de formação e consultoria das ferramentas Microsoft Excel e SQL em empresas e universidade (ISCTE-IUL).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Gestão - Portugal - Lisboa
Doutoramento Gestão 2014 - 2018
ISCTE - Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa
Gestão - Portugal - Lisboa
Mestrado Contabilidade 2010 - 2012
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
Gestão - Portugal - Lisboa
Licenciatura Gestão 2007 - 2010
Áreas de Investigação
Contabilidade
Fiscalidade
Risco
Gestão
Business Intelligence
Data Analytics