Marcos Figueiredo é licenciado em Desenho Industrial - habilitação Projeto de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - 1998, pós graduado em Capacitação Executiva pela FIA Business School - 2010, mestre em Engenharia e Gestão de Inovação pela Universidade Federal do ABC - 2020.
Atualmente é aluno do Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. Está integrado ao ISTAR-IUL - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura, no grupo de Investigação Digital Living Spaces.
Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Realidade Virtual e a Percepção Espacial na Arquitetura para compreensão da ferramenta e seu impacto social ao nível de bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Para isto tem pesquisado em áreas como: Modelagem 3D, BIM (Building Information Modeling), Idadismo, Percepção Espacial e Propriocepção, Comportamento dos Indivíduos em Ambientes Virtuais, Avatares e Agentes, Engines de Jogos e Arquitetura.
Atualmente tem um paper publicado na Smart Innovation, Systems and Technologies, uma book series da Springer, com citação em periódico de inovação.
Tem grande experiência em indústrias inovadoras de aviação executiva, na elaboração, projeto, qualidade e gerenciamento de projetos em empresas como Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) e F-List Components and Furniture, da Áustria. Além disso, trabalhou como gerente de projetos sênior em projetos de visualização de arquitetura com Realidade Virtual, imagens, vídeos e produção de aplicativos na joint venture do Brasil e Estados Unidos, nomeadamente CPVisual-Evolution Ventures.