Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Temas em Antropologia Doutoramento em Antropologia (FCSH); Sim
2024/2025 Famílias, Conjugalidades e Parentalidades Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Sim
2024/2025 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2024/2025 Migrações Contemporâneas Mestrado em Antropologia; Sim
2024/2025 Estudos e Teorias sobre Género Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Sim
2024/2025 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2023/2024 Antropologia Contemporânea Doutoramento em Antropologia; Sim
2023/2024 Cultura, Problemas Sociais e Mudança social: Um Estudo em Lisboa Programa Conjunto em Programas Conjuntos; Não
2023/2024 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2023/2024 Métodos de Pesquisa em Antropologia Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Economia Política; Mestrado em Antropologia; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Não
2023/2024 Migrações Contemporâneas Mestrado em Antropologia; Sim
2023/2024 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2022/2023 Temas em Antropologia Doutoramento em Antropologia (FCSH); Sim
2022/2023 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2022/2023 Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2022/2023 Métodos de Pesquisa em Antropologia Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Economia Política; Mestrado em Antropologia; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Não
2021/2022 Debates em Antropologia Doutoramento em Antropologia (FCSH); Sim
2021/2022 Migrações Contemporâneas Mestrado em Antropologia; Sim
2021/2022 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2020/2021 Terrenos e Prática Antropológica Mestrado em Antropologia (UTAD); Sim
2020/2021 Seminário de Projecto em Antropologia Mestrado em Antropologia (UTAD); Sim
2020/2021 Temas em Antropologia Doutoramento em Antropologia (FCSH); Sim
2020/2021 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2020/2021 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2020/2021 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2019/2020 Temas em Antropologia Doutoramento em Antropologia (FCSH); Sim
2019/2020 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2019/2020 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2019/2020 Culturas: Identificações e Diferenciações Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2019/2020 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2018/2019 Antropologia Contemporânea Doutoramento em Antropologia; Sim
2018/2019 Tese em Antropologia II -- Sim
2018/2019 Tese em Antropologia IV -- Sim
2018/2019 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2018/2019 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2018/2019 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2018/2019 Culturas: Identificações e Diferenciações Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2018/2019 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2017/2018 Antropologia Contemporânea Doutoramento em Antropologia; Sim
2017/2018 Tese em Antropologia II -- Sim
2017/2018 Tese em Antropologia IV -- Sim
2017/2018 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2017/2018 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2017/2018 Culturas: Identificações e Diferenciações Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2016/2017 Antropologia Contemporânea Doutoramento em Antropologia; Sim
2016/2017 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2016/2017 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2016/2017 Culturas: Identificações e Diferenciações Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2015/2016 Tese em Antropologia Doutoramento em Antropologia; Sim
2015/2016 Elaboração de Projecto em Antropologia Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Antropologia; Sim
2015/2016 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2015/2016 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2015/2016 Tese em Antropologia Doutoramento em Antropologia; Sim
2015/2016 Género, Emoções e Poder Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Licenciatura em História; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2015/2016 Culturas: Identificações e Diferenciações Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2013/2014 Seminário: Migrações Contemporâneas Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Sim
2013/2014 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2013/2014 Relações: Géneros, Famílias, Parentesco Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2013/2014 Tese em Antropologia Doutoramento em Antropologia; Sim
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (6)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Normando Viana O papel da cultura na relação entre cognição e emoção: uma perspectiva interdisciplinar e dialógica entre a Antropologia das Emoções e a Psicologia Cognitiva Português Em curso ISCTE-IUL 2021
Terminadas (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Anna Fedele “Alternative Maternities in Portugal: Gender, Religion and Corporeality” FCT. SFRH/BPD/47864/2008 Português ISCTE-IUL -- 2015
Maria Cristina Santinho “Refugiados: Vulnerabilidade, resiliência e inclusão numa sociedade democrática” Português ISCTE-IUL -- 2015
Anna Fedele “Neopagan Groups and Pilgrimages in Portugal and Their Relationship with the Transnational American and European Neopagan Movement” FCT. SFRH/BPD/47864/2008 Português ISCTE-IUL -- 2012
Maria Cristina Santinho “Refugiados: vulnerabilidade, resiliência e inclusão numa sociedade democrática, em contexto de crise socioeconómica.” Português ISCTE-IUL --
Simone Frangella “Complexifying borders: work, generation and mobility in Lisbon South Margin.” Português ISCTE-IUL --
Teses de Doutoramento (19)
Em curso (14)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Ana Beatriz Zimmermann Bomilcar Entre vozes e gestos (anti)capacitistas: experiências de acessibilidade e o uso de tecnologias digitais Português Em curso ISCTE-IUL --
Alexa Ranaldo Corpo e saúde entre as mulheres andinas: uma etnografia das práticas terapêuticas na cuenca de Patacancha (Peru) Português Em curso ISCTE-IUL 2021
Marta Cristina Borges Pereira de Lemos Identidade, Emoções e Bem-Estar. Experiências de processos de acolhimento e integração de refugiados e requerentes de asilo em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL 2020
Cecilia Ivone Menduni Luis A invisibilidade dos emigrantes indocomentados em Lisboa Português Em curso ISCTE-IUL --
Joana Vidal Maia Contraceção e poder: controlo da reprodução como experiência multidimensional de relações sociais Inglês Em curso ISCTE-IUL 2020
Clara Gonzalez Cragnolino A educação das mulheres durante o Estado Novo. Uma etnografia sobre a obra das Mães e a mocidade portuguesa feminina Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Alexa Ranaldo Corpo e saúde das mulheres: um estudo das práticas terapêuticas contemporâneas entre os Andes peruanos Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Juliana dos Santos Pereira Moraes Mulheres brasileiras na Alemanha: entre mobilidades, afeto e cuidado transnacional Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Alexandre Emmanuel Audigane Uma Ilha na Península: vinda, estadia e integração de refugiados da África lusófona pós-independência no Centro de Acolhimento para Refugiados de Peniche Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Cecília Ivone Menduni Sanches Luís A Europa como processo imaginário. Indocumentados em Lisboa: entre a precariedade e a integração Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Marta Cristina Borges Pereira de Lemos Para lá dos números - A dimensão subjetiva, identinária e emocional como parte integrante do acolhimento e integração de reugiados em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Joana Vidal Maia Contraceção e poder: controlo da reprodução como experiência multidimensional de relações sociais Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Ana Beatriz Zimmermann Bomilcar Entre gestos e vozes (anti)capacitistas: experiências de acessibilidade e usos de tecnologia digitais Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Clara Gonzalez Cragnolino Elites, Justiça e Gênero: Questões de Estado ou Estado em questão? Português Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Vanessa Iglésias Calado Carvalhal Amorim Safar a vida: incerteza, informalidade e crise nas comunidades piscatórias de Olhão e Setúbal Português ISCTE-IUL 2017 2023
Fernanda Maria Rivas de Oliveira ?E o que é que é preciso para ser voluntário?? Voluntariado como modelo de governança em contextos de crise. Portugal 2012-2018 Português ISCTE-IUL 2013 2021
Cristiana do Vale Pires Ecotopias, ambientalismo e o cuidado como fator de sustentabilidade: contributos oriundos de comunidades intencionais, da permacultura e da mudança intencional de estilos de vida ISCTE-IUL 2013 2017
Lira Turrer Dolabella Copos, corpos e afetos : gênero, sexualidade e imigração no contexto das casas de alterne ISCTE-IUL 2011 2015
Paula Christofoletti Togni A Europa é o Cacém. Mobilidades, género e sexualidade nos deslocamentos de jovens brasileiros para Portuga ISCTE-IUL -- 2014
Dissertações de Mestrado (22)
Em curso (3)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Rui André Gaspar da Silva Representação de Género no Cinema Português: Antes e Depois do 25 de Abril de 1974 Entregue ISCTE-IUL 2024
Catarina Mira Paz Ritmos de Conexão: Criação de Laços Emocionais entre Mulheres através de Canções Waulking e a sua Importância durante o Luto Em curso ISCTE-IUL 2024
Mariana Baltazar Plantier Saraiva Problemas estruturais do sistema de asilo português Inglês Em curso ISCTE-IUL 2020
Terminadas (19)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Maria João Oliveira Bernardo Lourenço da Rosa Medidas de integração à comunidade cigana em Portugal: Incentivos ao estudo e o seu impacto social, cultural e Questões de género Português ISCTE-IUL 2022 2023
Renê César Pereira Imigração dos Brasileiros em Lisboa Português ISCTE-IUL 2022 2023
Pedro da Silva Alves Halal na comunidade muçulmana odivelense: A importância sociocultural da alimentação Português ISCTE-IUL 2023 2023
Bianca Gomes Lepore Da magreza para sapatilha de ponta à ?cara de bailarina?: entendimento da relação da dança com os corpos gordos Português ISCTE-IUL 2022 2023
Mariana Baltazar Plantier Saraiva O impacto humanitário da atual crise diplomática entre Marrocos e Espanha, especificamente nos territórios de Ceuta e Melilla: a importância de assegurar a existência de vias legais e flexíveis no âmbito da União Europeia Português ISCTE-IUL 2021 2022
Sara Marques de Carvalho Martins Canha Condições políticas e justificações para a criação do Estatuto do Cuidador Informal em Portugal - perspetivas sobre o papel dos cuidados informais Inglês ISCTE-IUL 2019 2021
Sara Marques de Carvalho Martins Canha Condições políticas e justificações para a criação do Estatuto do Cuidador Informal em Portugal - perspetivas sobre o papel dos cuidados informais Português ISCTE-IUL 2019 2021
Sara Marques de Carvalho Martins Canha O estatuto do cuidador informal e as políticas sociais em Portugal. Português ISCTE-IUL 2019 2020
Clara Gonzalez Cragnolino Fazer o género no Judiciário. Formas de administrar justiça em casos de "violência doméstica" em Portugal. Português ISCTE-IUL 2020 2020
David Alexandre Santos Passos Um outro "olhar": Igualdade de Género no Cinema Independente Português ISCTE-IUL 2019 2020
Maria de Fátima Alves Gomes de Vasconcelos Companhia Maior: da experiência do corpo envelhecido ao corpo performativo Português ISCTE-IUL 2018 2019
Cecília Ivone Menduni Sanches Luís A invisibilidade Visível: entidades não governamentais e estruturas informais de suporte a imigrantes indocumentados na cidade de Lisboa Português ISCTE-IUL 2014 2015
Cátia Alexandra Abreu Domingos Cor e Educação e na Construção do Futuro dos Jovens de Origens Africanas em Portugal Português ISCTE-IUL 2014 2015
Fernanda Maria Rivas de Oliveira Solidariedade, dádiva e mercados privados numa Comunidade Eborense: Sustentabilidade e processos constitutivos dos Agentes de Cuidado Português ISCTE-IUL 2012 2013
Carolina Wendolyne Cazares Treto O amor nos tempos da Globalização - O caso das mexicanas que migram por amor para Portugal Português ISCTE-IUL 2011 2012
Cristiana do Vale Pires Ecoaldeias: Construindo Alternativas - Estudo exploratório do movimento social das Ecoaldeias através do Global Ecovillage Network, Tamera e Los Angeles Ecovillage Português ISCTE-IUL 2011 2012
Alexandre Emmanuel Audigane intitulado Uma ilha na península: o centro de acolhimento para refugiados de Peniche (1977-1982). Português ISCTE-IUL 2009 2011
Alexandre Emmanuel Audigane ISCTE-IUL 2011 2011
Carla Maria Lima de Sousa Maçarico “Parentalidade e homosexualidade. Um olhar antropológico. Português ISCTE-IUL 2007 2009