Ciência-IUL    Autores    Maria Assunção Gato    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Hélice quádrupla para estimular a inovação nas PMEs culturais e criativas do Atlântico
O objectivo geral do projecto europeu 4H-CREAT é melhorar a cooperação entre os actores públicos, privados e de investigação e desenvolvimento (P & D), a fim de promover a inovação, o desenvolvimento de capacidades e o conhecimento da inovação nas pequenas e médias empresas criativas e culturais (PME ). Especificamente, o projeto desenvolverá várias atividades, incluindo um modelo transnacional de transferência de conhecimento, para facilitar a aplicação de resultados de P & D às PME nas indústrias culturais e criativas, promovendo a inovação através do paradigma colaborativo da quatro hélices, que envolve a participação de usuários finais através de processos de co-criação e co-design. Co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação INTERREG para o Espaço Atlântico 2014-2020, e com um orçamento total de 1.749.825 euros, o projecto 4H-CREAT tem uma parceria europeia composta por sete instituições: Universidade Caledoniana de Glasgow (Parceiro líder), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (DINÂMIA'CET), Cámara Oficial de Comércio, Indústria e Navegação de Sevilha, Etablissement Public d'Aménagement Bordeaux - Euratlantique, Technopole Laval Mayenne, Instituto de Tecnologia de Limerick e Fundación Municipal de Cultura del Ayuntamiento de Avilés.
Informação do Projeto
2017-05-31
2020-05-30
Desenvolvimento de turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais
CREATOUR é uma incubadora / demonstração e iniciativa de pesquisa multidisciplinar, apoiando processos de pesquisa colaborativa. O projeto de três anos visa conectar os setores culturais / criativos e de turismo através do desenvolvimento de uma abordagem integrada de pesquisa e aplicação para catalisar o turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em todo o Portugal. O turismo criativo envolve experiências de aprendizagem ativas que permitem a auto-expressão e criatividade, desenvolvimento de habilidades, com uma relação mais ampla entre o turismo e as indústrias criativas emergentes, e com plataformas que possibilitam a distribuição deste conteúdo. Uma característica essencial neste processo é o vínculo firme da criatividade ao lugar e sua incorporação no meio local, promovendo o visitante uma experiência de imersão dentro da cultura local e instituições locais e gerando valor agregado econômico e social para a região.
Informação do Projeto
2016-11-01
2019-10-31
Parceiros do Projeto
Avaliação do Programa Português para Todos
Objetivos do projeto: criação de um plano de avaliação técnica para o programa Português para Todos, seus objetivos e monitorização de execução, para produzir um sistema de caracterização e interpretação abrangente de PPT. Juntamente com essa análise, a complexidade desse empreendimento determina a sistematização de possíveis descobertas com base em sistemas de monitorização existentes, a criação de instrumentos suplementares de recolha de dados que ampliam os mecanismos de interpretação disponíveis. Metodologia: a avaliação do programa PPT será realizada com base num método multi-abrangente projetado especificamente para coletar informações relevantes para a análise de diferentes níveis que determinam o curso do Programa: • Sistema de monitoramento / análise de banco de dados • Entrevistas • Pesquisa • Estudos de caso • Sessões de grupo de foco • Análise SWOT.
Informação do Projeto
2013-11-01
2015-07-31
Parceiros do Projeto