Habitar a revolução: Perspetivas sobre transformações sociais e produções espaciais a partir das casas ocupadas do bairro das Amendoeiras, em Lisboa
Portugal debate-se atualmente com uma grave crise habitacional, ainda que apresentando contornos diferentes da situação vivida em Abril de 1974, e que levou à ocupação ilegal de casas em bairros ainda em construção, como é o caso do bairro das Amendoeiras. Embora exista alguma documentação e conhecimento produzido sobre o bairro, o interior das casas e a forma como elas testemunharam as mudanças socioeconómicas e políticas em 50 anos de democracia continua por explorar, tal como como a invisibilidade persistente do papel das mulheres em todo o processo. Este projeto tem por objetivo geral dar visibilidade às dinâmicas espaciais, económicas, sociais, políticas e identitárias do bairro das Amendoeiras, também conhecido por Zona I de Chelas, em Lisboa.
Informação do Projeto
2024-09-16
2026-03-15
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
- AMBA - (Portugal)
Processo de envolvimento de comunidades e grupos de interesse relativo à remoção de barreiras obsoletas e melhoria da conetividade dos rios na bacia do Alviela
Este projeto tem como objetivo planear e implementar um processo de envolvimento de comunidades e grupos de interesse na bacia do Alviela quanto à remoção de barreiras obsoletas e medidas associadas a serem implementadas pelo GEOTA na região, com o objetivo de melhoria da conetividade do rio Alviela. O processo de envolvimento a propor e implementar terá por base os princípios e ferramentas de participação e co-criação (Reilly et al., 2018; Gato et al., 2014) que têm sido identificados e discutidos pela literatura académica e cinzenta mais recente como relevantes para desenvolver processos participativos não instrumentalizados (Fox et al., 2016; Germaine et al., 2021) e que permitam uma participação efetiva das comunidades afetadas enquanto comunidades de relevância (Batel, 2018; Ryder, Walker, Batel et al., 2023). Estes princípios e ferramentas metodológicas serão adaptados ao contexto em estudo.
“Unidos Venceremos!” Arte e Comunidade em Debate - Projeto de Produção artística colaborativa
Projeto de arte pública colaborativa desenvolvido na aldeia de Canal Caveira com a comunidade local, sob o patrocínio do Município de Grândola. Canal Caveira é uma pequena aldeia com raízes ligadas à antiga mina da Caveira e que foi crescendo junto à Estrada Nacional 259- IC1, ligando Grândola ao Algarve. O projeto de arte pública colaborativa em Canal Caveira é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar (escultores, antropólogos, arquitetos e um produtor de imagem) ao longo de vários workshops criativos, com o objetivo de conhecer e homenagear esta comunidade através da sua memória coletiva e através da sua materialização sob a forma de uma escultura para o espaço público da aldeia.
Informação do Projeto
2024-05-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
Young generations trapped in hybrid lifestyles: Challenges in ways of living and working towards the urban green care in Lisbon and Oslo
Focusing on hybrid trends and models of living (e.g. cohousing and coliving and working flexible and multifunctional spaces), HybGen aims to understand which resilient values and survival strategies young adults (20-35 years old) of Lisbon and Oslo are adopting, and how such strategies intersect with urban green care. The goal is to delve into the hybridity of the new urban lifestyles and the blockages of a generation that, despite being one of the best prepared to face the new challenges of the digital transition, is being sacrificed by the urban economic extractive model. A comparative study will be carried out through participatory action research. This includes fieldwork conducted in both cities; participatory workshops with different stakeholders; a joint seminar to discuss and share findings and good practices; an open-access publication. This bilateral initiative will promote the cooperation, exchange and sharing of knowledge and networking between Portuguese and Norwegian entities, identifying best practices and producing useful policy recommendations for common problems.
Informação do Projeto
2024-02-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
- NULS - (Noruega)
Apoio Especial Verão com Ciência - DC 2022
Programa e acompanhamento das atividades de investigação científica e tecnológica para estudantes de mestrado, integradas no projeto internacional “F-Atlas | Paisagens Franciscanas” e em “COST ACTION CA18214 - A geografia dos Novos Espaços de Trabalho e o impacto na periferia”.
O VERÃO COM CIÊNCIA é um apoio especial às atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D para potenciar a capacidade científica e tecnológica e a sua relação com o ensino superior e a sociedade. O programa previu o financiamento de 11 bolsas de iniciação à investigação pelo período de um mês, com montante de 5303,32€, proveniente de verbas do Orçamento de Estado.
Informação do Projeto
2022-07-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
Habitação colectiva de Álvaro Siza: projetos, contextos e vivências (Porto-Lisboa-Nova Iorque)
O objectivo geral do projeto é o estudo das transformações da habitação colectiva de Siza nas últimas 5 décadas, privilegiando a análise articulada dos: a) projetos (habitação social/promoção privada) e respectivas condições sociais e urbanas de enquadramento; b) seus habitantes e da relação que estes desenvolvem com o espaço projetado. A pesquisa segue uma metodologia intensiva: estudo comparado de 3 casos/projetos de habitação colectiva de Siza. Cada projeto representa um momento particular da vida profissional do arquiteto a que corresponde um momento particular da sociedade e cidade; os 3 em conjunto, e a sua sequência temporal, representam simultaneamente a trajetória individual de Siza (parte dela) e a da sociedade e cidade contemporâneas. Os casos são: 1º Bouça/Porto - lançado após a Revolução 1974. Simboliza a Revolução, Arquitetura e o Direito à Cidade quando esta estava em decadência; 2º Terraços de Bragança – Chiado, Lisboa, lançado nos anos 1990. Simboliza o boom do imobiliário nacional, arranque da modernização e a procrastinação do renascimento urbano; 3º Edifício 611 West 56th Street – Hell’s Kitchen, Nova Iorque, lançado nos anos 2010’s. Simboliza a híper-globalização, ascensão da cidade, financeirização do imobiliário e incontestabilidade do valor da autoria arquitectónica. A maior inovação da proposta está na sequência temporal destes 3 casos que nos permite responder às seguintes questões: o que mudou na produção e na apropriação nas casas de Siza e em que é que essas mudanças se relacionam com mudanças sociais e com o percurso do arquiteto? Quem promove as habitações nos diferentes períodos e locais e para quem? Quais as diferenças/semelhanças formais, funcionais e contextuais dos diferentes projetos? Como é que as transformações do contexto urbano impactam na ocupação das habitações em termos sociais, usos e valor? Qual o perfil social dos seus habitantes, sua evolução e diferenças intre projetos? Como é que esses diversos habitantes vivem (n)as...
Informação do Projeto
2022-02-01
2024-07-31
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
- IST - (Portugal)
LXHABIDATA
O projeto LXHABIDATA pretende acionar e alimentar uma plataforma de dados sobre a habitação geograficamente referenciados para todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, atualizados com periodicidade trimestral, com o objetivo de favorecer a discussão pública, o ensaio de medidas de política habitacional e a informação de vários agentes, para além do apoio à docência dos investigadores implicados. Na nossa opinião esta plataforma enquadra-se nos objetivos do Projeto pois permite aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas de mudança ao nível do espaço considerando a diversidade das logicas, dos processos e dos atores que o produzem ou dele se apropriam com particular atenção às dinâmicas habitacionais e de desenvolvimento local.
Informação do Projeto
2019-10-26
--
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
A Geografia dos Novos Espaços de Trabalho e o Impacto na Periferia
The aim of the COST Action is threefold. First, it aims to share the first outcomes of some funded international research projects on the phenomenon of new workplaces, such as Coworking Spaces and Maker Spaces, in order to: (i) identify the typologies (Taxonomy) of such emerging workplaces, and (ii) reveal their spatial distribution, and to explain their location patterns. Secondly, through the comparison and dissemination of the first results of these international research activities, the Action aims at identifying, measuring and evaluating the (direct and indirect) effects of these new working spaces (Atlas) in order to understand whether and how they have promoted – with or without the help of public subsidies and planning measures : (a) regional competitiveness, economic performance and resilience; (b) entrepreneurial milieu; (c) knowledge creation within regional innovation system, retaining knowledge workers and the creative class; (d) social inclusion and spatial regeneration of peripheral areas. The third aim is to collect, discuss and develop guidelines for tailored policy and planning measures (Tool Box) to foster the positive effects of new workplaces through the promotion of agreements and cooperation with local, regional and/or national public administrations/stakeholders, as well as to try to mitigate their negative effects on the neighbourhoods (i.e. parking shortages, noise, or increasing land rent).
Informação do Projeto
2019-10-01
2024-03-30
Parceiros do Projeto
Maria Assunção Gato - Projeto Individual Norma Transitória
Informação do Projeto
2018-11-01
2024-10-31
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
Arte Pública e Participação Cidadã - Um Monumento para o Lousal
Patrocinado pelo Município de Grândola, o projecto de investigação-acção “Um Monumento para o Lousal” visa homenagear esta comunidade, investindo na valorização identitária do seu território através da Arte Pública. Trata-se de um processo de co-produção artística desenvolvido ao longo de várias sessões de trabalho entre uma equipa interdisciplinar de investigadores e a comunidade local, com o objectivo de projectar em conjunto e de raiz, três esculturas para a aldeia. Neste contexto, a Arte Pública assume-se não só como ferramenta de diálogo com o território e as memórias colectivas, mas também como elemento de valorização de um património material e imaterial identificador do Ser e do Saber Fazer das gentes do Lousal. Em 2018 concluiu-se o processo criativo que conduziu à elaboração de várias propostas escultóricas, sujeitas posteriormente à votação. Serão construídos e instalados de forma faseada os três projectos mais votados (1º em Maio 2019 e 3º em 2021).
Informação do Projeto
2018-10-01
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Hélice quádrupla para estimular a inovação nas PMEs culturais e criativas do Atlântico
O objectivo geral do projecto europeu 4H-CREAT é melhorar a cooperação entre os actores públicos, privados e de investigação e desenvolvimento (P & D), a fim de promover a inovação, o desenvolvimento de capacidades e o conhecimento da inovação nas pequenas e médias empresas criativas e culturais (PME ). Especificamente, o projeto desenvolverá várias atividades, incluindo um modelo transnacional de transferência de conhecimento, para facilitar a aplicação de resultados de P & D às PME nas indústrias culturais e criativas, promovendo a inovação através do paradigma colaborativo da quatro hélices, que envolve a participação de usuários finais através de processos de co-criação e co-design.
Co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação INTERREG para o Espaço Atlântico 2014-2020, e com um orçamento total de 1.749.825 euros, o projecto 4H-CREAT tem uma parceria europeia composta por sete instituições: Universidade Caledoniana de Glasgow (Parceiro líder), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (DINÂMIA'CET), Cámara Oficial de Comércio, Indústria e Navegação de Sevilha, Etablissement Public d'Aménagement Bordeaux - Euratlantique, Technopole Laval Mayenne, Instituto de Tecnologia de Limerick e Fundación Municipal de Cultura del Ayuntamiento de Avilés.
Informação do Projeto
2017-05-31
2020-09-30
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (IT)
- Official Chamber of Commerce, Industry and Shipping of Seville - (Reino Unido)
- Limerick Institute of Technology - (Irlanda)
- Public Development establishment Bordeaux - (França)
- Municipal Foundation of Culture of the City of Aviles - (Espanha)
Desenvolvimento de turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais
CREATOUR é uma incubadora / demonstração e iniciativa de pesquisa multidisciplinar, apoiando processos de pesquisa colaborativa. O projeto de três anos visa conectar os setores culturais / criativos e de turismo através do desenvolvimento de uma abordagem integrada de pesquisa e aplicação para catalisar o turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em todo o Portugal. O turismo criativo envolve experiências de aprendizagem ativas que permitem a auto-expressão e criatividade, desenvolvimento de habilidades, com uma relação mais ampla entre o turismo e as indústrias criativas emergentes, e com plataformas que possibilitam a distribuição deste conteúdo. Uma característica essencial neste processo é o vínculo firme da criatividade ao lugar e sua incorporação no meio local, promovendo o visitante uma experiência de imersão dentro da cultura local e instituições locais e gerando valor agregado econômico e social para a região.
Informação do Projeto
2016-11-01
2020-04-30
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT)
- UAlg - (Portugal)
- UEvora - (Portugal)
- UM - (Portugal)
Avaliação do Programa Português para Todos
Objetivos do projeto: criação de um plano de avaliação técnica para o programa Português para Todos, seus objetivos e monitorização de execução, para produzir um sistema de caracterização e interpretação abrangente de PPT. Juntamente com essa análise, a complexidade desse empreendimento determina a sistematização de possíveis descobertas com base em sistemas de monitorização existentes, a criação de instrumentos suplementares de recolha de dados que ampliam os mecanismos de interpretação disponíveis.
Metodologia: a avaliação do programa PPT será realizada com base num método multi-abrangente projetado especificamente para coletar informações relevantes para a análise de diferentes níveis que determinam o curso do Programa:
• Sistema de monitoramento / análise de banco de dados
• Entrevistas
• Pesquisa
• Estudos de caso
• Sessões de grupo de foco
• Análise SWOT.
Informação do Projeto
2013-11-01
2015-07-31
Parceiros do Projeto