Ciência-IUL    Autores    Maria de Lurdes Rodrigues    Projetos de Investigação
Maria de Lurdes Rodrigues
217650387 (Ext. 220283)
Gabinete 2S17
Cacifo 185
Projetos de Investigação
Agenda Setting em Portugal numa Perspectiva Comparada: A Legislação, as Promessas Partidárias, a Opinião Pública e os Media
É objectivo deste projeto inscrever Portugal na rede internacional Comparative Policy Agendas Project (CAP) , que efetua análises comparativas (nacionais e internacionais) da priorização, agendamento e evolução das políticas, com base no trabalho pioneiro sobre dinâmicas das políticas públicas nos Estados Unidos da América desde a segunda guerra mundial desenvolvido por Frank Baumgartner e Bryan Jones (1993, 2005), da Universidade de Austin-Texas. Nos últimos anos, o CAP evoluiu para um grande projeto de âmbito internacional, que reúne investigadores dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa, com o objectivo de desenvolver análises comparadas da priorização dos problemas públicos e das dinâmicas de mudança nas políticas públicas.O CAP tem por objectivo compreender como e porquê os governos priorizam algumas políticas e não outras, e inclui problemas específicos de investigação, tais como: qual o efeito da opinião pública na agenda legislativa? como influenciam os media a produção legislativa? Os partidos são importantes na antecipação da mudança?Para permitir a realização de análises comparativas, os parceiros envolvidos neste projeto adoptam uma metodologia idêntica para classificar diferentes fontes por tópico (legislação, orçamentos, notícias, manifestos eleitorais, opinião pública). Este sistema permite estudar (a mudança) de atenção relativamente a um tópico particular (e.g. hospitais) e os factores explicativos.É nosso propósito replicar esta metodologia de pesquisa e codificação em Portugal.  Assim, o  projeto AGENDA SETTING EM PORTUGAL NUMA PERPECTIVA COMPARADA pretende contribuir para a investigação da área das Políticas Públicas, para a análise da priorização de problemas públicos como surgem novos assuntos, novas ideias, novas propostas políticas) e  para o estudo das mudanças e permanências nas políticas públicas em Portugal nas últimas décadas.
Informação do Projeto
2017-06-12
2017-06-12
Parceiros do Projeto
Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de pesquisa avançada, bem como o reforço e alargamento da oferta educativa na área das políticas públicas de educação e da administração escolar. Por um lado, pretende-se constituir no CIES-IUL uma equipa de referência internacional na área das políticas públicas de educação, com um enfoque particular na área da organização e administração do sistema escolar a nível macro e micro, capaz de competir e liderar projetos a nível internacional. Daí que a primeira tarefa a promover com o presente projeto seja o de implementar, a partir das redes internacionais construídas pelo CIES-IUL e pelos seus investigadores, uma pesquisa de âmbito Europeu sobre “Políticas Educativas e Organização Escolar: objetivos, modelos e desempenhos na Europa”.Por outro lado, pretende-se desenvolver as atividades de ensino, reforçando a área das políticas de educação no mestrado e no doutoramento em políticas públicas e criação de um Doutoramento em Administração e Gestão Escolar.
Informação do Projeto
2016-05-01
2019-04-30
Parceiros do Projeto
40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
Informação do Projeto
2015-01-20
2015-02-16
Parceiros do Projeto
40 Anos de Politicas Públicas de Educação
O objetivo deste projeto é organizar a publicação de uma obra antológica, contendo a descrição e a análise deste longo percurso das políticas de educação, nas suas várias dimensões: dos fundamentos das políticas educativas, às decisões tomadas, aos recursos humanos, financeiros e institucionais que foram sendo mobilizados, passando pela identificação e o reconhecimento do papel dos diferentes atores, incluindo os organismos internacionais, e tendo como pano de fundo a evolução registada no contexto político nacional e europeu.
Informação do Projeto
2014-01-10
2014-11-30
Parceiros do Projeto
Observatório Biologia e Sociedade
O estudo apresentado tem por objecto a Biologia, como disciplina científica e actividade profissional, e os seus praticantes, os Biólogos. Com este estudo pretendeu-se investigar, analisar e interpretar várias facetas da relação múltipla e complexa entre a Biologia e a sociedade em Portugal. Numa perspectiva integrada, consideraram-se, em especial: a formação da Biologia como ciência e como actividade com crescente impacto económico e social; a organização do ensino e da formação; o emprego e desempenho profissional dos biólogos; a interface entre a Biologia, os biólogos e a sociedade em que se integram, incluindo o seu activismo e protagonismo em organizações não governamentais e as imagens da Biologia e do biólogo na opinião pública. Perante novas oportunidades e riscos (no plano da empregabilidade), clivagens e dinâmicas de integração (no exercício da profissão), expectativas e tensões (entre investigação e acção, entre interesses científicos e profissionais, responsabilidades sociais e desafios de ordem ética), a Biologia e os biólogos expõem hoje, de forma paradigmática, os desafios com os quais as ciências e os seus profissionais se defrontam na era tecnológica.
Informação do Projeto
2003-11-03
2007-07-30
Parceiros do Projeto
Consumidores e Utentes: uma Força Associativa em Construção?
Propõe-se analisar o fenómeno do associativismo de consumidores e de utentes de grandes serviços de interesse público, em Portugal, na presente conjuntura, marcada pelos progressos da integração europeia. 
Informação do Projeto
1997-01-11
1997-07-11
Parceiros do Projeto