Ciência-IUL    Autores    Maria Eduarda Gonçalves    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Mobilização de REcursos para o Envolvimento do Público com a ciência e a tecnologia
Mobilizando recursos para o envolvimento público, visa atender a essa necessidade, examinando como os RIs estão envolvendo a sociedade. O objetivo final é desenvolver indicadores para avaliar o engajamento público no nível das instituições. Em particular, o projeto visa reunir uma base de dados global de dados comparáveis sobre a cultura do envolvimento público a nível institucional e inclui colaboradores na Europa e na América do Norte. A equipa realizará estudos nacionais em Portugal, no Reino Unido, na Alemanha, na Itália, nos Países Baixos e nos EUA e aplicará uma pesquisa de questionário a uma amostra representativa de instituições de pesquisa em cada país. O projeto reúne uma equipe experiente em metodologias e grande escala Pesquisas de amostra representativas nacional e internacional aplicadas ao PUS e membros da equipe em cada país membro.
Informação do Projeto
2016-04-04
2019-10-03
Parceiros do Projeto
Scientific and Technological Risk Regulation in the Social Network Age
Objetivos do projeto: as decisões políticas são arriscadas. Muitas vezes, elas são tomadas num contexto de incerteza, restrições de tempo, pressões múltiplas e restrições económicas. As decisões em (ou envolvendo) C & T rotineiramente carregam ainda mais problemas: impactos negativos potencialmente grandes, informações insuficientes ou inadequadas, medos públicos, questões éticas e impactos ambientais, entre outros. No entanto, a C & T desempenha um papel cada vez mais importante nas decisões políticas e a importância da C & T no desenvolvimento económico das nações é agora inquestionável. Especificamente, propomos gerar e analisar um grande número de conjuntos de dados, seja a partir de pesquisa de bibliotecas tradicionais e questionários, seja a partir de análises de sentimento de última geração e outras técnicas de mineração de texto. O enfoque estará no caso da gripe (da pesquisa sobre vírus da gripe ao controle epidémico) e a nossa hipótese é que uma melhor compreensão dos riscos, dos medos e das pressões externas pode proporcionar aos legisladores uma estrutura mais completa ao elaborar novas leis. Essencialmente, esperamos poder avaliar o quão apropriado é a atual legislação de risco da C & T europeia e, atendendo aos resultados obtidos com as análises dos grandes conjuntos de dados, proporemos diretrizes específicas e direcionadas a serem seguidas pelos legisladores. Estes incluirão recomendações sobre a melhor maneira de usar os media sociais, não só para transmitir informações, mas também para coletá-las.
Informação do Projeto
2013-06-01
2015-11-30
Parceiros do Projeto
Choice beyond (in)commensurability: controversies and public decision making on territorial sustainable development (BECOM)
Este projeto destina-se a explorar dispositivos de tomada de decisão (instrumentos e procedimentos) e seu papel no confronto de conflitos entre os valores (incomensuráveis) à medida que surgem no processo de tomada de decisão pública sobre a sustentabilidade de projetos com grande impacto no meio ambiente. Com a Directiva 2001/42 / CE da União Europeia, o procedimento de avaliação conhecido como Avaliação Ambiental Estratégica (SEA) tornou-se um instrumento importante para a implementação de políticas de desenvolvimento territorial sustentáveis ​​na UE. A decisão pública é, portanto, chamada a traduzir na prática o objetivo do desenvolvimento sustentável territorial - um princípio orientador da ação pública que exige a composição de definições diferentes e muitas vezes contrastantes sobre bens comuns desejáveis ​​para prosseguir. No entanto, a forma como essa composição pode ser alcançada deixa espaço para controvérsias e arranjos variados, dependentes do contexto. O projeto combina duas explorações diferentes, mas entrelaçadas. O primeiro é o objetivo de analisar a tradução de abordagens monistas e pluralistas em "dispositivos de decisão" (análise custo-benefício, abordagens integradas e multi-critério). O segundo eixo é dedicado à observação de como esses dispositivos foram promulgados em controvérsias relativas a grandes projetos de infraestrutura, especificamente: a decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, a decisão de construção da barragem de Tua e a decisão sobre a extensão do aeroporto de Milão.
Informação do Projeto
2010-04-01
2013-09-30
Parceiros do Projeto