Notícia
-
SIC Notícias
As experiências e as dificuldades dos alunos ciganos nas escolas são semelhantes às das crianças e jovens imigrantes, nomeadamente em termos de discriminação, revela um estudo nacional sobre trajetórias escolares dos estudantes ciganos no ensino secundário.
Notícia
-
Record
As experiências e as dificuldades dos alunos ciganos nas escolas são semelhantes às das crianças e jovens imigrantes, nomeadamente em termos de discriminação, revela um estudo nacional sobre trajetórias escolares dos estudantes ciganos no ensino secundário. Inclui declarações de Maria Manuela Mendes.
Notícia
-
Jornal Económico
Processo de democratização e consolidação da democracia desde há 50 anos impede que haja um retrocesso nos direitos das pessoas ciganas em Portugal, destaca investigadora. No entanto, esta especialista aponta para o aumento do anticiganismo. Esta segunda-feira comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Ciganas.
A socióloga Maria Manuela Mendes, com investigação sobre temas ciganos, não acredita que possa haver uma regressão nos direitos das pessoas ciganas, mas alertou para o aumento do anticiganismo e para a “urgência” da falta de habitação. Declarações à agência Lusa, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, da investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte) .
Notícia
-
Lusa
Portugal vai ter um novo estudo nacional sobre as comunidades ciganas, de quantificação, mas também caracterização, que deverá arrancar em maio, tem a duração prevista de dois anos e será elaborado por um consórcio académico.
Notícia
-
Iscte
Dossiê - Temos cicatrizes do tempo, mas também carregamos nas nossas veias a resistência"
Foi o 25 de abril de 1974 que deu à comunidade cigana a pleinitude da cidadania portuguesa, apesar de ter chegado a Portgal há 500 anos.