Teresa Madeira da Silva - É Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, investigadora integrada do CRIA-IUL, investigadora associada no DINÂMIA’CET-IUL, Diretora do Doutoramento em Estudos Urbanos (DEU) pelo ISCTE-IUL (doutoramento conjunto entre o ISCTE-IUL e a Universidade Nova), coordenadora de ECTS do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) (2014-2019), coordenadora do Seminário Multidisciplinar em Estudos Urbanos e coordenadora das UCs Arquitetura III e IV do Mestrado Integrado em Arquitetura.
Tem vários anos de experiência profissional como arquiteta e recebeu em 1991 o Prémio Valmor e Arquitectura Municipal 1989, em co-autoria.
No ISCTE-IUL foi membro do Plenário da Comissão Pedagógica da ISTA (Escola de Tecnologias e Arquitectura), (2013-2017), do Plenário e da Comissão Permanente da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura e Urbanismo (2013-2016). Foi diretora do Mestrado em Estudos Urbanos (MEU) (2015-2016), coordenadora do 2º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) (2017-2019), coordenadora do 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (2011-2014) e coordenadora do 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (2014-2016).
Coordenou o Summer School Sufficiency strategies in urban architecture, a convite da Technische Universität Darmstadt (TUD) (2015), o Seminário de Especialização: projetar em tempo de escassez: ocupação temporária em espaços devolutos (2014-2015) e o Workshop Colectiv Housing in Tamera Solar Village com a TUD. Colabora em redes internacionais: o portal da Fundação C. Gulbenkian - Património de Influência Portuguesa, o Secretariado Permanente do CIHEL - Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono e a Faculty of Design and Technology da Technische Universitat Darmstadt.
Publicou vários artigos em revistas científicas com revisão por pares (8 em revistas indexadas; 2 na web science). Publicou (2018) dois ebooks editados pelo Repositório do ISCTE-IUL, vários capítulos de livros e trabalhos em atas de eventos. Participou em diversos encontros científicos.
Atua na área da arquitetura e do urbanismo e as áreas de interesse científico são: habitação; programas habitacionais; formas de habitar; estudos urbanos; urbanismo de origem portuguesa; cidades africanas de origem portuguesa; periferias/periurbano; ensino e metodologias de projeto de arquitetura.
Orienta 4 teses de doutoramento (duas concluídas), 2 dissertação de mestrado (concluídas), 19 trabalhos (componente teórica) de projeto final de arquitetura do MIA (2 a decorrer) e 4 estágios à Ordem dos Arquitetos (2 concluídos). Foi arguente em 6 júris de doutoramento, em 4 júri de mestrado e em 14 do mestrado Integrado em Arquitetura.
Coordenou a proposta vencedora de um Concurso lançado pelo IHRU, Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, donde resultou um trabalho de investigação em dois conjuntos habitacionais em Marvila e um contrato de prestação de serviços entre o ISCTE-IUL e o IHRU. Colabora pontualmente como atelier DNSJ na realização de projetos de arquitetura. Foi provedora do estagiário na Ordem dos Arquitetos entre 2014 e 2016.