Ciência-IUL    Autores    Teresa Madeira da Silva    Currículo
Resumo CV

Teresa Madeira da Silva - É Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, investigadora integrada do CRIA-IUL, investigadora associada no DINÂMIA’CET-IUL, Diretora do Doutoramento em Estudos Urbanos (DEU) pelo ISCTE-IUL (doutoramento conjunto entre o ISCTE-IUL e a Universidade Nova), coordenadora de ECTS do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), coordenadora do Seminário Multidisciplinar em Estudos Urbanos e coordenadora das UCs Arquitetura III e IV do Mestrado Integrado em Arquitetura.

Tem vários anos de experiência profissional como arquiteta e recebeu em 1991 o Prémio Valmor e Arquitectura Municipal 1989, em co-autoria.

No ISCTE-IUL foi membro do Plenário da Comissão Pedagógica da ISTA (Escola de Tecnologias e Arquitectura), (2013-2017), do Plenário e da Comissão Permanente da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura e Urbanismo (2013-2016). Foi diretora do Mestrado em Estudos Urbanos (MEU) (2015-2016), coordenadora do 2º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) (2017-2019), coordenadora do 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (2011-2014) e coordenadora do 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (2014-2016).

Coordenou o Summer School Sufficiency strategies in urban architecture, a convite da Technische Universität Darmstadt (TUD) (2015), o Seminário de Especialização: projetar em tempo de escassez: ocupação temporária em espaços devolutos (2014-2015) e o Workshop Colectiv Housing in Tamera Solar Village com a TUD. Colabora em redes internacionais: o portal da Fundação C. Gulbenkian - Património de Influência Portuguesa, o Secretariado Permanente do CIHEL - Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono e a Faculty of Design and Technology da Technische Universitat Darmstadt. 

Publicou vários artigos em revistas científicas com revisão por pares (9 em revistas indexadas). Publicou (2018) dois ebooks editados pelo Repositório do ISCTE-IUL, e coordenou (2021) mais dois. Temvários capítulos de livros e trabalhos em atas de eventos. Participou em diversos encontros científicos.

Atua na área da arquitetura e do urbanismo e as áreas de interesse científico são: habitação; espaço público; formas de habitar; estudos urbanos; urbanismo de origem portuguesa; cidades africanas de origem portuguesa; formas de organização do espaço; ensino e metodologias de projeto de arquitetura.

Orienta 4 teses de doutoramento (2 concluídas), 2 dissertação de mestrado (concluídas), 19 trabalhos (componente teórica) de projeto final de arquitetura do MIA (concluídos), 12 trabalhos de Projeto Final de Mestrado em Arquitetura (concluídos) e 6 estágios à Ordem dos Arquitetos (5 concluídos). Foi arguente em 6 júris de doutoramento, em 4 júri de mestrado e em 14 do mestrado Integrado em Arquitetura.

Coordenou a proposta vencedora de um Concurso lançado pelo IHRU, Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, donde resultou um projeto de investigação sobre dois conjuntos habitacionais em Marvila e um contrato de prestação de serviços entre o ISCTE-IUL e o IHRU. Foi provedora do estagiário na Ordem dos Arquitetos entre 2014 e 2016.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
IPPS-Iscte. Instituto de Políticas Públicas e Sociais
Portugal - Lisboa
Outro tipo de qualificação Curso de Comunicação na Rádio e Televisão 2020 - 2020
IPPS-Iscte. Instituto de Políticas Públicas e Sociais
Portugal - Lisboa
Outro tipo de qualificação Escrita de Textos de opinião 2019 - 2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Arquitectura e Urbanismo 2005 - 2009
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Mestrado Mestrado em Desenho Urbano 1997 - 1999
Aula do Risco
Portugal
Outro tipo de qualificação Fotografia como Medium 1995 - 1995
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Portugal - Lisboa
Pós-graduação CAD-Arris 1992 - 1992
Universidade de Lisboa
Portugal - Lisbon
Licenciatura Arquitectura 1980 - 1985
Áreas de Investigação
habitação; espaço público; formas de habitar; estudos urbanos; urbanismo de origem portuguesa; cidades africanas de origem portuguesa; formas de organização do espaço; ensino e metodologias de projeto de arquitetura
Artes Humanidades
Outras Humanidades Humanidades