Mariana Évora é licenciada em Antropologia (2019) e Mestre em Estudos Internacionais (2022) pelo Iscte. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Sociologia na mesma instituição.
Iniciou-se como Assistente de Investigação em 2020, no projeto "FEMINA- Fecundidade, Imigração e Aculturação" (CIES-Iscte). Paralelamente, escreveu a dissertação de mestrado "Ricos e Pobres no Sudoeste Alentejano: Os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na Freguesia de São Teotónio". Desde então, foi bolseira no "Estágio de Verão em Estudos Internacionais", do CEI-Iscte; colaborou na recolha de dados do projeto EQUALS4COVID (CIES-Iscte e ISAMB), foi assistente de comunicação no Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt), e colaborou no projeto "PT3C - Promoção Turística, Cultural e Criativa da CACO", da Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.
Atualmente, é bolseira de doutoramento FCT (UI/BD/154400/2023), com um projeto sobre cuidados de assistência ao nascimento na Colômbia, e é assistente de investigação no Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt).
Interessada nas temáticas ligadas à saúde, direitos humanos, género e migrações.