Resumo CV

Mariana Évora é licenciada em Antropologia (2019) e Mestre em Estudos Internacionais (2022) pelo Iscte. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Sociologia na mesma instituição. 

Iniciou-se como Assistente de Investigação em 2020, no projeto "FEMINA- Fecundidade, Imigração e Aculturação" (CIES-Iscte) sobre experiências, expectativas e cuidados de saúde sexual e reprodutiva de famílias portuguesas e cabo-verdianas a residir em Portugal, coordenado por Violeta Alarcão. Paralelamente, escreveu a dissertação de mestrado "Ricos e Pobres no Sudoeste Alentejano: Os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na Freguesia de São Teotónio", orientada por Maria Cristina Santinho e co-orientada por Manuel João Ramos. Desde então, foi bolseira no "Estágio de Verão em Estudos Internacionais", do CEI-Iscte; colaborou na recolha de dados do projeto EQUALS4COVID (CIES-Iscte e ISAMB), foi assistente de comunicação no Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt), e colaborou no projeto "PT3C - Promoção Turística, Cultural e Criativa da CACO", da Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

Atualmente, é bolseira de doutoramento FCT (UI/BD/154400/2023), com um projeto sobre cuidados de assistência ao nascimento na Colômbia; e é assistente de investigação no Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt). 

Interessada nas temáticas ligadas à saúde, direitos humanos, género e migrações.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Departamento de História - Portugal - Lisboa
Mestrado Estudos Internacionais 2019 - 2022
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Departamento de Antropologia - Portugal - Lisboa
Licenciatura Antropologia 2016 - 2019
Sociologia Ciências Sociais
Antropologia Ciências Sociais