Projetos de Investigação
Políticas Culturais e Ecossistemas Locais do Livro
Este projeto visa analisar políticas públicas locais para o livro e a leitura, tendo como núcleo de análise as ações, as estratégias e as práticas de agentes na elaboração e na implementação dessas políticas, através da análise de ecossistemas locais do livro. Seguindo uma abordagem qualitativa intensiva, de estudo de casos, baseando-se na noção de ecossistemas e ecologia das artes e da cultura (Dujovne, 2018; McCarthy, Ondaatje e Novak, 2007), pretende-se caracterizar ecossistemas do livro em determinadas localidades, a fim de entendercomo estes se estruturam, sob a égide de políticas culturais, para responder à procura dos leitores, promover e democratizar a leitura e o acesso ao livro. Será desenvolvido um quadro de análise que se pretende adaptável a diferentes casos, sendo um contributo para a análise e produção de políticas e estudos voltados para esse sector. Orientação: José Soares Neves (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-10-02
2027-10-02
Parceiros do Projeto
Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura
No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 deu início no ano de 2022 ao estudo sobre as Práticas de Promoção da Leitura junto da população jovem. O novo estudo tem como objetivo a caracterização dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto da população em idade escolar, entre os seis e os 18 anos. O universo do estudo é constituído por um conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e curadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. O presente estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte e conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. O financiamento é assegurado pela McDonald’s.
Informação do Projeto
2021-12-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto