Ciência-IUL    Autores    Monica Pacheco    Currículo
Resumo CV

Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2001), Mestre em Habitação e Urbanismo pela Architectural Association de Londres (2004), doutorada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa com a tese “Genealogias da fundamentação em Arquitectura. Contributos para uma arqueologia da representação do conhecimento” (2013, bolseira da FCT). Recentemente participou no Visiting Teachers Programme da Architectural Association (2015).

Colaborou com diversos gabinetes de arquitectura em Portugal e na Holanda, nomeadamente no UnStudio e OMA, tendo participado em diversos projectos em Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Suíça e EUA, entre os quais o Jardim do Tabaco em Lisboa; o Institutsgebaude für Oper und Orchester em Graz; a reconversão da orla ribeirinha Ponte Parodi em Genova; e a Casa da Música no Porto.

Lecciona no Mestrado Integrado em Arquitectura do ISCTE-IUL desde 2004, em particular as disciplinas de Projecto de Arquitectura, e tem sido convidada para aulas, seminários, palestras, exposições, workshops e júris em Salerno, Antuérpia (ADSL 2014-16), Londres (University of Westmisnter; Bartlet, UCL; AA); Hasselt, Boston (Northeastern) e Sighi?oara (C.A.S.A). Em 2014 participou no programa Biennale Sessions da Bienalle di Venezia. Tem presidido painéis em conferências (nos últimos dois anos no All Ireland Architecture Research Group), publicado papers e capítulos de livros no âmbito do ensino, da investigação e da representação em arquitectura tais como "Theory by Design" (2012) e "Paper Cities" (2016).

Membro e investigadora do centro de investigação DINÂMIA-CET, participou no projecto internacional Habitação para o maior número: Lisboa, Luanda, Macau” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, na organização do congresso "Optimistic Suburbia", e na coordenação do workshop e exposição com o mesmo nome (2014-16). Actualmente pertence à equipa de investigação do projecto "Coast to Coast: late infrastructural development in former Portuguese Africa (Angola and Mozambique): Historical-critical analysis and post-colonial assessment".

Em 2016 começou a desenvolver a investigação, enquanto Visiting Research Fellow da Bartlett (UCL, Londres) sobre a história do Departament of Tropical Studies da Architectural Association, sua herança e rede transnacional de conhecimento, questionando os sistemas pré-estabelecidos de transferência do conhecimento na arquitectura pos-colonial.

 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Doutoramento Arquitectura 2013
Architectural Association School of Architecture, London
Mestrado Housing and Urbanism 2004
Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Licenciatura Arquitectura 2001
Áreas de Investigação
Architectural Education
Architecture
Urbanism
Housing
Representation