Ciência-IUL    Autores    Patrícia André    Currículo
Resumo CV

Investigadora no CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (NOVA School of Law), no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (ISCTE) e membro do LxLTG – Lisbon Legal Theory Group (CIDP-FDUL). Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e obteve o grau de mestre em Direito – Novas Fronteiras do Direito no ISCTE. Doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e bolseira de doutoramento da FCT, tem interesses de investigação nas áreas da Sociologia do Direito e da Justiça, Teoria do Direito, Direito e Tecnologia e Investigação Sociojurídica.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Secção Autónoma de Direito - Portugal - Lisboa
Mestrado Novas Fronteiras do Direito 2010
Universidade de Lisboa
Faculdade de Direito - Portugal - Lisboa
Licenciatura Direito 2003
Áreas de Investigação
Sociologia do Direito e da Justiça: legibilidade, comunicação e discurso jurídico; dimensões e dispositivos do sistema jurídico; dinâmicas jurídico-sociais e políticas.
Teoria do Direito: interpretação e argumentação jurídica.
Direito e Tecnologia: inteligência artificial e direito; ciberjustiça; processamento automático de linguagem e argumentação; novas tecnologias e prática jurídica.
Investigação Sócio-Jurídica: teorias, métodos e ferramentas; quadro jurídico-normativo e políticas públicas da investigação científica.
Sociologia Ciências Sociais
Direito Ciências Sociais