Projetos de Investigação
Análise de Conteúdo de Peças Jornalísticas sobre Divulgação de Sondagens
O projecto refere-se à realização de um trabalho de análise de conteúdo de peças jornalísticas (de imprensa, rádio e televisão) sobre divulgação de sondagens.
Informação do Projeto
2008-12-22
2009-07-17
Parceiros do Projeto
Análise de Conteúdo de Espaços Noticiosos Emitidos por Serviços de Programas de Radiodifusão de Cobertura Nacional
O projecto reporta-se à realização de um trabalho de análise de conteúdo de espaços noticiosos emitidos por serviços de programas de radiodifusão de cobertura nacional. Serão analisados os noticiários emitidos por três rádios: Antena 1, Rádio Renascença – canal 1, e Rádio Comercial, durante o ano de 2008.
Informação do Projeto
2008-12-22
2009-04-20
Parceiros do Projeto
Ciência Aberta: Investigar, Publicar e Divulgar Ciência na Sociedade em Rede
O surgimento do Open Access como modelo de publicação científica pode representar um factor de mudança de paradigma, não só da própria publicação, mas também dos próprios modelos de investigação, processos de financiamento e, em última análise, nos próprios modelos de ensino e relação da população com os conteúdos científicos e culturais. Essa mudança poderá ocorrer uma vez que, entre os investigadores das diferentes áreas da ciência, das life sciences às humanidades, estará em formação um movimento social embrionário protagonizado pelos próprios produtores de ciência e que tem como objectivo alterar os modelos de publicação e acesso à informação científica seja ela produto final de investigação ou matéria prima de investigação. Exemplos disso serão movimentos como o Open Access, Science Commons\Creative Commons, a criação de Journals Online de acesso livre e o desenvolvimento de projectos Open Source como o PKP (Universidade de British Columbia). O objectivo deste estudo é o de situar essa ocorrência, no campo da ciência, num movimento mais vasto que tem na organização social da sociedade em rede, na ética hacker e no movimento Open Source as suas géneses. Questionando assim, quais serão as implicações para a produção científica, para a ciência e seus produtores, bem como para a sociedade e sua relação com a ciência.
Informação do Projeto
2008-07-16
2010-05-31
Parceiros do Projeto
A Saúde na Era da Informação: Médicos, Utentes e Media
O principal objectivo do estudo é a análise do papel das tecnologias de informação e comunicação (em particular, a internet) enquanto veículos de recolha e disseminação de informação e produção de conhecimento.
Informação do Projeto
2005-10-01
2007-10-30
Parceiros do Projeto
World Internet Project - Uma Comparação de Portugal no Contexto Global
Em 1998 os hábitos de consumo de televisão nos E.U.A. por jovens com idade inferior a 14 anos diminuiram pela primeira vez em 50 anos, fenómeno que parece ocorrer igualmente em outros países, incluindo Portugal. É possível que tenham encontrado, pela primeira vez em duas gerações, algo mais apelativo que a Televisão: os computadores e a Internet. Apesar de ter exercido uma influência sem precedentes sobre as culturas nacionais, esta jogou-se sobretudo no campo do lazer e entretenimento. Neste momento é cada vez mais visível que os computadores, e sobretudo a Internet, têm vindo a produzir efeitos sobre o trabalho, a escola e a recreação, comparáveis aos da Televisão. A equipa responsável por este trabalho tem vindo a desenvolver investigação sobre a Televisão, a Rádio, a Imprensa, a Internet e os seus conteúdos (no âmbito da rede COST A20) nos últimos quatro anos, encontrando-se já a cooperar com equipas homólogas em instituições como a U.C.L.A. (E.U.A.), a Nanyang Technological University (Singapura), a SDA Bocconi University de Milão (Itália), o World Internet Institute (Suécia), o Oxford Internet Institute (Reino Unido), o Theseus International Management Institute (França), o European Institute for the Media (Alemanha), a Technical University of Budapest (Hungria), a Chinese Academy of Social Sciences (China), a City University of Hong Kong (Hong Kong), a National Chung Cheung University (Taiwan), a Tokyo University (Japão), o Indian Institute of Technology - Bombay (Índia), a University of Macau, a Yonsei University (Coreia), a Universidad Catolica de Chile, o Servilab (Espanha), o Institute of Applied Economics & Fundación de Investigaciones Economicas Latino-Americanas (Argentina), e o Canadian Media Research Consortium (que inclui a Ryerson University, a York University, a University of Montreal, a University of British Columbia e a University of Laval).<br>Combinando métodos de pesquisa de reconhecidos méritos científicos e técnicas de análise de ...
Informação do Projeto
2005-04-18
2007-07-31
Parceiros do Projeto
O Impacto da Internet nos Mass Media em Portugal
O objectivo deste projecto é integrar uma rede europeia alargada de investigadores que estudem o impacto da Internet nas industrias de Mass Media, possibilitando a participação portuguesa na execução do programa COST A20: O Impacto da Internet nos Mass Media na Europa. O enfoque primário desta rede de trabalhos reside no impacto micro-económico da internet nos media.
Informação do Projeto
2004-02-01
2006-10-01
Parceiros do Projeto