WED PT - Elites in Portugal
O WED PT - Elites em Portugal é um projeto de investigação inscrito na World Elite Database (https://worldelitedatabase.org/), que é um projeto cooperativo de dados e análise liderado por investigadores em populações de elite em todo o mundo. Somos um consórcio internacional de académicos da Argentina, Chile, China, Dinamarca, Itália, França, Finlândia, Alemanha, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA, com o objetivo de expandir para mais países em todo o mundo. Trabalhamos em conjunto para desenvolver um novo sistema de dados normalizados sobre as elites, para estudar e partilhar. O nosso objetivo é resolver o problema da comparabilidade e heterogeneidade no estudo das estruturas de poder nacionais e fomentar uma comunidade cooperativa de académicos interessados em estudar sistematicamente as populações de elite. Tendo em conta esta abordagem internacional, o “WED PT - Elites em Portugal” tem também como objetivo aprofundar o estudo das elites em Portugal, e para isso mobilizará os instrumentos teóricos e metodológicos para os desafios históricos e contemporâneos que o estudo das elites implica para uma melhor compreensão das desigualdades, das classes, dos valores, da democracia, do crescimento económico, do desenvolvimento e do bem-estar social.
Informação do Projeto
2023-11-21
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Mestrado Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças
O projeto de investigação-ação em serviço social com famílias e crianças tem como objetivo implementar um mestrado internacional, que inclua universidades europeias e africanas - MFAMILY Erasmus Mundus Joint Master Degree. O programa aprofunda os conhecimentos e as competências necessárias para trabalhar a nível internacional em intervenções junto de crianças vulneráveis e famílias marginalizadas.
O projeto Erasmus Mundus proporciona 139 bolsas para estudantes, mobilidade de professores e conferências por Visiting Scholars de vários países. Adicionalmente, contribui para a investigação com artigos de temas inovadores.
O programa é desenvolvido conjuntamente pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Gotemburgo (UGOT), Universidade de Stavanger (UiS) e Universidade de Makerere (MU).
O primeiro semestre decorre em Lisboa, Portugal, o segundo semestre em Stavanger, Noruega, e o terceiro semestre em Gotemburgo, Suécia, antes dos alunos se distribuírem pelas uatro instituições parceiras para trabalharem na dissertação de mestrado. A língua de ensino é o inglês.
O objetivo do programa é que os estudantes se formem com uma base prática sólida para: compreenderem os diversos e variados contextos, situações de vida e desafios enfrentados pelas crianças e famílias na Europa e em contextos internacionais seleccionados; aplicarem competências para trabalharem adequadamente nestes e com estes contextos; utilizarem e desenvolverem investigação que informe o conhecimento e a prática do trabalho com crianças e famílias vulneráveis; e aplicarem os valores do trabalho social internacional.