| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Teorias Sociológicas Contemporâneas: Grandes Obras | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Sociologia do Género | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Estudos e Teorias sobre Género | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Estudos e Teorias sobre Sexualidade | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Construção de Projeto em Estudos Interdisciplinares sobre Género e Sexualidade | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | -- | Não |
| 2024/2025 | 2º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Teorias Sociológicas Contemporâneas: Grandes Obras | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Sociologia do Género | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Estudos e Teorias sobre Género | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | -- | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2023/2024 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas | -- | Não |
| 2021/2022 | 2º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Sociologia da Família | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Leituras em Economia Política | -- | Não |
| 2021/2022 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2020/2021 | 2º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Sociologia da Família | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Leituras em Economia Política | Mestrado em Economia Política; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2019/2020 | 2º | Teorias Sociológicas Contemporâneas: Grandes Obras | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Sociologia da Família | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
Investigador Integrado
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Género, Curso de Vida e Saúde]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (13)
Em curso (5)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Aldrin Cardoso Vasconcelos | Heteronormatividade estrutural: Competências em género e sexualidade para o serviço social | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Ana Caroline Trindade dos Santos | As expressões do preconceito étnico-racial e seus desdobramentos no trabalho do/a assistente social no Brasil e em Portugal | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Adedoja Aminat Adeyemi | Sexuality in Yoruba Oral Traditions and the Burden of Morality on Women | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Fernando André Rosa | Trajectórias Sociais e Identidades de Género de Activistas GLBT | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Pedro Casa Nova da Costa Martins | Razão Sociológica e Ideologia: o caso do dilema agente-estrutura | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (8)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Caroline Trindade dos Santos | As expressões do preconceito étnico-racial e seus desdobramentos no trabalho do/a assistente social no Brasil e em Portugal | Português | Iscte | 2017 | 2024 |
| Fernando Manuel André Rosa | O género em recontextualização: trajetórias queer, pedagogias feministas | Iscte | 2014 | 2022 | |
| Nélson Ramalho | “Virar Travesti”: Trajetórias de Vida, Prostituição e Vulnerabilidade Social | Português | Iscte | -- | 2019 |
| Nélson Alves Ramalho | Virar Travesti - Trajetórias de vida, Prostituição e Vulnerabilidade Social | Iscte | 2013 | 2019 | |
| Joacine Katar Moreira | A Cultura di Matchundadi na Guiné-Bissau: Género, Violências e Instabilidade Política | Português | Iscte | -- | 2018 |
| Guilherme Gomes Ferreira | Donas de rua, vidas lixadas: interseccionalidades e marcadores sociais nas experiências de travestis com o crime e o castigo | Português | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil) | -- | 2018 |
| Guilherme Gomes Ferreira | Donas de rua, vidas lixadas: interseccionalidades e marcadores sociais nas experiências de travestis com o crime e o castigo | Iscte | 2018 | 2018 | |
| Joacine Elysees Katar Tavares Moreira Paquete | A Cultura di Matchundadi na Guiné-Bissau: Género, Violências e Instabilidade Política | Iscte | 2017 | 2018 |
Dissertações de Mestrado (19)
Em curso (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Katarzyna Bielak | Navigating social life without alcohol: challenges for sober-curious, young adults in Poland | Em curso | Iscte | 2025 |
Terminadas (18)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Raquel Fiúza Ribeiro Lopes | Trajetórias de Vida de Mulheres em Situação de Prostituição | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Pedro Casa Nova da Costa Martins | Dilema Agente-Estrutura: Entre a Razão e Ideologia | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Ana Rita Amaral Arruda | De Feitiços a Heroínas: Os papéis das mulheres nos espaços dos jogos contemporâneos | Iscte | 2024 | 2024 | |
| Lorena Testa Anderáos | Quem te ensinou a Amar? Padrões Narrativos Românticos e Papéis Normativos de Gênero na indústria cinematográfica de Hollywood | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Bilyana Antonieva Zdravkova | Experiências de jovens diversos e queer com Educação Sexual em Lisboa, Portugal | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Sophie Van Der Does | Masculinidade hegemônica e populismo de direita. O caso do Chega. | Inglês | Iscte | 2022 | 2022 |
| Vera Maria Marques Ramos | Simplesmente reclusa - Estudo de caso no Estabelecimento Prisional Feminino de Tires | Português | Iscte | 2018 | 2020 |
| Inês Filipa General Trindade | Representações sociais de género e sexualidade em Portalegre e Lisboa | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Filipa Alexandra Torgal Godinho | As 'princesas' e os 'campeões': Processos de imposição e aprendizagem de género numa sala de jardim de infância | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| António Pedro Vital da Fonseca | Deambulações Nocturnas - Contributos para uma sociologia do striptease | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Ana Sofia da Conceição Serrano | O individuo homossexual e a utilização de redes sociais online - A (re)construção da(s)identidade(s) | Português | Iscte | 2014 | 2016 |
| Maria Carolina de Castro Amado | Representações de mulheres solteiras na cidade de Lisboa | Português | Iscte | 2013 | 2016 |
| Alexandre Martins Vaz | Galdérias e Garanhões - O Duplo Padrão Sexual e a Construção do Género nas práticas discursivas dos jovens | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Mafalda Almeida Munhá Fernandes | Manifestações de Resistência ao Consumo: da crença à prática | Português | Iscte | 2012 | 2014 |
| Marta Sofia da Silva Martins | Experiências de conjugalidade em idade tardia: Fatores motivacionais assumidos | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Mariana Araújo Marques | Maternidade Transnacional: O exercício da maternidade por mulheres que imigraram sem os filhos | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Ana Rita Mateus César Augusto | Consequências das Rupturas Conjugais na Reestruturação das Redes Sociais | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| José Pedro Figueira de Sousa Aguiar Teixeira | Praticas e negociações alimentares das crianças em contexto familiar: um estudo de caso exploratório na região de Lisboa | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
Projetos Finais de Mestrado (3)
Terminadas (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| José Eduardo Palma Batista Marques | O ARTISTA SOL - ser absoluto na façanha. O colectivo na produção artística contemporanea | Português | Iscte | 2013 | 2015 |
| Vitória Inácia Viegas Teles Grilo | Viver com arte - a dança como forma de inclusão social. A sua aplicação em projectos sociais: Escola Livre de Dança da Maré (Rio de Janeiro) | Português | Iscte | 2011 | 2014 |
| Ana Maria Varela Semedo de Pina | Indústrias Culturais e Criativas como facilitadoras da Inclusão Social; Boas Práticas | Português | Iscte | 2012 | 2014 |
English