Titular de dois Doutoramentos e de duas Agregações, Renato Pereira é Subdiretor para a Internacionalização e a Investigação da Escola de Gestão do Iscte-IUL.
Especializou-se em Empreendedorismo, em Inovação, em Gestão Internacional, e em Desenvolvimento Económico da África Subsariana.
Antigo residente-estudante da Cité Internationale Universitaire de Paris, foi designado para o Conselho de Administração da fundação privada de utilidade pública que gere o campus internacional da capital francesa, eleito por um colégio representativo de 5.000+ votantes de 150+ nacionalidades.
Trabalhou em várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos três primeiros unicórnios portugueses.
Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pelo desenvolvimento da 1ª rede de âmbito nacional do mundo para carregamento de veículos elétricos, e o Conselho de Administração da SGORME - Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Elétrica, S.A.
Durante treze anos consecutivos, desempenhou o cargo de Vogal do Conselho Fiscal da Taguspark, S.A., sociedade gestora de um dos maiores e mais relevantes parques de ciência e tecnologia do país.
Foi Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais.
Dirige, atualmente, o Mestrado em Gestão Internacional da Escola de Gestão do Iscte. Anteriormente, dirigiu o Mestrado Executivo em Gestão da Inovação da Iscte Executive Education, para além de várias unidades curriculares dos Mestrados da Iscte Business School, do Mestrado em Estudos Africanos e do Doutoramento em Estudos Africanos.
Enquanto Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenou: o Doutoramento em Economia da Empresa, o Seminário de Geoeconomia do Doutoramento em Relações Internacionais, o Mestrado em Gestão de Empresas, e a Licenciatura em Gestão, para além de várias unidades curriculares dos três ciclos universitários.
Tem recebido prémios de investigação e outras distinções relativamente às suas publicações atribuídos por relevantes membros da comunidade científica.
Orientou 5 pós-doutoramentos, 21 doutoramentos e mais de 200 mestrados.
Tem uma longa e extensiva experiência académica internacional, tendo sido Professor e/ou Investigador Visitante em instituições de ensino superior de: Angola, Brasil, Chéquia, China, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Índia, Indonésia, Macau, México, Moçambique, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Uganda e Uzbequistão.