Ciência-IUL    Autores    Ricardo Venâncio Lopes    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Avaliação do Plano Estratégico para o Cinema e a Produção Audiovisual Independente 2014-2018
Avaliação da implementação do “PLANO ESTRATÉGICO PARA O CINEMA E A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE 2014-2018”; e diagnóstico atualizado do sector do cinema e audiovisual português, com base na auscultação dos respetivos agentes e no diálogo com o sector, o qual possa ser útil para o ICA utilizar no âmbito do plano estratégico 2021-2025.
Informação do Projeto
2021-01-29
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Stronger Peripheries: A Southern Coalition / Sp
Project partners are gathered in Southern Coalition, an initiative targeting at strengthening the arts and culture in Southern European countries, especially focusing on participatory approaches and capacity-building. It gathers 14 organizations from 10 countries: all to some extent identifying with a loosely defined ‘Southern Europe’, all committed to foster local community engagement in the arts and all devoted to overcoming the obstacles in their specific contexts by increasing mutual cooperation. It is mainly a cultural concept instead of a geographical one, where “South” is broadly understood. It refers particularly to those affected by the political and economic crisis, interested in collaborative strategies based on a set of common values and needs that derive specifically from working in the peripheries. Although in different ways, all the countries involved in the project share common challenges: • unstable cultural policy contexts; • vulnerable ecosystems, in which arts organizations cope with less funding, face bureaucratic obstacles and are generally severely under-resourced for the work they carry out; • widespread need for professional training in the sector and capacity-building schemes that enhance the sustainability of the sector; • a lack of knowledge of audiences needs results in low audience numbers; • shrinking of funds for artistic production, replaced by instrumental funding for social programs: • a sense of being ‘peripheral’, with distinct implications in different cases: because the country is a small economy, because of their geo-political situation or because they work in rural areas or in territories marked by strong inequalities. Southern Coalition has identified 3 main areas of action to be tackled in the project Stronger Peripheries: collaborative strategies, capacity-building and cultural policies. Its priorities are supporting training, audience development, and inclusive cultural policies in the periphery.
Informação do Projeto
2020-12-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
Acompanhamento Parallel - 2º ciclo
A Procur.arte é a entidade Coordenadora da PARALLEL – European Photo Based Platform, projecto europeu apoiado pelo programa Europa Criativa, que congrega agentes culturais interessados em promover tutorias e cruzamentos culturais, com o objectivo de criar um novo padrão na fotografia contemporânea. O DINÂMIA’CET-IUL (ISCTE) é responsável por um estudo de acompanhamento de implementação de cada ciclo da plataforma PARALLEL – European Photo Based Platform, a partir de um acompanhamento anual contínuo às suas actividades. Acompanhamento PARALLELL II é referente ao acompanhamento do 2º ciclo anual de implementação da PARALLEL.
Informação do Projeto
2020-07-01
2021-03-31
Parceiros do Projeto
Flanêur - New urban narratives
É um projeto de rede baseado numa parceria internacional de cerca de 20 organizações de 11 países diferentes. O objetivo principal é realizar intervenções artísticas em espaços públicos através da fotografia contemporânea. O Projeto incentiva os artistas a criar novas interpretações do terreno urbano, com o conceito de flâneur como ponto de partida e considerando o contexto físico da cidade como caleidoscópio social em constante evolução. Além dos projetos de arte e intervenções no espaço público, Flâneur é composto de várias outras dimensões trazidas à luz em oficinas, masterclasses, residências artísticas, campos criativos e conferências - iniciativas destinadas a promover uma análise crítica da fotografia contemporânea e contribuir para uma discussão sobre o espaço público como território social. Durante um período de dois anos, a Flâneur estará representada nas 13 cidades parceiras. A obra de arte é criada por fotógrafos convidados a perseguir residências artísticas em cada cidade, bem como fotógrafos locais, misturando pontos de vista externos e internos, e complementados pela obra produzida em ateliês abertos a residentes locais. O trabalho criado em todas essas cidades é apresentado em exposições fotográficas em espaços públicos, trazendo para os quadrados, parques e ruas obras de arte, que normalmente seriam incluídas em museus e galerias. É, ao mesmo tempo, um processo de desconstrução e democratização do usufruto da arte, compartilhando-o com um público heterogêneo. A exibição da exposição, baseada em estruturas modulares com iluminação retroactiva, permite um design específico em cada um dos diferentes espaços. A própria exibição se torna uma replicação da cidade, aberta e acessível 24 horas por dia. Flâneur gera uma visão transversal das diferentes dinâmicas sociais que são o tecido dos territórios urbanos. A peculiaridade deste "retrato" particular é o facto de ser produzido por um grupo amplo e diversificado de criadores, que, com um tema comum, examin...
Informação do Projeto
2015-03-16
2017-03-15
Parceiros do Projeto
Beyond Visible - Intervenção urbana em espaços liminares
N.A.
Informação do Projeto
2012-09-01
2013-03-31
Parceiros do Projeto
PERIURBAN - Peri-urban areas facing sustainability challenges:scenario development in the Metropolitan Area of Lisbon
O principal objetivo deste projeto é avaliar o potencial dessas áreas periurbanas para enfrentar os desafios futuros para o desenvolvimento sustentável em um mundo em mudança. Tem como objetivo analisar em profundidade as áreas periurbanas da Área Metropolitana de Lisboa (AML), suas características ambientais, sociais, económicas e institucionais, utilizando uma abordagem prospectiva. Metodologia: Para atingir esse objetivo, este projeto visa: (1) identificando tipologias de áreas periurbanas com base nas suas características ecológicas, sociais, económicas e institucionais para a Região Metropolitana de Lisboa; (2) criando visões para áreas periurbanas de acordo com sua tipologia, desenvolvendo cenários para estudos de caso com base em: (a) compreensão dinâmica estrutural e funcional de cada tipologia, levando em consideração: serviços de ecossistemas fornecidos por cada tipologia, identificando vulnerabilidades; atividades económicas, seu potencial inovador e padrões de demanda em constante evolução; qualidade de vida percebida da população residente e sua expectativa em relação a desenvolvimentos futuros; modelos de governança e sistemas de ordenamento do território a escala local, avaliando seu potencial de mudança; e (b) participação dos peritos e das partes interessadas, identificando os desafios específicos que devem ser enfrentados por cada tipologia periurbana, nomeadamente em termos de formulação de objetivos de qualidade de sustentabilidade; (3) intercalar a ciência e a prática comunicando os conhecimentos adquiridos em pesquisa e informações úteis e relevantes para urbanistas e decisores, desenvolvendo diretrizes de planeamento estratégico e modelos de governança com as partes interessadas e visando orientações para lidar com os desafios enfrentados pelas áreas periurbanas.
Informação do Projeto
2012-03-21
2015-07-31
Parceiros do Projeto