Referências nos Media
Antena 1
Notícia - Antena 1
90 Segundos de Ciência
Declarações de Ricardo Paes Mamede, investigador do Dinâmia'CET e do ISCTE, departamento de Economia Política. Investigadores do Iscte estão a desenvolver algoritmos que ajudam a detetar riscos de sistemas de incentivos do programa PT 2020.
Entrevista - Observador
Plano de Recuperação e Resiliência "dá o sinal certo”, com 2,7 mil milhões de euros para habitação, mas mesmo que fosse usado todo o PRR no setor, a crise acabaria, diz Ricardo Paes Mamede.
Público
Opinião - Público
Aprender a colaborar
É comum ouvir-se dizer que são as empresas quem cria valor. Não é bem assim.
Público
Opinião - Público
O investimento estrangeiro é um meio, não um fim
Muitas formas de investimento externo não contribuem para o aumento das capacidades produtivas, assumindo antes a forma de aquisição de empresas, ou de outros activos preexistentes. Artigo de opinião de Ricardo Paes Mamede.
Opinião - Público
Fernando Medina quis distanciar-se das decisões tomadas pelos anteriores responsáveis do Ministério das Infra-Estruturas. Acontece que as responsabilidades não ficam por ali.
Expresso
Artigo - Expresso
Controlo das Rendas. Saiba como funciona e que resultado já tem noutros países
O pacote Mais Habitação reforça a intervenção do Estado no sector.
Opinião - Público
Investir em ciência e tecnologia é muito importante. O fetiche pela I&D é outra coisa. Há poucas coisas tão consensuais na política como o apoio do Estado à ciência e à tecnologia. Algumas das razões para isso são boas, outras nem tanto.
Opinião - Público
A concorrência de todos contra todos usa os nossos sentimentos mais íntimos sem complacência.    
RTP
Análise - RTP
"Choque de Ideias"
"Choque de Ideias". Olhamos para as declarações da ainda presidente executiva da TAP na comissão de inquérito parlamentar à gestão da empresa e analisamos se o Governo geriu bem este processo. Christine Weiner declarou que é o bode expiatório numa batalha política, defendeu que o despedimento anunciado na televisão foi um ato ilegal. 
Público
Opinião - Público
Em defesa de Hugo Mendes
Não foi só Hugo Mendes quem falhou na TAP. Antes dele, falhou a gestão privada pelas decisões que tomou. E falharam muitos outros
RTP
Análise - RTP
Crise política pode afetar economia do país?
As últimas horas foram de alta vertigem na frente política. Falava-se de uma remodelação governamental que até vozes de dentro do PS pediram, sucederam-se as reuniões e muita incerteza mas afinal, pelo menos, na aparência ficou tudo na mesma. A TAP parecia que ia fazer mais uma vítima, João Galamba demitiu-se mas o primeiro-ministro surpreendeu tudo e todos e manteve no cargo o Ministro das Infraestruturas. Comentários de Ricardo Paes Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL, e de Ricardo Arroja, economista.
Público
Opinião - Público
A qualidade da democracia portuguesa
A qualidade da democracia portuguesa Economista e professor do ISCTE Uma sensação difusa de desencanto com o regime político poderia ser sinal de uma democracia mais madura. Mesmo que tal fosse verdade, a complacência dos democratas é pouco avisada no actual contexto Ricardo Paes Mamede N os principais estudos internacionais sobre o tema, Portugal surge entre os 20% de países mais democráticos do mundo.
Análise - Público
A remuneração média aumentou 7,4% no primeiro trimestre, mas nem todos ganharam poder de compra. Enquanto o sector privado teve aumentos reais (0,3%), na função pública a perda foi de 2,5%.pede "debate alargado"
Opinião - Público
O exemplo do período entre guerras ensina-nos a imprudência de tomarmos por garantido o que hoje temos.
Público
Análise - Público
Salários aceleram nos sectores com salário mínimo e falta de mão-de-obra
Remuneração média aumentou 7,4% no primeiro trimestre, mas nem todos ganharam poder de compra. Na função pública, a perda foi de 2,5%
Público
Opinião - Público
A liberdade chega?
A liberdade chega? Economista e professor do ISCTE O poder de uns limita sempre a liberdade de outros. Defender a liberdade implica sempre conter desproporções excessivas de poder ( José Pacheco Pereira convidou-me para um debate com o título deste texto, no âmbito do encerramento da exposição Sinais da Liberdade, da associação Ephemera.
Público
Opinião - Público
A liberdade acima de tudo?
Há razões para crer que as sociedades são mais livres porque são mais desenvolvidas,
Entrevista - Iscte - Sintra
Ao longo de mais de cinco décadas, o Iscte vem escrevendo uma história de dedicação ao ensino superior, assente num ensino de excelência, na criação, transmissão e difusão de conhecimento científico e tecnológico nos domínios das Ciências Sociais e . In Mais Magazine Online - 23-06-2023
Público
Opinião - Público
Os investimentos que o Governo não fez
  Uma das principais vítimas da obsessão com a redução acelerada da dívida tem sido o investimento público
Visão
Análise - Visão
Jackpot económico para as contas públicas
 Gerir expectativas A gestão orçamental do Governo permite-lhe apresentar pacotes extraordinários de medidas e “brilharetes” no final do ano. O OE tem sido um exercício de anúncio político e não de planeamento orçamental.
Opinião - Público
Desde que Luís Montenegro assumiu a liderança, faz agora um ano, a intervenção pública do PSD pouco se distinguiu dos outros partidos à sua direita
RTP
Análise - RTP
Reformas Estruturais - Iscte
Um estudo do ISCTE avisou que as medidas para a habitação correm o risco de falhar. O estudo indica que o Governo tem de definir de forma clara, o papel do Estado e dos intervenientes no setor privado e das cooperativas.Declarações de Ricardo Paes Mamede, professor ISCTE.   Repetições: RTP3 - 24 Horas , 2023-07-18 00:24 RTP3 - 3 às... , 2023-07-19 10:12 RTP3 - 3 às... , 2023-07-19 11:08 RTP3 - Jornal das 12 , 2023-07-19 12:10 RTP3 - 3 às... , 2023-07-19 13:20
Público
Análise - Público
Estudo IPPS-Iscte
Portugal recisa de reformas estruturais na educação e justiça
Público
Opinião - Público
Diga lá que reformas estruturais
Pouco a pouco, a noção de reformas estruturais passou a ser usada na UE para abarcar um leque vasto de prioridades de intervenção pública, muitas vezes contraditórias entre si.
Público
Opinião - Público
Como fazer bom uso da CPI
Por Ricardo Paes Mamede Quando a CPI começou já se conhecia o essencial sobre o caso que a motivou e já todos os supostos responsáveis estavam fora de cena. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP ocupou grande parte do debate político e mediático na primeira metade de 2023.  
RTP
Notícia - RTP
"Choque de Ideias": Governo deve reforçar apoios às famílias?
No "Choque de Ideias", vamos analisar os efeitos desta nova subida dos juros e a eficácia dos apoios às famílias mais afetadas. Debate com Ricardo Arroja, economista, e Ricardo Paes Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL
Análise - Público
Quem ouve anúncios assim fica a pensar que as notícias são boas — e foram várias as entidades aapresentá-las nesse tom.
RTP2
Análise - RTP2
"Choque de Ideias": Contas do Estado permitiam mais apoios?
 No "Choque de Ideias", vamos olhar para as contas públicas e tentar perceber se o Governo podia ou devia fazer mais no apoio a família e empresas. Debate com Ricardo Arroja e Ricardo Paes Mamede
Expresso
Análise - Expresso
Contas públicas Medina é dos ministros das Finanças mais ‘poupados’ da Europa
Portugal com o terceiro melhor saldo orçamental na zona euro este ano
Público
Opinião - Público
Ninguém pagará pela TAP o que a empresa hoje vale
(...) Privatizar a TAP não  e uma obrigação, é uma escolha. E os motivos usados para a justificar não são todos razoáveis.(...)  Por Ricardo Paes Mamede.
Expresso
Análise - Expresso
Portugal na 138ª posição do crescimento mundial
Em 2028, o PIB estará 16% acima de 2019, antes da pandemia, indicam dados do FMI.Portugal fica em 11º lugar entre os 20 países da zona euro, e na posição 138 — em 190 países — a nível mundial. Crescimento até 2028 fica a meio da tabela do euro
Público
Análise - Público
I&D cai no Estado e sobe no privado com dinheiro público
Governo no executa menos, mas transfere mais para empresas e reforça com o PRR. Metade do apoio Äscal foi parar a 5% das empresas. Economistas pedem avaliação.
Público
Opinião - Público
Alguém me explica o que são "contas certas"?
Não sei quem no PS ou no Governo inventou a expressão “contas certas”, mas merece um prémio. Conseguiu fazer aquilo que a direita liberal tem feito com sucesso nas últimas décadas: arranjar expressões que ficam no ouvido e conquistam simpatias, mesmo que poucos saibam o que elas querem dizer.
Exame
Análise - Exame
OE 2024: Processo de Normalização do Excedente
 O equilíbrio das contas dá a Portugal a margem para fazer escolhas. E ao Governo, que alcança a maior consolidação orçamental em 60 anos, mais avenidas de atuação e novos ângulos para ser criticado
Público
Análise - Público
Parlamento começa a votar versão Final do OE 2024 já em clima de campanha
Crise política marca recta final do Orçamento do Estado para 2024. PAN e Livre ainda estão em conversações com o Governo e mantêm sentido de voto Änal em abertoVotação final global do OE está marcada para 29 de novembro
Os economistas João Duque e Ricardo Paes Mamede juntam as suas perspetivas à do politólogo Adelino Maltez sobre as medidas socialistas para alteração do Orçamento do Estado. 
Expresso
Notícia - Expresso
Os riscos que ameaçam 2024
  Incerteza Guerras e tensões geopolíticas, populismo eleitoral, instabilidade política em Portugal e Espanha, evolução económica e financeira da China ensombram o próximo ano  
RTP
Notícia - RTP
Governo consegue acordo parcial com os médicos
No "Choque de Ideias" vamos analisar numa perspetiva económica as formas de resolver ou, pelo menos, atenuar os problemas na saúde. Há urgência chama e gás, cada vez mais utentes sem médico de família, isto apesar do reforço dos gastos nesta área. Análise com Ricardo Paes Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL, e de Ricardo Arroja, economista.
Exame
Artigo - Exame
Que país depois do costismo?
Não havendo resultados de medidas no curto prazo, é difícil fugir à conclusão de que as contas públicas são a única história a contar” Ricardo Paes Mamede, Professor do ISCTE
Público
Opinião - Público
 Os outros jovens desempregados
                                   A sociedade portuguesa como um todo continua a não ter mecanismos eficazes para evitar que a família em que se nasce sobredetermine aquilo que cada um pode vir a ser.
Diário de Notícias
Crítica às "contas certas". Cavaco Silva entrou na campanha eleitoral
O professor de economia no ISCTE Ricardo Paes Mamede esclarece que "aquilo que se chama contas certas éum esforço excessivo de contenção orçamental que acaba porter impactos negativos nos serviços públicos".
Diário de Notícias
Crítica às "contas certas". Cavaco Silva entrou na campanha eleitoral
O professor de economia no ISCTE Ricardo Paes Mamede esclarece que "aquilo que se chama contas certas éum esforço excessivo de contenção orçamental que acaba porter impactos negativos nos serviços públicos".
Público
Artigo - Público
Economistas sobre Cavaco Silva: entre “apelo a melhores políticas” e “política pura e dura”
Artigo de opinião anima debate sobre a importância de reduzir a dívida, as alternativas de política e os efeitos na economia..
RTP
Análise - RTP
"Choque de Ideias"
Vamos analisar os caminhos que deve seguir e os riscos que se colocam à economia portuguesa à luz de dois estudos agora tornados públicos. Análise com Ricardo Paes Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL, e de Ricardo Arroja, economista.
Público
Opinião - Público
Espaço Público - Portugal tem estratégia económica, só não sabemos se funciona
Houve estratégia e teve tradução real. No entanto, o desempenho da economia portuguesa foi medíocre
SIC Notícias
Notícia - SIC Notícias
O lobbying em Portugal
Se para alguns a regulamentação é essencial para uma maior transparência, para outros isso não vai travar o tráfico obscuro de influências. Entretanto, vai ser criada a primeira Associação Portuguesa de Lobbying. Declarações de Maria Rosa Rotondo, presidente Comunidade de Assuntos Públicos da Europa, Ricardo Paes Mamede, economista e professor ISCTE, Rita Serrabulho, CEO da AMO Associates
Análise - RTP
Reportagem Trabalho a Tempo Inteiro|Ep. 111 jan. 2024 | temporada 16. Com declarações de Ricardo Paes Mamede  
Público
Opinião - Público
Aprender com a Nova Zelândia
Há muito a aprender com a Nova Zelândia, mas não necessariamente o que certos dados sugerem. Artigo de Ricardo Paes Mamede.  
Público
Opinião - Público
Um Estado com estratégia não é socialismo, é boa política
António Lobo Xavier equiparou as declarações do secretário-geral do PS à planificação de estilo soviético
RTP
Análise - RTP
O que vai ganhar o país com a redução da dívida?
No "Choque de Ideias" de hoje vamos analisar os prós e os contras da rápida redução da dívida pública portuguesa e tentar perceber o que pode ser feito com a melhoria das contas do Estado. Comentários de Ricardo Arroja, economista, e de Ricardo Paes Mamede, professor de Economia Iscte-IUL.
Público
Opinião - Público
Um Mira Amaral ao jeito de Montenegro
Pode dar jeito a Montenegro colar-se à imagem do que foi Mira Amaral enquanto ministro. Para levar isso a sério, os dirigentes da AD teriam de alterar a forma como olham para o Estado
Iscte - Sintra
Notícia - Iscte - Sintra
Sintra debate o futuro da Economia
Ricardo Paes Mamede defende que a economia portuguesa continua em processo de ajustamento, “trata-se de uma economia com fragilidades estruturais e são necessárias políticas para se dar uma mudança necessária” salientando que “a nossa economia é mais orientada para o mercado exterior”. O diretor do ISCTE-Sintra refere que “é necessário ir mais longe no que se tem feito em termos de política externa”.
Público
Opinião - Público
A queda da dívida externa é uma boa notícia, mas não chega
O problema de Portugal, entre outros países, não foi tanto o crescimento da dívida pública, mas as suas contas externas. Artigo de Ricardo Paes Mamede.
RTP
Análise - RTP
"Tudo é Economia"
Os economistas estão divididos sobre a necessidade de um orçamento retificativo. O assunto foi analisado o programa "Tudo é Economia" da RTP 3. Declarações de Fernando Alexandre, professor de Economia da Universidade do Minho; Ricardo Paes Mamede, professor de Economia do ISCTE-IUL; Ricardo Arroja, economista; Susana Peralta, economista.
Público
Opinião - Público
Deve a esquerda viabilizar o governo da AD?
O programa da AD pressupõe uma menor redistribuição de rendimentos, ao privilegiar a redução do peso dos impostos directos face aos indirectos. Artigo de Ricardo Paes Mamede
Exame
Análise - Exame
O Estado deve voltar a orientar o rumo da economia?
A política industrial estava no centro da política económica e era até mais importante do que a política monetária e orçamental na generalidade dos países a partir da independência dos EUA”. Comentário de Ricardo Paes Mamede.
SIC Notícias
Entrevista - SIC Notícias
"Grande Reportagem": Penso, IA existe
A inteligência artificial tem cada vez mais impacto em quase tudo o que nos rodeia. Da agricultura à indústria, da Saúde ao ensino, são vários os setores que têm sentido os efeitos daquela que é, indubitavelmente, a maior revolução tecnológica de sempre, pela forma até como vai afetar as nossas vidas. Declarações de Ana Catarina Silva, diretora do Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar de São João; José Carlos Machado, patologista do Inst. de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto; Venceslau Hespanhol, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar São João; Jorge Araújo, CEO ByMe; Ricardo Paes Mamede, economista e diretor do ISCTE-Sintra; Dalila Durães, professora da Universidade do Minho; Rita Martins de Sousa, professora do ISEG; José Marques da Silva, prof. catedrático da Universidade de Évora; Fernando Vilela, responsável Controlo de Processo - Fundição Aapico Portugal.
Notícia - SIC Notícias
Enquanto muitas escolas decidiram proibir o Chat GPT, na Iscte-Sintra é uma ferramenta essencial que obrigou professores e alunos a reinventar-se. "A história da Humanidade não é escrita pelas tecnologias.“A história da Humanidade não é escrita pelas tecnologias. A história da humanidade é escrita pelas tecnologias e por aquilo que a Humanidade decide fazer com elas. E essa é a atitude que eu acho que devemos ter também no que respeita à educação”, defende Ricardo Paes Mamede, diretor da Iscte-Sintra.
Público
Opinião - Público
Antes eurocéptico que euro-ingénuo
Quando se abatem as fronteiras entre duas ou mais economias, não são apenas os produtores de cada país que ficam mais expostos aos competidores externo. Menos direitos laborais, impostos mais regressivos e menos Estado social resultam em sociedades mais desiguais e menos coesas. Por isso, também, mais dispostas ao conflito. Por acção ou omissão, este plano inclinado está inscrito nas regras em vigor na UE.
RTP
Análise - RTP
Choque de Ideias - Tudo é economia
No "Choque de Ideias" vamos analisar as mais recentes perspetivas para a economia portuguesa. O Conselho das Finanças Públicas diz que Portugal deve crescer 1,6% este ano e cerca de 2% nos anos seguintes. Comentário de Ricardo Paes Mamede, professor de economia do ISCTE; Ricardo Arroja, economista.
Público
Opinião - Público
O que aprendemos sobre a economia portuguesa em 50 anos de democracia
Grande parte do que se passa com a economia portuguesa depende de factores que não controlamos. Uma lição difícil de aprender em qualquer regime democrático
RTP
Notícia - RTP
Aumento dos preços
  A inflação em Portugal desacelerou para 2,2% em abril. A subida dos preços no país está a apenas 2 décimas acima do mandato do Banco Central Europeu, que prevê uma inflação perto de 2%, mas noutros países da zona euro o alívio da inflação não é tão expressivo. Declarações de Ricardo Paes Mamede, economista e professor no Iscte.
RTP
Opinião - RTP
"Choque de Ideias": Contas do Estado estão certas ou a derrapar?
No Choque de Ideias, vamos analisar a situação das contas públicas e tentar perceber com que linhas o Governo se pode coser no resto do ano. Comentários de Ricardo Arroja, economista e de Ricardo Paes Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL.
RTP
Análise - RTP
Avança novo aeroporto, TGV e 3.ª ponte no Tejo
O Governo garante que é desta que o novo aeroporto de Lisboa avança. O primeiro-ministro falou ao país e confirmou a escolha de Alcochete. Vai chamar-se aeroporto Luís de Camões. O atual aeroporto Humberto Delgado na Portela vai receber um novo investimento para aumentar a capacidade e assegurar a operação na próxima década, mas Luís Montenegro fez mais anúncios. Vai mesmo ser construída uma terceira ponte sobre o Tejo entre Chelas e o Barreiro, é parte da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, para além da ligação já prevista entre a capital, o Porto e Vigo. Análise com Ricardo Paes Mamede, professor de economia do Iscte; Ricardo Arroja, economista.
Público
Opinião - Público
PSD, o Partido das Surpresaas Desagradáveis
Não abonam a favor do Governo os argumentos atabalhoados com que justificou o seu espanto pelo estado das contas públicas
Público
Opinião - Público
Inovação é mais do que uma palavra no nome de um ministério
Os economistas não estão de acordo sobre quase nada, mas são unânimes em reconhecer que a inovação é um factor central para o crescimento Artigo de Ricardo Paes Mamede
Podcast - Público
O regresso dos fantasmas do défice: aumento da despesa é caso para alarme?   Neste P24, ouvimos Ricardo Paes Mamede, economista, professor do ISEG e colunista do PÚBLICO.
Público
Opinião - Público
A sovietização da Europa (mas não de Portugal)
Para os liberais cá do burgo, conversas sobre política industrial não passam de “derivas sovietizantes”. Por ora, é o que temos Arigo de Ricardo Paes Mamede
Público
Opinião - Público
Já podemos discutir a UE a sério?
O mercado único põe em competição directa não  apenas as empresas, mas também os modelos sociais dos países participantes Artigo de Ricardo Paes Mamede
RTP
Análise - RTP
Quais os desafios das lideranças europeias?
"Choque de Ideias" com Pedro Brinca, professor de Economia Nova SBE e de Ricardo Paes Mamede, professor de economia ISCTE-IUL. Temas: - Quais os desafios das lideranças europeias?
RTP
Análise - RTP
Portugal deve seguir recomendações do FMI?
O Fundo Monetário Internacional melhorou as previsões e acredita que economia vai crescer 2% este ano e que haverá um saldo orçamental positivo de no máximo 0,3% mas o FMI avisou também que o Governo vai ter de compensar a perda de receita provocada pelo IRS jovem e duvida que esta medida impeça a emigração de jovens qualificados. Análise de Pedro Brinca, Prof. Economia da Nova SBE; Ricardo Paes Mamede, Prof. de Economia Iscte.
RTP
Análise - RTP
Plano para a economia pode resultar?
No "Choque de ideias" vamos analisar o plano do Governo para apoiar a economia e as empresas e tentar perceber se pode resultar. São 60 medidas. Análise com Pedro Brinca, professor de economia Nova SBE; Ricardo Paes Mamede, professor de economia do Iscte.
Público
Opinião - Público
Na economia, todos os governos fazem escolhas
O que distingue uns Estados dos outros não é tanto o facto de terem ou não adoptado medidas selectivas, mas se o fizeram de forma coerente. Artigo de Ricardo Paes Mamede.
RTP
Análise - RTP
"Choque de Ideias": Economia portuguesa está, ou não, melhor?
Na véspera do debate parlamentar do Estado da Nação, olhamos para a situação económica do país também à luz do que foi dito aqui agora pelo Ministro Pedro Reis. Análise com Pedro Brinca, professor de economia Nova SBE; Ricardo Paes Mamede, professor de economia ISCTE-IUL.
RTP
Análise - RTP
"Choque de Ideias": Orçamento do Estado 2025
Vamos analisar o que será o Orçamento de Estado para 2025, também à luz dos novos desenvolvimentos, como já aqui referimos, o Presidente da República promulgou a redução do IRS até ao sexto escalão, aprovado pela oposição e contra a vontade do Governo. Marcelo Rebelo de Sousa deu luz verde a, no total, 7 diplomas com impacto na receita, mas avisou que todos têm de ter cobertura orçamental. Com os convidados: Pedro Brinca, professor de Economia da Nova SBE e Ricardo Paes Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL. Declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, PR e Luís Montenegro, PM.
RTP
Análise - RTP
Portugal tem turismo a mais?
No "Choque de Ideias" vamos analisar se há já ou não turismo a mais em Portugal. Debate com Pedro Brinca, professor de economia Nova SBE; Ricardo Paes Mamede, professor de economia ISCTE-IUL.
RTP
Análise - RTP
Futebol português é um negócio sustentável?
"Choque de Ideias" com Pedro Brinca, professor de economia Nova SBE e Ricardo Pais Mamede, professor de Economia ISCTE-IUL. ­- O futebol português é um negócio sustentável?
Público
Opinião - Público
Não é o fim do mundo, é outra civilização
Fomos mais céleres a introduzir os telefones-espertos nas nossas vidas do que a reconhecer e a saber lidar com os riscos. Mas ainda há muito caminho a fazer para aprendermos a lidar com esta nova era
RTP
Comentário - RTP
Há condições para viabilizar orçamento de 2025?
"No "Choque de Ideias" vamos precisamente olhar para o pouco que já se conhece da proposta orçamental para 2025 e analisar quais as possibilidades de ser viabilizada. Análise com os economistas Pedro Brinca e Ricardo Paes Mamede.
Público
Opinião - Público
O PSD só não terá Orçamento do Estado se não quiser
O PSD está numa posição negocial vantajosa. A vantagem seria maior, se as coisas tivessem corrido melhor até aqui Artigo de Ricardo Paes Mamede
Público
Opinião - Público
Andam todos a pensar no futuro, por motivos diferentes
Regresso do planeamento público não se explica apenas por uma revisão de doutrina. Artigo de Ricardo Paes Mamede
RTP
Análise - RTP
Choque de Ideias: Como combater a pobreza em Portugal?
Choque de ideias como sempre com os economistas Pedro Brinca e Ricardo Paes Mamede, prof. de Economia Iscte
Público
Opinião - Público
Ventura, Pedro Pinto e o meu tio reacionário
É tempo de percebermos que o Chega é mesmo uma ameaça ao sistema democrático e ao Estado de direito. Artigo de Ricardo Paes Mamede
Público
Opinião - Público
Trump e o fim de uma era dourada que nunca o foi
Longe de ser uma era dourada, a globalização económica contemporânea tem estado associada a fenómenos de instabilidade social, financeira e económica.
Revista Máxima
Entrevista - Revista Máxima
Ricardo Paes Mamede: Vamos falar de Economia?
A social-democracia nasce fundamentalmente como um movimento de trabalhadores. De pessoas que vivem do seu salário, que são excluídas do processo de decisão política, vivem em condições materiais precárias, e que se organizam para, a partir de movimentos sociais, procurarem reivindicar os seus direitos.