Projetos de Investigação
Relatórios Metodológicos PRR
Informação do Projeto
2023-09-29
2023-10-30
Parceiros do Projeto
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia. Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução. Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos. O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Planos de avaliação das medidas do PRR - C05 Agendas de Inovação Empresarial e C11 Descarbonização da Indústria
Aquisição de Serviços para preparação de um plano de avaliação para notificação à Comissão Europeia para as medidas C05 e C11 do PRR,
Informação do Projeto
2022-05-20
2022-06-30
Parceiros do Projeto
Estudo para o conhecimento da fraude nos fundos estruturais em Portugal
O presente estudo contribui para o conhecimento da realidade, a avaliação do risco e a definição de estratégias de prevenção de fraude associada ao uso dos fundos Europeus em Portugal.  Os principais objetivos deste estudo são: * Recolher informação, tratar, sistematizar e analisar os dados sobre os fundos europeus em Portugal, em particular no que respeita a situações de irregularidades na sua utilização; * Identificar oportunidades de melhoria no processo de recolha de dados, na gestão dos sistemas 
de informação, e na partilha de informação entre as diversas organizações envolvidas;  * Aumentar a transparência sobre o uso dos fundos em Portugal.  Entidades envolvidas: Iscte, NovaSBE, ADC, IFAP, PGR Data início do projeto: 1 Abril 2022 Duração: 12 meses  
Informação do Projeto
2022-04-01
2023-05-31
Parceiros do Projeto
Avaliação Ex Ante do Programa Operacional Inovação e Transição Digital
O Programa Operacional Inovação e Transição Digital (POITD) é o novo programa para a competitividade no âmbito do Acordo de Parceria entre o Estado Português e a Comissão Europeia para a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no período de programação 2021-2027. A Avaliação Ex Ante do POITD visa aferir o mérito do Programa (a relevância dos seus objetivos e a credibilidade dos meios para os atingir), decorrendo em paralelo com o período de programação e negociação. Deste modo, a avaliação contribui para a tomada de decisão e para o desenho final do Programa.
Informação do Projeto
2022-04-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação contrafactual dos apoios às empresas: cruzamento entre abordagens de inferência causal e de aprendizagem automática (Contrafactual-ML)
O projeto visa contribuir para a melhoria dos processos de avaliação contrafactual de impactos dos sistemas de incentivos às empresas cofinanciados por fundos europeus em Portugal. O seu objectivo consiste em identificar, discutir e implementar a título ilustrativo abordagens recentes e inovadoras que cruzam métodos mais comuns de inferência causal com métodos de aprendizagem automática (ou Machine Learning, ML) para efeitos de avaliação contrafactual de impacto. O estudo enquadra-se, assim, no tipo de acções “Estudos sobre Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas”, de acordo com o ponto 6 do aviso para apresentação de candidaturas Nº 06/POAT/2021. As avaliações a desenvolver de acordo com as abordagens referidas deverão permitir responder de forma robusta a questões como: as intervenções atingem os objectivos previstos? Os resultados observados podem ser diretamente atribuídos às intervenções? Sob que condições e para que tipo de empresas as intervenções são mais eficazes? Qual a relação entre custo e eficácia das intervenções em cada caso?Para além da sistematização e ilustração do potencial do cruzamento de métodos referido, o projecto pretende contribuir para a capacitação das agências públicas e de outros actores envolvidos na avaliação contrafactual de políticas de apoio às empresas.
Informação do Projeto
2021-10-04
2022-10-03
Parceiros do Projeto
Mercado da contratação pública de inovação em Portugal
O objetivo central do projeto é obter uma estimativa do valor potencial do mercado da contratação pública de inovação (CPI) em Portugal, tendo como referência o ano de 2020. A nível mais específico, pretende-se ainda identificar os setores públicos mais relevantes, os principais tipos de produtos e serviços contratados em cada um dos sectores públicos, a evolução da CPI em Portugal num passado recente e as perspetivas de evolução futura neste domínio.
Informação do Projeto
2021-02-19
2022-02-19
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Transições Transformativas Sustentáveis - Conciliar a Aceleração das Transições para Baixo Carbono com Transformações do Sistema
O projecto investiga os tipos de estratégias de descarbonização que cumprem o Acordo de Paris, cuja implementação requer a transformação de vários sectores para além da energia, como a mobilidade, construção, agro-alimentar e indústria. Essa transformação sectorial coloca desafios ao desenvolvimento dos países e das regiões, que se tornaram particularmente prementes numa altura em que os estados têm de acelerar a transição de baixo-carbono com as finanças mais fragilizadas e com a necessidade de relançamento económico, depois da crise pandémica. A investigação combina teorias das transições sociotécnicas e da geografia económica para identificar as estratégias de transição de baixo-carbono com maior potencial transformador e investigar como os países e regiões se preparam para essa transformação. O foco desta pesquisa é no tipo de estratégias de transição que são mais benéficas para a economia, ou seja, que têm capacidade para gerar mudanças nos outros sectores. O projecto estuda as possíveis direções da transição e a sua capacidade transformadora, avalia até que ponto o sistema se está a preparar para esse modo de transição e identifica as áreas que estão a liderar ou a atrasar a mudança. Esta investigação irá ainda identificar padrões de transformação para modos de consumo e produção sustentável a emergir a nível empresarial, e compará-los com as estratégias de descarbonização prescritas na literatura. Os resultados irão contribuir para a discussão sobre os processos e modos de condução das transições sustentáveis associados a diferentes características económicas das regiões. O projecto irá ainda contribuir para a discussão sobre a influência do contexto como facilitador ou limitador de alguns tipos de estratégias de descarbonização, assim como permitirá identificar dimensões chave sobre as quais as políticas podem intervir de modo a amplificar o efeito das transições na transformação estrutural a nível nacional e regional
Informação do Projeto
2021-02-01
2024-07-31
Parceiros do Projeto
Rapid Diagnosis for Assessing the Country Level Impact of COVID-19
N.A.
Informação do Projeto
2020-05-08
2020-07-15
Parceiros do Projeto
Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos
O projecto, desenvolvido em colaboração com as agências públicas portuguesas IAPMEI e AICEP, pretende contribuir para a melhoria da gestão dos incentivos ao investimento empresarial, recorrendo a várias abordagens de aprendizagem automática que permitem identificar níveis de risco operacional e estratégico dos projectos, nas fases de análise de candidaturas e de verificação de pedidos de pagamento. O projecto deverá resultar na produção de scorings de risco que possam auxiliar as actividades de análise e verificação na gestão dos incentivos. Os principais tipos de risco a analisar incluem: • Risco de anulação do projecto (antes ou depois do contrato, por iniciativa do promotor ou das autoridades públicas) • Risco de devolução de incentivo (por anulação do projecto, incumprimento do contrato, não certificação de adiantamento, inconformidade da despesa ou outros motivos) • Risco de não-utilização do incentivo aprovado • Risco de inclusão de despesas inelegíveis (nos pedidos de adiantamentos contra-factura, na certificação pagamentos intercalares ou nos pedidos de reembolso) • Não cumprimento das metas contratualizadas
Informação do Projeto
2020-02-01
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação do Impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) no Desempenho das Empresas
O objetivo desta avaliação é estimar o impacto dos Fundos Estruturais e de Investimentos (FEEIs) sobre o desempenho das empresas apoiadas, com referência aos objetivos das políticas públicas em análise. Mais especificamente, pretende medir os efeitos do apoio dos Sistemas de Incentivo ao investimento em empresas (SI) do Quadro de Referência Estratégica Nacional 2007-2013 (QREN) através de uma avaliação contrafactual. Neste ponto da proposta, é apresentada a compreensão detalhada da equipa sobre o objetivo e o objeto da avaliação.
Informação do Projeto
2017-10-23
2018-10-22
Parceiros do Projeto
Supporting Youth in Portugal, CIE of Vocational Training and Traineeships
As autoridades portuguesas responsáveis ??pela coordenação, gestão, acompanhamento e avaliação da ESF em Portugal estão envolvidas nos últimos anos em vários esforços para melhorar o conhecimento sobre o impacto das políticas relacionadas com a ESF. O projecto pretende contribuir para este esforço, reunindo os principais organismos públicos envolvidos no acompanhamento e avaliação da ESF em Portugal (IGFSE e Observatório do QREN), instituições públicas responsáveis ??pela formação profissional e programas de estágio e / ou correspondentes dados estatísticos (IEFP, GEP, IISS e DGEEC), bem como investigadores de duas universidades portuguesas (Universidade do Porto e ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa) que participaram recentemente de esforços para desenvolver a avaliação contrafactual sobre o impacto das políticas financiadas pela ESF em Portugal. Espera-se que este projecto conduza a um conhecimento mais preciso e detalhado dos impactos da formação profissional e estágios em Portugal. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos métodos e práticas da CIE entre agências públicas, académicos e comunidade de avaliação em Portugal.
Informação do Projeto
2014-01-01
2018-02-28
Parceiros do Projeto
Financialisation, economy, society and sustainable development
N.A.
Informação do Projeto
2011-12-01
2016-11-30
Parceiros do Projeto
ENTSOCNET - Entrepreneurs' social networks and Knowledge acces: the case of biotechnology and IT sectors
Our goal was to understand the role of social networks of scientific entrepreneurs in the creation and diffusion of knowledge in biotechnology, with a view of contributing to the design of S&T policies regarding the interface between science and industry appropriate to intermediate development economies. There were five different stages: literature revision, two empirical research stages, a computerized simulation tryouts stage and, finally, conclusions and consequences for the implementation of public policies.
Informação do Projeto
2005-06-15
2008-06-30
Parceiros do Projeto