| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Trans Géneros, Identidades e Corporalidades: Desafios Contemporâneos | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Trans Géneros, Identidades e Corporalidades: Desafios Contemporâneos | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Famílias, Conjugalidades e Parentalidades | Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2023/2024 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Serviço Social; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2022/2023 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Estágio em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2019/2020 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Estágio em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2018/2019 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2017/2018 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Género, Curso de Vida e Saúde]
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (1)
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Luma Nogueira de Andrade | “Lusotransfonia: Travestis e Transexuais Brasileiras vivendo em Portugal” | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
Teses de Doutoramento (7)
Em curso (5)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Pauliana Valente Pimentel | New age kids: da margem para o centro. Processos de reconhecimento do Eu | Português | Em curso | Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | 2022 |
| Mariana Vicente Marques | A infecundidade definitiva: histórias de vida de mulheres sem filhos | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Andreia Filipa Rebelo Nunes | "Contando o Género - Análise Sociológica dos Estereótipos de Género na Literatural Infantil Portuguesa Comtemporânea" | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Vânia Cláudia da Graça Cavacas Pires | Cidadania trans no processo clínico de transição de género | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Ana Lúcia da Graça Oliveira | Representações Sociais da População Jovem em Relação às Orientações Sexuais, Identidades de Género e Carcterísticas Sexuais não-normativas | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (2)
Dissertações de Mestrado (38)
Em curso (14)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Paulo Roberto Branco Teles | Inserção Profissional de Pessoas Transgénero e Não Binárias: O Papel dos/as Técnicos/as Gestores/as de Processos do Rendimento Social de Inserção no Concelho de Sintra | Português | Em curso | Universidade Aberta | 2024 |
| Raquel dos Santos Gonçalves Lindner Costa | Dissidir do género: Sentidos, vivências e negociações de masculinidades femininas. | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Mariana Murta Fortio | "As líderes escolares - Perceções e percursos das mulheres em cargos de direção escolar no Algarve" | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Md Rasel Mia | Empoderamento ou Vulnerabilidade: As Vidas das Mulheres Migrantes Dependentes na Europa | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Constança Barbacena Corregedor da Fonseca | Estereótipos de Género - A sua presença na comunicação e conteúdo das influencers portuguesas de lifestyle e beauty no Instagram | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Mariatu Mané e Mané | O abandono escolar da raparigas no 3º ciclo em Empada , Guiné-Bissau: Fatores familiares, escolares e comunitários | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Somtochukwu Oluchukwu Nwankwo | The interplay of structureand interaction: A sociological analysis of gendered performances in cooperate environment in portugal. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Diogo Alexandre Raposo Gaboleiro | Orientação sexual e identidade de género nas estatísticas oficiais: implicações para as políticas públicas. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Inês Vieira Consciência | Elas lideram? Percursos e obstáculos de mulheres em cargos de liderança/direção no Ensino Superior em Portugal | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Rita do Jogo Alves de Mendes Matias | Festivais de cinema e feminismo. O papel dos serviços educativos na educação para o feminismo | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Vera Lúcia Sales Lopes | Liderança feminina na administração escolar: Fatores que condicionam o acesso das mulheres ao cargo de diretora dos agrupamentos de escolas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Cristina Maria Pinheiro Ribeiro | Impacto nas pessoas LGBTI+, na intersecção entre localização geográfica e desigualdades na saúde. Estudo comparativo entre Gouveia e Oeiras. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Ana Patrícia Marques Alves | A Participação Feminina no Parlamento Português | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Marta Rodrigues de Sousa | A segurança das mulheres em espaços públicos: entre a vigilância, autoproteção e o consumo da segurança | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (24)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Maria Dória Farto Bandeira Dinis | Mulheres refugiadas e acesso ao emprego em Portugal | Português | Iscte | 2025 | 2025 |
| Raquel Lopes do Carmo | Teatro como forma de representatividade de minorias: o lesbianismo a partir da peça "Dykes on Ice" | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Carolina Sofia Valente Diogo | A Influência dos Regulamentos Internos das Casas de Abrigo na Intervenção Social: Desafios e Oportunidades | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Mafalda Filipa Rodrigues Veiga | Houses na comunidade ballroom em PortugalUm estudo sobre famílias escolhidas e expressão de género | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Melissa Jennifer Matos | A Revolução Incompleta: Uma investigação interseccional da (in)visibilidade das mulheres queer em Lisboa. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Gracieth Salomé Japão | Educação na prespectiva do género | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Margarida Alexandra Caetano Pereira | Representação das vítimas de violência de género: Análise das notícias sobre a violência sobre as jovens mulheres no jornal Correio da Manhã | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Catarina Ferreira Tavares | De esquecida a Pioneira: Estudo sobre a evolução dos direitos das pessoas trans em Malta | Inglês | Iscte | 2021 | 2023 |
| Beatriz da Costa Correia | Crianças e jovens vítimas de violência doméstica: Uma análise exploratória das Respostas de Apoio Psicológico (RAP) | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Daniela Balby Santa Marta | Educação e socialização de Género de Jovens Raparigas em Acolhimento Residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Marta Cardoso Carvalho | O papel das redes sociais online na visibilidade e compreensão da comunidade trans em Portugal | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Ana Margarida de Almeida Cabral | Importância do género des parceires nas relações amorosas das jovens bissexuais portuguesas | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Margarida Josefina Pinheiro Rodrigues | Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: um estudo a partir de crianças do ensino básico | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Thainá Leticia Innocente | Potência Política do corpo Abjeto: As redes sociais e a Participação Política de Transgêneros no Brasil | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Beatriz da Silva Corado | Conciliação em tempos de pandemia: o caso do Apoio Excecional à Família | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Noemia Armando Monteiro | Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Cristiana Isabel Barão Fernandes | Expostos: O impacto da Pandemia Covid-19 na comunidade transgénero em Portugal | Inglês | Iscte | 2022 | 2022 |
| Mariana Vicente Marques | A infecundidade voluntária: a escolha por uma vida sem filhos | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Ana Beatriz Matias Barbosa | O meu corpo não é espaço público: representações, perceções e experiências de assédio sexual de mulheres em Lisboa | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Eva Valente Da Silva Leal | Violência Doméstica ? Uma análise do discurso de juízes/as desembargadores/as nos acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Fernando Alexandre Silva Gomes | Representações sociais das/os enfermeiras/os sobre orientação sexual e identidade de género | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Nádia Samanta de Almeida Shocron | Representações de Género em crianças e jovens: uma análise a partir de um estabelecimento de apoio ao estudo. | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Andreia Filipa Rebelo Nunes | Era uma vez.... Estereótipos de género nos livros infantis | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Rui Rafael Carvalho Velho | O coming out dos jovens gays aos pais e mães | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Hugo Carvalho Pires | DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
English