Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Trans Géneros, Identidades e Corporalidades: Desafios Contemporâneos Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Sim
2024/2025 Famílias, Conjugalidades e Parentalidades Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Não
2024/2025 Sociologia do Género Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Curso de Especialização em Sociologia da Família; Não
2023/2024 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2023/2024 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2023/2024 Desigualdades Sociais Contemporâneas Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Curso de Pós Graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Mestrado em Sociologia e Planeamento; Mestrado em Educação e Sociedade; Mestrado em Sociologia; Mestrado em Migrações Internacionais; Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Políticas Sociais; Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade; Não
2022/2023 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2022/2023 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2021/2022 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2021/2022 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2020/2021 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2020/2021 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2019/2020 Estágio em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2019/2020 O Empoderamento das Mulheres no Século XXI -- Não
2019/2020 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2018/2019 Estágio em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2018/2019 O Empoderamento das Mulheres no Século XXI -- Não
2018/2019 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2017/2018 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2017/2018 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Luma Nogueira de Andrade “Lusotransfonia: Travestis e Transexuais Brasileiras vivendo em Portugal” Português ISCTE-IUL 2020 2021
Teses de Doutoramento (6)
Em curso (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Pauliana Valente Pimentel New age kids: da margem para o centro. Processos de reconhecimento do Eu Português Em curso Colégio das Artes da Universidade de Coimbra 2022
Mariana Vicente Marques A infecundidade definitiva: histórias de vida de mulheres sem filhos Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Sónia Alexandra Bernardo Correia Centros e periferias do géneros - trajétórias profissionais de artistas visuais portuguesas Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Andreia Filipa Rebelo Nunes "Contando o Género - Análise Sociológica dos Estereótipos de Género na Literatural Infantil Portuguesa Comtemporânea" Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Vânia Cláudia da Graça Cavacas Pires Cidadania trans no processo clínico de transição de género Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Emanuel Madalena “A última cor do arco-íris: representações transgénero na literatura para a infância" Português Universiddae de Aveiro 2018 2021
Dissertações de Mestrado (25)
Em curso (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Carolina Sofia Valente Diogo A Influência dos Regulamentos e Normas das Casas de Abrigo na Intervenção Social: Desafios e Oportunidades Em curso ISCTE-IUL 2024
Raquel Lopes do Carmo Teatro como forma de representatividade de minorias Em curso ISCTE-IUL 2024
Raquel dos Santos Gonçalves Lindner Costa Dissidir ao género: Discursos, vivências e negociações de masculinidades femininas. Em curso ISCTE-IUL 2024
Cristina Maria Pinheiro Ribeiro Impacto nas pessoas LGBTI+, na intersecção entre localização geográfica e desigualdades na saúde. Estudo comparativo entre Gouveia e Oeiras. Em curso ISCTE-IUL 2024
Ana Patrícia Marques Alves A Participação Feminina no Parlamento Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Terminadas (20)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Melissa Jennifer Matos A Revolução Incompleta: Uma investigação interseccional da (in)visibilidade das mulheres queer em Lisboa. ISCTE-IUL 2024 2024
Gracieth Salomé Japão Educação na prespectiva do género Português ISCTE-IUL 2023 2024
Margarida Alexandra Caetano Pereira Representação das vítimas de violência de género: Análise das notícias sobre a violência sobre as jovens mulheres no jornal Correio da Manhã Português ISCTE-IUL 2022 2023
Catarina Ferreira Tavares De esquecida a Pioneira: Estudo sobre a evolução dos direitos das pessoas trans em Malta Inglês ISCTE-IUL 2021 2023
Beatriz da Costa Correia Crianças e jovens vítimas de violência doméstica: Uma análise exploratória das Respostas de Apoio Psicológico (RAP) Português ISCTE-IUL 2022 2023
Daniela Balby Santa Marta Educação e socialização de Género de Jovens Raparigas em Acolhimento Residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja Português ISCTE-IUL 2023 2023
Marta Cardoso Carvalho O papel das redes sociais online na visibilidade e compreensão da comunidade trans em Portugal Português ISCTE-IUL 2022 2023
Ana Margarida de Almeida Cabral Importância do género des parceires nas relações amorosas das jovens bissexuais portuguesas Português ISCTE-IUL 2023 2023
Margarida Josefina Pinheiro Rodrigues Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: um estudo a partir de crianças do ensino básico Português ISCTE-IUL 2021 2023
Thainá Leticia Innocente Potência Política do corpo Abjeto: As redes sociais e a Participação Política de Transgêneros no Brasil Português ISCTE-IUL 2021 2022
Beatriz da Silva Corado Conciliação em tempos de pandemia: o caso do Apoio Excecional à Família Português ISCTE-IUL 2021 2022
Noemia Armando Monteiro Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados Português ISCTE-IUL 2021 2022
Cristiana Isabel Barão Fernandes Expostos: O impacto da Pandemia Covid-19 na comunidade transgénero em Portugal Inglês ISCTE-IUL 2022 2022
Mariana Vicente Marques A infecundidade voluntária: a escolha por uma vida sem filhos Português ISCTE-IUL 2020 2022
Ana Beatriz Matias Barbosa O meu corpo não é espaço público: representações, perceções e experiências de assédio sexual de mulheres em Lisboa Português ISCTE-IUL 2020 2021
Eva Valente da Silva Leal Violência Doméstica ? Uma análise do discurso de juízes/as desembargadores/as nos acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa Português ISCTE-IUL 2020 2021
Fernando Alexandre Silva Gomes Representações sociais das/os enfermeiras/os sobre orientação sexual e identidade de género Português ISCTE-IUL 2019 2020
Nádia Samanta de Almeida Shocron Representações de Género em crianças e jovens: uma análise a partir de um estabelecimento de apoio ao estudo. Português ISCTE-IUL 2017 2018
Andreia Filipa Rebelo Nunes Era uma vez.... Estereótipos de género nos livros infantis Português ISCTE-IUL 2016 2017
Rui Rafael Carvalho Velho O coming out dos jovens gays aos pais e mães Português ISCTE-IUL 2015 2016
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Hugo Carvalho Pires DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva Português ISCTE-IUL 2021 2022