Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Trans Géneros, Identidades e Corporalidades: Desafios Contemporâneos | Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Sim |
2024/2025 | 2º | Famílias, Conjugalidades e Parentalidades | Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
2024/2025 | 1º | Sociologia do Género | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Curso de Especialização em Sociologia da Família; | Não |
2023/2024 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2023/2024 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Curso de Pós Graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Mestrado em Sociologia e Planeamento; Mestrado em Educação e Sociedade; Mestrado em Sociologia; Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Migrações Internacionais; Mestrado em Políticas Sociais; Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade; | Não |
2022/2023 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2022/2023 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2021/2022 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2021/2022 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2020/2021 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 2º | Estágio em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2019/2020 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
2019/2020 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2018/2019 | 2º | Estágio em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2018/2019 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
2018/2019 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2017/2018 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2017/2018 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Género, Curso de Vida e Saúde]
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Luma Nogueira de Andrade | “Lusotransfonia: Travestis e Transexuais Brasileiras vivendo em Portugal” | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Teses de Doutoramento (6)
Em curso (5)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Pauliana Valente Pimentel | New age kids: da margem para o centro. Processos de reconhecimento do Eu | Português | Em curso | Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | 2022 |
Mariana Vicente Marques | A infecundidade definitiva: histórias de vida de mulheres sem filhos | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
Sónia Alexandra Bernardo Correia | Centros e periferias do géneros - trajétórias profissionais de artistas visuais portuguesas | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Andreia Filipa Rebelo Nunes | "Contando o Género - Análise Sociológica dos Estereótipos de Género na Literatural Infantil Portuguesa Comtemporânea" | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Vânia Cláudia da Graça Cavacas Pires | Cidadania trans no processo clínico de transição de género | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Dissertações de Mestrado (24)
Em curso (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Raquel dos Santos Gonçalves Lindner Costa | Dissidir ao género: Discursos, vivências e negociações de masculinidades femininas. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Cristina Maria Pinheiro Ribeiro | Impacto nas pessoas LGBTI+, na intersecção entre localização geográfica e desigualdades na saúde. Estudo comparativo entre Gouveia e Oeiras. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Patrícia Marques Alves | A Participação Feminina no Parlamento Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Carolina Sofia Valente Diogo | A Influência dos Regulamentos e Normas das Casas de Abrigo na Intervenção Social: Desafios e Oportunidades | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (20)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Melissa Jennifer Matos | A Revolução Incompleta: Uma investigação interseccional da (in)visibilidade das mulheres queer em Lisboa. | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Gracieth Salomé Japão | Educação na prespectiva do género | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2024 |
Margarida Alexandra Caetano Pereira | Representação das vítimas de violência de género: Análise das notícias sobre a violência sobre as jovens mulheres no jornal Correio da Manhã | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Catarina Ferreira Tavares | De esquecida a Pioneira: Estudo sobre a evolução dos direitos das pessoas trans em Malta | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Beatriz da Costa Correia | Crianças e jovens vítimas de violência doméstica: Uma análise exploratória das Respostas de Apoio Psicológico (RAP) | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Daniela Balby Santa Marta | Educação e socialização de Género de Jovens Raparigas em Acolhimento Residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Marta Cardoso Carvalho | O papel das redes sociais online na visibilidade e compreensão da comunidade trans em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Ana Margarida de Almeida Cabral | Importância do género des parceires nas relações amorosas das jovens bissexuais portuguesas | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Margarida Josefina Pinheiro Rodrigues | Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: um estudo a partir de crianças do ensino básico | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Thainá Leticia Innocente | Potência Política do corpo Abjeto: As redes sociais e a Participação Política de Transgêneros no Brasil | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Beatriz da Silva Corado | Conciliação em tempos de pandemia: o caso do Apoio Excecional à Família | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Noemia Armando Monteiro | Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Cristiana Isabel Barão Fernandes | Expostos: O impacto da Pandemia Covid-19 na comunidade transgénero em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Mariana Vicente Marques | A infecundidade voluntária: a escolha por uma vida sem filhos | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
Ana Beatriz Matias Barbosa | O meu corpo não é espaço público: representações, perceções e experiências de assédio sexual de mulheres em Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Eva Valente da Silva Leal | Violência Doméstica ? Uma análise do discurso de juízes/as desembargadores/as nos acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Fernando Alexandre Silva Gomes | Representações sociais das/os enfermeiras/os sobre orientação sexual e identidade de género | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Nádia Samanta de Almeida Shocron | Representações de Género em crianças e jovens: uma análise a partir de um estabelecimento de apoio ao estudo. | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Andreia Filipa Rebelo Nunes | Era uma vez.... Estereótipos de género nos livros infantis | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Rui Rafael Carvalho Velho | O coming out dos jovens gays aos pais e mães | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Hugo Carvalho Pires | DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |