Ciência-IUL    Autores    Sandra Palma Saleiro    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Estudo nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI e a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais
Informação do Projeto
2021-08-04
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Cávado + Igual
O Projeto “Cávado + Igual", integra como promotor a CIM e como parceiros os 6 Municípios associados, o CIES-Iscte (entidade científica) e o KUN (parceiro internacional). Pretende materializar a 1ª abordagem sistematizada e estratégica da CIM direcionada para as questões da igualdade e da conciliação, em matéria de gestão organizacional dos Municípios associados. Neste contexto, é dado um passo concreto e fundamental para promover ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores a nível interno e externo que garantam, de forma inequívoca, a igualdade entre homens e mulheres e a conciliação. Os propósitos subjacentes ao projeto centram-se na assunção de um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação; criar um referencial que apresente os níveis de igualdade na ação dos municípios e CIM; e, adotar medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores. Ensaia-se uma carteira de atividades estruturadas em 5 eixos: Diagnóstico (instrumentos de recolha de informação e dinâmicas participativas que permitam ler a cultura organizacional, perceções e identificar áreas lacunares no domínio da igualdade e conciliação); Programa Cávado + Igual (construção dos Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, numa base participativa); Formação para a utilização/aplicação dos instrumentos do Local Gender Equality e obtenção de conhecimentos e competências de planeamento, com base nos princípios da igualdade e da não discriminação; Gestão, Monitorização e Avaliação; e, Disseminação e Divulgação. Assume-se como uma oportunidade de georreferenciar um novo mapeamento autárquico na promoção da IND e de desenvolver situações de ensaio e experimentação de novas técnicas / abordagens de intervenção para reforço da validação científica.
Informação do Projeto
2020-09-01
2023-08-31
Parceiros do Projeto
Diversidade de género, Cidadania e Saúde. Identidades e expressões de género trans face aos novos enquadramentos médicos e legais
A investigação incide sobre um tema emergente na sociologia nacional e internacional: as experiências e os direitos de cidadania das pessoas transexuais e transgénero. Concretamente, explora o impacto das novas abordagens médico-legais da “identidade de género” nas experiências identitárias, estéticas corporais e aceitação social, familiar e íntima destas pessoas. A nível nacional, a “lei de identidade de género” (Lei 7/2011) representa o reconhecimento civil da transição de género e a desvinculação entre sexo e género, ou entre identidades de género e corpos sexuados, ao validar a existência de corpos de fêmea com identidades masculinas e vice-versa. A questão central é perceber o impacto desta recente possibilidade na vida dos indivíduos trans e, simultaneamente, o seu contributo para a mudança social. Metodologicamente, recorrer-se-á a análise legislativa comparada, entrevistas em profundidade a indivíduos de diversas expressões de (trans)género, bem como a profissionais de saúde implicados nos cuidados trans-específicos e representantes de associações LGBT.
Informação do Projeto
2016-07-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação Externa da Rede Social da Amadora
Avaliação dos impactes produzidos pela Rede Social da Amadora, quer a nível dos modos de articulação e processos de trabalho das entidades que actuem no concelho, quer a nível dos resultados em termos de concepção e execução de acções e projectos com vista ao desenvolvimento social.
Informação do Projeto
2008-07-23
2009-02-28
Parceiros do Projeto
Transexualidade e Transgénero: Identidades e Expressões de Género
Pretende-se desenvolver uma investigação sociológica sobre identidades e expressões de género transexuais e transgénero, contribuindo para a visibilidade de uma realidade oculta na sociedade portuguesa e para o estudo de uma temática ainda com défice de tratamento pelas ciências sociais em Portugal.
Informação do Projeto
2007-10-01
2010-09-30
Parceiros do Projeto
Avaliação Externa do Projecto «Emprego Apoiado (Acção 3)
Avaliação externa do trabalho desenvolvido pelo "projecto Emprego Apoiado - Acção 3", privilegiando as vertentes da sustentabilidade e do impacto das acções de disseminação. 
Informação do Projeto
2006-02-02
2006-06-18
Parceiros do Projeto
Pobreza, Classes Sociais e Modos de Vida: Portugal no Contexto Europeu
O projecto tem por objectivo discutir e apresentar novas propostas teóricas e operacionalizar conceitos-chave com base em micro-dados do Painel Europeu de Agregados Domésticos Privados (PEADP), tendo em vista um contributo inovador para a caracterização social do Portugal contemporâneo no contexto europeu. Pretende-se cruzar as problemáticas das classes sociais e da "underclass" e da distribuição de rendimentos e pobreza, aliando abordagens tradicionais da análise de rendimentos, característica da ciência económica, a domínios centrais da investigação sociológica, como sejam os dos sistemas estruturados de desigualdades sociais. A apresentação do conceito de modos de vida complementa e aprofunda numa perspectiva qualitativa este objectivo.
Informação do Projeto
2005-03-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
Competitividade e Exclusão Social: as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Com este projecto procuramos, através da análise comparativa das duas principais áreas metropolitanas portuguesas (Lisboa e Porto), analisar os processos em curso de alteração dos factores de competitividade e de emergência de sistemas territoriais de inovação com as recomposições sociais que lhes estão associadas, bem como os processos de produção/reprodução de novas formas de exclusão social.
Informação do Projeto
1997-03-01
2000-12-30
Parceiros do Projeto