Sofia Sampaio é Investigadora Principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e investigadora associada no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-IUL), onde é membro do Grupo de Investigação Práticas e Políticas da Cultura. Iniciou a actividade de investigação no CRIA em 2009, como bolseira de pós-doutoramento. Em 2014 e 2015 coordenou, como Investigadora Responsável, o projecto de investigação ‘Atrás da Câmara: Práticas de Visualidade e Mobilidade no Filme Turístico Português’ (EXPL/IVC-ANT/1706/2013), em parceria com o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Entre Janeiro de 2014 e Dezembro de 2018 desenvolveu o Projeto Investigador FCT ‘Exploring tourist and filmmaking practices through Portuguese non-fiction film: from the early travelogue to the tourism promotional film (1910-1980)’ (IF/00313/2013). Sampaio é Doutora em estudos culturais pela Universidade de Lisboa (2008) e Mestre em estudos anglo-americanos pela Universidade do Porto (1997), com experiência docente no ensino superior (1995-2004). Foi doutoranda associada da Universidade de Londres, em Goldsmiths College (2005), e investigadora visitante no Departamento de Média e Estudos Culturais da Universidade da Califórnia Riverside, nos Estados Unidos (2011), e no Departamento de Teoria dels Llenguatges i Ciències de la Comunicació da Universidade de Valencia, em Espanha (2017). Entre Fevereiro e Agosto de 2019, foi Pesquisadora Visitante no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, onde realizou uma pesquisa sobre os filmes de Amélia Borges Rodrigues (1902-1945), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Ref. 402850/2018-1). Os seus interesses de investigação situam-se no campo dos estudos dos média, a história do cinema, e a antropologia, incidindo sobre a história do filme de viagem e promoção turística em Portugal (1896-1980); as práticas de produção de cinema em Portugal; os arquivos de imagens em movimento; os filmes de arquivo de não-ficção (cine-jornal, documentário institucional, filme etnográfico, filme de família); e a arqueologia dos média. A sua investigação combina análise documental (texto e imagens) e trabalho etnográfico e de arquivo (incluindo observação e entrevistas). Desde Maio de 2020, é coordenadora editorial da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.
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