Ciência-IUL    Autores    Sónia Apolinário    Currículo
Resumo CV

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – IUL (2017) com a tese “O Esperanto em Portugal. Língua Internacional e Movimentos Sociais”. Investigadora Associada do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e Investigadora Associada do Observatório Português das Atividades Culturais. Licenciada em Sociologia (1999) e Mestre em Museologia: Conteúdos Expositivos (2012), cuja dissertação foi integrada no projeto FCT “MOSCA – Movimento Social Crítico e Alternativo”. Fora das ciências sociais, realizou um curso de História de Arte na Academia Nacional de Belas Artes (1992-1993).   
O percurso profissional inclui funções na Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e no Observatório das Ciências e das Tecnologias (duas entidades do Ministério da Ciência e da Tecnologia) e no Gabinete de Gestão Curricular do ISCTE-IUL. Em 2018 e 2019 foi membro dos júris das provas de aptidão coordenadas pelo ICS - Universidade de Lisboa (temas culturais, sociais ou económicos) para acesso aos cursos de magistratura do Centro de Estudos Judiciários (Ministério da Justiça). Em 2019, colaborou com o ICS – Universidade de Lisboa, na área das relações laborais, no projeto europeu DIRESOC – Digitalisation and Restructuring: Which Social Dialogue?. No OPAC integrou o projecto Estudo de Públicos da Exposição Loulé. Territórios. Memórias. Identidades que decorreu no Museu Nacional de Arqueologia (junho de 2019 a janeiro de 2020). 
Desde Junho de 2020 é investigadora de pós-doutoramento no projeto UNCHARTED - Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2024), financiado pela Comissão Europeia, sob a orientação geral do Professor Arturo Rodríguez Morató, da Universitat de Barcelona.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade de Lisboa - Instituto de Ciencias Sociais
Portugal - Lisboa
Curso Livre Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador com Recurso a MAXQDA 2019
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Escola de Sociologia e Políticas Puúblicas - Portugal - Lisboa
Doutoramento Sociologia 2016
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
História - Portugal - Lisboa
Mestrado Museologia: Conteúdos Expositivos 2012
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Sociologia - Portugal - Lisboa
Licenciatura Sociologia 1999
Áreas de Investigação
Línguas Planeadas; Movimentos Sociais; Museologia; Estudos de Públicos
Sociologia Ciências Sociais