Análise
-
Gerador
Em Portugal, é comum os colégios privados instituírem o uso obrigatório de uniformes escolares. Os fabricantes atestam que, nas duas últimas décadas, cada vez mais instituições optam pelo uso de uniforme e, apesar da tendência contemporânea de adotar vestuário unissexo, as mais conservadoras continuam a implementar regras rígidas e a traçar distinções entre o fardamento masculino e feminino. Mas por que razão se usam uniformes? E porque são estabelecidas diferenças de género?
A investigadora Thais França, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), argumenta que o uso de uniforme escolar não deve ser visto de forma unidimensional.
Análise
-
Setenta e Quatro
A pandemia expôs o racismo contra os estudantes internacionais
O poder político e económico encarou durante muitos anos os estudantes internacionais como “bons” e desejáveis imigrantes. Já não é assim. Hoje têm de trabalhar para pagarem os seus estudos e vida em Portugal. São alvo de racismo e xenofobia nas aulas e nos locais de trabalho
Notícia
-
CIES-IUL
Imigração para Portugal: Brasileiros
Imigração para Portugal: Brasileiros trocam Lisboa por interior em busca de menor custo de vida
Custo de moradia em em Lisboa tem levado imigrantes a buscar cidades menores em Portugal
Notícia
-
CIES-IUL
"Precisamos de mães humanas, não perfeitas"
A mãe perfeita é inexistente, mas a procura para atingir esse patamar é real — e pode machucar. Quais são os silêncios em volta da maternidade?
Análise
-
CIES-IUL
Os novos vistos para Portugal que têm atraído brasileiros
Procura de trabalho em Portugal e para 'nômade digital' atraem brasileiros que não se enquadravam em outras modalidades
Artigo
-
Negócios
Vivianne e Carlos não querem voltar para o Brasil
Vivianne e Carlos Eduardo são dois dos cerca de 250 mil brasileiros que compõem a maior comunidade estrangeira residente em Portugal.
Artigo
-
Público
Estudantes brasileiros dão lugar de destaque a Portugal na OCDE
Estudantes internacionais oriundos de países desfavorecidos têm maior peso em Portugal do que a média da OCDE, destaca relatório Education at a Glance 2021
Artigo
-
Notícias Magazine
Um Brasil que se entranha cada vez mais em Portugal
Há tapioca e pão de queijo nos supermercados, pululam os restaurantes típicos do país do Cristo Redentor, ouve-se funk e sertanejo nas rádios e nos bares, dança-se samba, a estética conquista terreno e o sotaque ritmado está em todos os recantos.
Artigo
-
Diário de Notícias
Brasil é o país onde o futuro nunca chega
Quatro emigrantes brasileiros falam da "desesperança" que se vive no seu país...
Notícia
-
Diário de Notícias
Investigadora do ISCTE nega que haja um sentimento xenófobo generalizado em Portugal contra os brasileiros, mas admite que os episódios têm aumentado. Thaís França lamenta ainda que o país não discuta abertamente o racismo e a xenofobia.
Notícia
-
Público
Movimentos anti-imigração em Portugal estão “cada vez mais organizados”
Estudo conclui que grupos anti-imigração ocupam cada vez mais espaço, não só nos movimentos sociais, mas também na política
Notícia
-
Expresso
Autoridades preocupadas com aumento de grupos anti-imigração
São “algumas dezenas”, crescem no Telegram e WhatsApp e ganham visibilidade e radicalismo nas redes. Estudo do Iscte traça-lhes o perfil.
Entrevista
-
CNN
Grupos anti-imigração em crescimento na UE
Análise de Thaís França, investigadora do ISCTE sobre grupos anti-imigração na Europa e Portugal.
Entrevista
-
TVI
Thais França, professora e investigadora do ISCTE, aborda as conclusões de um estudo que realizou sobre grupos anti-imigração, a sua diversidade, as "pessoas normais" que encontrou e as suas preocupações com a perda de identidade do país ou o aumento da violência.
Opinião
-
Le Monde Diplomatique
Não importar problemas, não os ignorar | Movimentos anti-imigração em Portugal: o perigo da invisibilidade
Como se insere Portugal no mapa dos movimentos anti-imigração europeus? Um diagnóstico menos preocupante doque noutros países permite desvalorizar os episódios e discursos de racismo e de xenofobia, que crescem com as crisessucessivas, e os mitos historicamente persistentes... Artigo de Thaís França
Análise
-
Visão
A onda de ódio contra os brasileiros em Portugal
O discurso de ódio online rompeu limites. Os casos de violência na vida real multiplicam-se. Na comunidade brasileira já há quem confesse “não se sentir totalmente seguro a viver” no País. A direita radical insiste no discurso anti-imigração. A xenofobia é o novo normal em Portugal?
Notícia
-
Antena 1
Portugal também tem movimentos anti-imigração, embora não com tanta força como noutros países, como Itália, revela um estudo do Iscte apresentado esta quarta-feira.
Análise
-
Notícias Magazine
2024 Abril faz 50 anos e a democracia nunca precisou tanto de ser nutrida
O ano em que se perfaz meio século da Revolução dos Cravos será, tudo indica, aquele em que a direita mais extremista baterá recordes nas urnas.
Análise
-
Visão
Em novembro passado foram apresentados os resultados do projeto de estudo Mapping out: Portugal on the european anti-immigrant movements map (Mapeamento: Portugal no mapa dos movimentos anti-imigração europeus), a cargo de uma equipa do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE (CIES-ISCTE) e coordenado pela socióloga brasileira Thaís França, doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.
Podcast
-
Iscte
Thais França é Investigadora integrada do CIE-Iscte do ISCTE. Sua prática académica é feminista, anti racista e descolonial. Possui doutoramento pela Universidade de Coimbra, onde escreveu sua tese sobre imigração de mulheres brasileiras para Portugal. Trabalha sobretudo com temas ligados à migração, género, raça/racismos
Notícia
-
Sábado
A socióloga e investigadora Thais França acredita que existe em Portugal um sentimento anti-imigração "latente". Manifestação prevista para 3 de fevereiro foi proibida pela CML, mas organizadores convocaram "ação de protesto".
Opinião
-
Iscte
Os diversos casos de racismo e xenofobia constantemente divulgados não significam que Portugal se tornou, da noite para o dia, um país racista e xenófobo. O novo agora é o avanço dos debates sobre racismo e xenofobia no Brasil e em Portugal.
Artigo de Thaís França.
Podcast
-
Iscte
Episódio de Aula Divergente - Aula Divergente is a podcast in Spanish that explores current issues in education across Latin America. Hosted by Daniela Hernández Silva and Carlos Navia Canales, the show uses a mini-series format where a collection of episodes focus on a single topic...Educación Migrante Episodio 7 - Podcast
Com participação de Thais França
Análise
-
RTP
A investigadora em migrações Thais França considera que o resultado das últimas eleições legislativas em Portugal, com uma vitória da direita e o crescimento do Chega, mostrou que o tema deixou de ser consensual.
Artigo
-
Jornal Económico
Para a investigadora do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, “ficou claro que o consenso político que existia em Portugal sobre a imigração é um problema que não foi quebrado”. Declarações de Thaís França.
Análise
-
Gerador
As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade (bem ou mal) conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos que passam pelo ensino superior. Os especialistas entrevistados pelo Gerador indicam que não se trata de um problema gerado por indivíduos problemáticos ou pelas idiossincrasias de algumas instituições. Trata-se, sim, de um problema transversal, presente em universidades e politécnicos, em instituições públicas e privadas, em centros de investigação e nos espaços que os rodeiam. Comentários de Thaís França.
Notícia
-
Iscte
Brasileiros em Portugal: presença incómoda?
Sentimento anti-imigração cresce em meio a uma contínua chegada de brasileiros ao país europeu.
Entrevista
-
Observador
A investigadora em migrações Thais França defende que os ataques racistas no Porto não são um caso isolado e expõem um problema nas políticas de Portugal para a integração de imigrantes.
Análise
-
Diário de Notícias
A Reconquista e o 1143 já saíram da bolha online e estão nas ruas. Fizeram campanha ao Chega e celebraram o resultado. Agora, trabalham para a radicalização das leis, especialmente a “remigração” - uma maneira soft de chamar a deportação em massa. O discurso já é difundido pela juventude do partido.
Artigo
-
Diário de Notícias
Portugal tem "um problema" nas "políticas de integração"
Investigadora Thais França diz que os decisores políticos têm de "reconhecer que há um problema" e que a forma como a 'sociedade portuguesa vê a imigração não é pacífica
Análise
-
Iscte
O escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres documentou que na América Latina, entre 2020 e 2022, pelo menos 190 milhões de pessoas foram afetadas por 1.534 desastres relacionados com as alterações climáticas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a região pode enfrentar a perda de 2,5 milhões de empregos até 2030 devido a ondas de calor. Além disso, o Banco Mundial projeta que, até 2050, os danos econômicos infligidos pelas mudanças climáticas nos países latino-americanos podem chegar a incríveis US$ 100 bilhões anualmente.
Artigo
-
CIES-IUL
De onde vem o estereótipo das mulheres brasileiras em Portugal? Artigo de Thaís França
Notícia
-
Media Capital Rádios
Especialistas em migrações preocupados com aumento dos controlos fronteiriços.
Especialistas em migrações reunidos esta semana em Lisboa para um encontro internacional mostraram-se preocupados com o aumento dos nacionalismos e populismos, que conduzem a uma visão securitária das fronteiras. A "migração tem passado por um processo de politização e também de polarização", particularmente no continente europeu, afirmou Thais França, investigadora do Iscte, que acolhe a XXI Conferência Anual da Imiscoe (International Migration Research Network, na sigla inglesa).
Notícia
-
Lusa
A "migração tem passado por um processo de politização e também de polarização", particularmente no continente europeu, afirmou a brasileira Thais França, investigadora do ISCTE.
Artigo
-
CIES - Iscte
Driven Back
Low salaries, unemployment and discrimination fuel "reverse immigration"for Brasilian women in Portugal. With Tais França.
Podcast
-
Iscte
In this podcast, Rúna Vigdís Guðmarsdóttir, senior adviser in the Education and Culture Division and the Director of the National Agency of Erasmus+ in Iceland, and Thais França, Researcher at the Center for Research and Studies in Sociology (CIES-Iscte) at the Lisbon University Institute (Iscte-IUL), Portugal have a discussion about the inclusion of LGBTQIA+ students in international student mobility.
Podcast
-
Iscte
Most, if not all, mobility programmes place emphasis on inclusion and diversity and strive to reach students from all backgrounds. Despite this focus, it seems that limited attention has been paid to LGBTQIA+ students across both research and practical work on equal opportunities for international student mobility.
Thaís França @ blog European Association for International Education