Resumo CV

Sou investigador no Centro de Estudos e Investigação em Sociologia do Iscte desde 2020 e Professor Assistente Convidado no Departamento de Economia Política (desde 2021) e na Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (desde 2024). Doutorei-me em Sociologia pela Universidade de Cambridge (2019). A minha tese recebeu o Prémio de Melhor Dissertação da Associação Portuguesa de Ciência Política (2022) e foi publicada pela Amsterdam University Press com o título Contesting Austerity: Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2022), distinguido com o Prémio João Ferreira de Almeida (2024). Fui investigador na Scuola Normale Superiore, em Florença (2019–2020), realizei estadias académicas na Universidade Carlos III de Madrid (2015–2016, 2023), na Scuola Normale Superiore (2016), na Universidade de York (2022) e na Universidade de Florença (2024) e, em 2023, fui Professor Visitante FLAD na Universidade de Brown.

A minha investigação centra-se na ação coletiva e na política contemporânea, em particular nos movimentos sociais, nos partidos políticos e nas suas interações. No meu livro Contesting Austerity e no artigo publicado em European Societies (2025), examinei como processos de backstage partyisation moldaram as relações entre partidos e movimentos durante a austeridade em Portugal e Espanha. Analiso os processos através dos quais a contestação política emerge, se difunde e se institucionaliza, explorando tanto a dimensão pública dos protestos como a sua articulação com partidos e instituições. Tenho estudado também dinâmicas transnacionais e mobilizações em torno da habitação, da ação climática e da austeridade. Metodologicamente, mobilizo diferentes abordagens qualitativas e quantitativas, da análise sistemática de eventos de protesto a métodos comparativos e estudos de caso, bem como recorro a métodos computacionais para recolha de dados em larga escala. Tenho ainda desenvolvido propostas inovadoras que dão continuidade metodológica à ideia de backstage ao expandir o estudo da contestação para incluir diversas formas de envolvimento e interação entre atores coletivos.

Entre 2022 e 2025 fui co-chair da Research Network on Social Movements do Council of European Studies e coorganizei várias conferências internacionais. 

Participo ainda em debates públicos e intervenho regularmente nos media. Os meus comentários e análises têm sido publicados em Le Monde Diplomatique (Portugal), Expresso, Público, ECO, Le Soir (Bélgica), bem como em plataformas internacionais como o ECPR The Loop e o LSE EUROPP.

Os meus trabalhos têm saído em revistas como European Societies, Environmental Science & Policy, Housing Studies, Review of African Political Economy, Social Movement Studies, Environmental Sociology e Religion, State & Society. Contribuí também para o Oxford Handbook of Climate Action (2025) e para o Handbook of Research Methods and Applications for Social Movements (2024).

Pode encontrar mais sobre o meu trabalho aqui.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade de Cambridge
Reino Unido
Doutoramento Sociologia 2019
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Portugal - Lisboa
Mestrado Sociologia 2009 - 2011
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Portugal - Lisboa
Licenciatura Sociologia 2006 - 2009
Áreas de Investigação
Movimentos Sociais
Classes Sociais
Participação Política
Partidos Politicos
Estudos Urbanos
Sociologia Ciências Sociais
Sociologia Ciências Sociais
Ciências Políticas Ciências Sociais