Ciência-IUL    Autores    Tiago Correia    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Inovações tecnológicas em gestão do cuidado hospitalar: impactos da Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) na micropolítica de um hospital de referência do SUS no município de São Paulo
Informação do Projeto
2019-09-01
2021-08-31
Parceiros do Projeto
Contributos para a análise sociológica das políticas e sistemas de saúde: o cruzamento entre epistemologia, políticas públicas, teorias organizacionais e profissionais
Pretende-se aprofundar o conhecimento sociológico e a sua disseminação na temática das políticas e sistemas de saúde através dum enfoque que cruza a epistemologia, as políticas públicas e as teorias organizacionais e profissionais. Os objetivos de investigação prendem-se com a análise compreensiva e comparativa de políticas de saúde; análise de modos de organização e processos de trabalho em saúde; e análise de formas de conhecimento em saúde. A concretização destes objetivos é assegurada pela inserção do investigador em diversas redes e projetos de investigação nacionais e internacionais. Estes objetivos serão assegurados por um conjunto vasto de indicadores de produção que inclui publicações e participações em eventos científicos, procura de fontes alternativas de financiamento, atividades de extensão académica e transferência de conhecimento, enriquecimento pedagógico nestas áreas temáticas e orientações. 
Informação do Projeto
2018-11-01
2019-08-31
Parceiros do Projeto
Recursos Humanos em Saúde – Relatório Primavera 2018 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde
O projeto analisa os recursos humanos em saúde em Portugal. O seu objetivo é propor a operacionalização da matriz analítica Disponibilidade-Acessibilidade-Aceitabilidade-Qualidade da força de trabalho e realizar a primeira revisão sistemática da literatura (académica e literatura cinzenta) sobre o tema em Portugal. Este projeto insere-se na encomenda do OPSS (Observatório Português dos Sistemas de Saúde) para a elaboração de um capítulo no Relatório Primavera 2018.
Informação do Projeto
2017-10-01
2018-06-30
Parceiros do Projeto
Arranjos tecnológicos de gestão do cuidado em um Hospital de Pronto Socorro
Informação do Projeto
2016-12-01
2018-12-01
Parceiros do Projeto
O sistema de saúde português no contexto da troika - a experiência dos médicos
Informação do Projeto
2014-01-06
2015-01-06
Parceiros do Projeto
Towards new patterns of governance arrangements in healthcare? Taking Portugal as a case study on state, medicine and market
This project addresses questions on the complexity of new governance arrangements in healthcare. Building on existing studies, this broader discussion is drawn from Portugal by taking advantage of the context resulting from the 2011 bailout. The mandatory conditions accorded not only challenge the scientific debate on governance, but also provide one of the best environments in Europe to assess the range and limits for state-based forms of regulation over self-regulated spheres, as the medical profession and the profit-making sector. Another key-element is the in-depth insight into the defining principle of the profit-making sector, state and medical profession interests. Basically, how can we define the narrative that stands for professionalism, capitalism and state-oriented policies and how do they relate to each other? The analysis departs from the drug sector, the most expensive for public investment and the one that places in a closest position healthcare access, medical decision and for-profit interests.  
Informação do Projeto
2013-02-01
2018-10-31
Parceiros do Projeto
SER - A Saúde em Rede
Este projeto de investigação, teve como objetivo central compreender os principais traços que caracterizam as Tecnologias da Informação e Comunicação, no campo da saúde em Portugal, a sua utilização, as suas potencialidades e os desafios que colocam à Sociedade Portuguesa. Tendo como ponto de partida o estudo SEI - A Saúde na Era da Informação, terminado em 2007 e cujas conclusões se baseiam em dados recolhidos em 2006, pretendeu-se não só atualizar os dados recolhidos nessa pesquisa, como também aprofundar outras perspetivas não tratadas nesse estudo. Perspetivas como o envelhecimento da população portuguesa e a infoexclusão, assim como, as suas consequências do ponto de vista do acesso à prestação de cuidados de saúde, tiveram um tratamento mais focalizado, neste projeto. Sinteticamente, o Projeto SER visou contribuir para uma melhor compreensão dos principais desafios que se colocam à sociedade portuguesa, em resultado da progressiva e global implementação dos sistemas de informação na área da saúde e da divulgação e proliferação da informação sobre saúde, disponível em novos instrumentos de comunicação, ponderando as suas potencialidades, riscos, limitações, consequências e respetivos impactos nas políticas de saúde.
Informação do Projeto
2010-09-01
2013-08-31
Parceiros do Projeto
Os professores do ensino público e associativismo docente em Portugal: a reconstrução de identidades e discursos
O objecto deste projecto incide sobre as identidades e discursos profissionais dos professores em Portugal. Propõe-se investigar a reconstrução das identidades e dos discursos dos professores face às transformações nos contextos do sistema público de ensino.
Informação do Projeto
2010-02-15
2013-02-14
Parceiros do Projeto
Mudança Organizacional e Relações do Emprego na Administração Pública em Portugal: o papel dos sindicatos e dos trabalhadores
Propõe-se estudar as formas de colaboração e de resistência dos funcionários públicos e dos seus sindicatos às mudanças no âmbito da Reforma da Administração Pública em Portugal. Tratam-se de medidas cujo objectivo é melhorar a produtividade e a eficiência do emprego público. Tal como noutros países da Europa confrontados com défices públicos excessivos, tenta-se restringir o emprego e os custos salariais na função pública. Com o mesmo fim, procura-se mudar as relações do emprego e a gestão do trabalho na função pública como alavanca de uma estratégia de desburocratização.  Investigar o papel dos trabalhadores e dos sindicatos na Reforma da Administração Pública é necessária devido ao paradoxo implicado pelo objectivo de reduzir os custos suportados pelo Estado no contexto do aumento da procura dos serviços públicos: como reduzir efectivos e aumentar a produtividade do sector público e melhorar a qualidade dos serviços sem desmotivar os recursos humanos?
Informação do Projeto
2005-08-01
2009-03-15
Parceiros do Projeto