Ciência-IUL    Autores    Tito Damião Albernaz    Currículo
Tito Damião Albernaz
(Ext. )
Gabinete D4.26
Resumo CV

Docente da UC Empreendedorismo no Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral da ISCTE-IUL Business School.em licenciaturas e mestrados

 

Docente no IPPS-IUL | Seminário em Metodologias de Avaliação de Impactos e Seminário de Gestão de Parcerias, Redes e Stakeholders nas OES.

Coordenador de Incubação e da Incubadora Labs Lisboa no Audax-ISCTE

 

Presidente na ACAF Portugal - Comunidades de Valor Partilhado.

 

 

Foi Investigador em Sociologia no SOCINOVA – UNL/FCSH e co-fundador da Númena, Centro de investigação independente, focal point do Observatório Europeu do Racismo e Xenofobia e colaborou no IEFP na primeira geração das Empresas de Inserção.

 

Foi Chefe de Gabinete no Parlamento Europeu (1999 a 2004) responsável por áreas de legislação laboral e de decisão, como a Estratégia de Lisboa, Biotecnologia, Proteção da Gravidez e a Agência de Segurança Marítima.

 

Foi consultor de planeamento para o Ministério da Justiça (2004 a 2007) nas reformas do sistema judicial, mapa judiciário e o novo processo civil. Deu apoio à decisão no sistema estatístico e de tramitação digital da Justiça, com a ACCENTURE e a DELOITTE. Foi consultor independente no sector privado em estudos de apoio à decisão para planeamento urbano.

 

Liderou na SDO Consultores em 2008, o projeto de formação em planeamento estratégico e em avaliação de desempenho (SIADAP) para todos os altos dirigentes do Ministério da Administração Interna.

 

Desenvolveu na SCML entre 2009 e 2012, o novo Dep. de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) onde foi responsável pela criação e gestão de programas de empreendedorismo social e de empregabilidade, onde foi co-criador de parcerias nacionais e internacionais do sector, a aliança estratégica SCML/ASHOKA e vencedor do Prémio IADE – INVEST INSTITUCIONAL de 2011/2 pelo Projeto Tradição - Engraxadores. Em 2016 foi convidado para liderar o grupo de trabalho responsável pelo principal estudo de apoio à decisão sobre a modernização do sistema de avaliação de desempenho (SGAD) da SCML.

 

Entre 2012 e 2016 foi gestor, formador e mentor de projetos e programas de empreendedorismo no Audax-ISCTE; Diretor Executivo da ACAF – Associação das Comunidades Autofinanciadas (Comunidades de Valor Partilhado); e ainda Business Developer e Consultor de Avaliação de Impacto Social na STONE SOUP Consulting.

 

Foi consultor, formador externo e independente de Avaliação de Impacto Social com estudos realizados desde 2001, nomeadamente para a Presidência Portuguesa do Conselho Europeu, para projetos do Programa Cidadania Ativa das EEA grants/Fundação Calouste Gulbenkian, para a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, para a NSIS - Associação de Estudos Estratégicos e Internacionais, CM de Oeiras, FEC - Fundação Fé e Cooperação, entre outras.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Portugal - Lisboa
Pós-graduação Ciências do Trabalho e Relações Laborais 2005 - 2006
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Portugal - Lisboa
Pós-graduação Sociologia e Economia Históricas 1997 - 1999
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Portugal - Lisboa
Licenciatura Sociologia 1992 - 1997