Ciência-IUL    Autores    Vitor Ferreira    Currículo
Vitor Ferreira
Professor Associado Convidado Departamento de Economia (IBS)
(Ext. )
Gabinete D5.12
Resumo CV

Vítor Hugo Santos Ferreira, recebeu o seu PhD em 2010, pela Universidade de Lisboa (ISEG) em Empreendedorismo e Inovação, com foco na dinâmica de inovação regional e “catching-up”. É Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, pela Universidade de Lisboa (ISEG) (2006) tendo desenvolvido a sua tese de mestrado sobre o “Sector dos moldes em Portugal Vs China: Estratégias, Competências e Inovação”.

É professor do Instituto Politécnico de Leiria desde 2002, onde leciona as UCs de Estratégia Avançada, Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Gestão do Conhecimento, Mercados de Jogos e Multimédia.  Entre 2012 e 2014 foi Coordenador do Mestrado de Controlo de Gestão e é membro da comissão científica do International Business Master do IPLeiria desde 2014. Ao longo dos anos colaborou com algumas escolas de negócios europeias na Finlândia, Holanda, Hungria e França e é professor convidado na Universidade de Feevale e na Coimbra Business School. Já supervisionou mais de 20 projetos empreendedores e orientou 30 dissertações de Mestrado nas áreas de Estratégia, Inovação, Negócios Internacionais e Gestão do Conhecimento.  Foi responsável pela criação do prémio “engenharia empreendedora”. É formador na área de empreendedorismo nos programas ligados ao Poliempreende. Desde 2013 tem desenvolvido extenso trabalho no Apoio ao setor empresarial, no estudo de fenómenos de empreendedorismo e na realização de projetos de investimento ensino superior/indústria (QREN, P2020, Programa Quadro). É investigador e membro do conselho científico do Centro Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), unidade de investigação do IPLeiria. Foi corresponsável por vários estudos importantes, como a “comparação da indústria de moldes Portuguesa com a Chinesa”, a “Avaliação das necessidades de educação da Região de Leria”, “a avaliação de uma indústria baseada no hidrogênio na África do Sul” e “Região do Pinhal Interior como Sistema de inovação”. É autor de muitos trabalhos científicos publicados, Chair da GBATA (Global Business and Technology Association) e da European Conference on Knowledege Management  e revisor em muitas conferências e diferentes revistas. 

Tem trabalhado como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação para muitas empresas associações Empresariais (Nerlei, Aciso, Airo), onde também trabalhou como formador para empresários e executivos. Foi sócio-fundador da start-up Look an Go.

Desde 2013 é Diretor Executivo da D.Dinis Business School, responsável pela Gestão e estratégia desta entidade. É responsável científico e docente dos cursos de Empreendedorismo, pela Pós-graduação de Gestão da Inovação, pelo Programa Geral de Gestão (em parceria com o ISCTE), pelo Mini-MBA e pelo curso de Gestão para PMEs. É cronista convidado do “Jornal de Leiria” e da revista “o Molde”. É sócio fundador da associação de Inovação Eurafitar e sócio fundador da aceleradora StartUp Leiria.

Foi conferencista convidado em mais de 20 eventos nos últimos 3 anos e organizador de várias conferências nacionais e internacionais.

Áreas de Investigação
Inovação
Direitos de Propriedade Intelectual
Gestão do Conhecimento