Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Capítulo de livro
Título Livro
Redes e parcerias em territórios e municípios: Mediação intercultural e intervenção social
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Propósito: Este capítulo investiga a ampliação de processos inovadores dos serviços ecossistémicos utilizando a Lógica Dominante do Serviço (LDS). O estudo identifica as principais barreiras e impulsionadores sociais, económicos e ambientais na Região de Leiria e Oeste de Portugal (RLOP). Com base nos resultados, um quadro conceptual inovador identifica projetos-piloto para promover o desenvolvimento regional. A concepção e ampliação dos projetos-piloto para melhorar as dimensões socioeconómicas dos municípios será determinada pelo seu impacto, adaptação local, alinhamento de recursos e razoabilidade do seu valor.
Design/metodologia/abordagem: A metodologia indutiva escolhida foi responsável pela identificação de factores críticos que possibilitam o design e ampliação de projetos-piloto inovadores nos 24 municípios na RLOP. Esta abordagem, baseada no Design Thinking (DT), considerou observações de campo, revisões de literatura e discussões/grupos focais. Também foram realizados inquéritos para determinar as percepções dos grupos-alvo sobre oportunidades, ameaças, pontos fortes e fraquezas. A complementar a investigação, consultaram-se relatórios e outro material de arquivo, cujos dados foram triangulados para todos os municípios da RLOP. O presente trabalho envolveu vários investigadores que recolheram, codificaram e analisaram os dados.
Resultados: Foi possível obter-se uma conceptualização alargada da inovação nos serviços ecossistémicos com base num quadro com os seguintes quatro impulsionadores principais: (I) Criação de uma proposta de valor através do Design de Projetos Socioeconómicos Inovadores (DPSI), (ii) Reconhecimento e adaptação do DPSI aos contextos locais, (iii) Adaptação de recursos e formas de colaboração entre actores, e (iv) Percepção da razoabilidade dos DPSI para a RLOP tendo sempre presente que o êxito deste estudo será alcançado através dos DPSI que visam a melhoria das dimensões socioeconómicas dos 24 municípios da RLOP.
Agradecimentos/Acknowledgements
Financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto "UIDB/04647/2020" do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave
Serviços ecossistémicos,Lógica dominante do serviço,Design thinking,Leiria - IPLeiria
Classificação Fields of Science and Technology
- Outras Engenharias e Tecnologias - Engenharia e Tecnologia
- Economia e Gestão - Ciências Sociais
- Sociologia - Ciências Sociais
- Geografia Económica e Social - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UIDB/04647/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.