Scientific journal paper Q3
Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Sofia Leal (Leal, S.);
Journal Title
Análise Social
Year (definitive publication)
2005
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 14

(Last checked: 2025-12-13 17:03)

View record in Scopus


: 4.1
Google Scholar

Times Cited: 97

(Last checked: 2025-12-11 02:16)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Acknowledgements
--
Keywords
Multiculturalismo; Imigrantes africanos; Rendimento escolar; Aproveitamento escolar; Desigualdades sociais; Ensino
  • Sociology - Social Sciences
  • Political Science - Social Sciences