Artigo em revista científica Q3
Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Sofia Leal (Leal, S.);
Título Revista
Análise Social
Ano
2005
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 7

(Última verificação: 2019-08-16 14:45)

Ver o registo na Scopus

Abstract/Resumo
Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Multiculturalismo; Imigrantes africanos; Rendimento escolar; Aproveitamento escolar; Desigualdades sociais; Ensino
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais